semlic2017

XIV Semana de Licenciatura

V Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

III Encontro de Egressos do Mestrado

II Encontro de Egressos da Licenciatura

 25 a 30 de setembro de 2017

Local: Unidades Flamboyant e Riachuelo

Reformas Educacionais: Pontos e Contrapontos

A Semana de Licenciatura e o Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática ocorrem anualmente no calendário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Jataí. A Semana da Licenciatura está em sua décima quarta edição e, se constituiu, ao longo dos anos, um ambiente de debates sobre a formação inicial e continuada de professores de Ciências e Matemática e, também, sobre a educação no Brasil e no Estado de Goiás. Neste ano, a Semana de Licenciatura ocorrerá no período de 25 a 30 de setembro, e terá como tema as reformas educacionais brasileiras, com destaque para a reforma do ensino médio, a base nacional comum curricular e as novas diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores em nível superior (cursos de licenciatura).

Em virtude da atualidade e da relevância do tema para a formação de cidadãos capacitados para participar do processo democrático de tomada de decisão, o IFG promoverá, neste evento, diversas atividades como palestra, mesa redonda, minicurso e oficina voltadas para a discussão das recentes reformas educacionais brasileiras

O público-alvo é composto pelos servidores e discentes da Educação Básica, da graduação e da pós-graduação do próprio IFG, bem como os de instituições de ensino do município e região.

Os encontros de egressos do curso de Licenciatura e do curso de Mestrado são duas das atividades da Semana de Licenciatura que ocorrem com o objetivo de promover a troca de experiências entre os egressos dos referidos cursos e de permitir o conhecimento, a avaliação, o monitoramento e o acompanhamento da Licenciatura e do Mestrado, a partir da visão de seus egressos. O Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática objetiva permitir o debate sobre temas atuais da pesquisa na área entre alunos e docentes do Programa de pós-graduação, bem como o intercâmbio com outros pesquisadores brasileiros.

Licenciatura em Física

O curso de Licenciatura em Física do IFG-Câmpus Jataí, implantado em 2001, foi o segundo curso de licenciatura proposto pela Rede Federal de Educação Profissional. O curso tem como meta formar docentes capacitados para atuarem na educação básica e superior.
Objetivos: Formar professores com grande conhecimento na área de Física e capacidade para interagir com outras áreas do conhecimento, que possam contribuir com a formação de sujeitos capazes de interpretar fatos, fenômenos e processos naturais, atuando e dimensionando a interação do ser humano com a natureza.

Perfil do egresso: O(a) licenciado(a) deverá ser capaz de desenvolver um ensino de qualidade, visando a um processo de ensino e aprendizagem crítico e científico,  de confeccionar seu próprio material didático; de estimular os alunos a trabalharem os conteúdos em função dos seus interesses e de pensar novas formas de avaliação. Além disso, esse(a) professor(a) deverá ser capaz de estabelecer relações entre ciência e desenvolvimento tecnológico, de modo a contribuir para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, para o exercício da cidadania.

Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

A nível de pós-graduação, o IFG – Câmpus Jataí oferece atualmente um curso de mestrado profissional stricto sensu, na área de educação para Ciências e Matemática. Portanto, a instituição cumpre seu papel com a formação inicial e continuada de professores(as) na região do sudoeste goiano.

Finalidade e Objetivos: O programa stricto sensu de Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG oferece aos professores dos diversos níveis de ensino brasileiro e profissionais interessados na educação científica e matemática, capacitação em nível de mestrado, nas áreas de Biologia, Física, Química e Matemática a fim de que se tornem promotores de uma educação de maior qualidade, por meio de conhecimentos teórico-práticos sobre o ensino de ciências e Matemática. Assim, o mestre em Educação para Ciências e Matemática, deverá ser capaz de dominar conhecimentos teórico-práticos sobre o Ensino de Ciências e Matemática de modo que possa contribuir para a melhoria deste ensino, por meio do aprofundamento dos conhecimentos obtidos na graduação, da reflexão sobre a prática pedagógica e da iniciação à pesquisa educacional.