Minicursos e Oficinas 2016

Minicursos/Oficinas Oferecidos – 2016

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Detalhes dos Minicursos abaixo:
MINICURSO 1 – Terça (04/10) – 13h30min às 17h30min

MULHER: DA IDADE MÍDIA À IDADE MÉDIA

Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

Ementa: A proposta neste minicurso envolve conteúdo da filosofia, da teologia e da ciência que foram domínio exclusivo dos homens, a ausência feminina na construção desses saberes legitima a desigualdade entre mulheres e homens..

 Público alvo: Estudantes, professores/as, comunidade em geral.

Quantidade de Vagas: 30

Material Individual: Trazer uma foto (fotocópia) de uma mulher brasileira ou estrangeira, lembrada ou esquecida pela mídia ao longo dos séculos.

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MINICURSO 2 – Terça (04/10) – 13h30min às 17h30min

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DA ESSÊNCIA ÀS DIFERENTES APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS

Rita Rodrigues de Souza

Ementa: Sequência Didática. Histórico. Conceitos. Aplicações em diferentes áreas de conhecimento. Implicações para a formação docente.

Público alvo: Docentes, estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores PIBIC que tenham interesse na temática do minicurso.

Quantidade de Vagas: 20

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MINICURSO 3 – Quarta (05/10) – 13h30min às 17h30min

GUARDEM OS CELULARES! O LETRAMENTO DIGITAL E A APRENDIZAGEM MÓVEL NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM. 

Antônio Alves de Oliveira Neto e Nayara Regina Bispo Assis Freitas

Ementa: Discutir o Letramento Digital e sua imersão no contexto educacional. Partindo da perspectiva da Aprendizagem Móvel, discutir como o celular smartphone pode tornar-se aliado do professor no processo de ensino e aprendizagem, desde o uso de ferramentas nativas (câmera, GPS, calculadora e outros) a aplicativos para a educação ou de redes sociais virtuais..

Público alvo: Graduandos em licenciaturas, professores, e demais entusiastas da tecnologia na educação.

Quantidade de Vagas: 30

Material individual: Celular do tipo smartphone, lápis/caneta e papel para anotações.

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MINICURSO 4 – Quarta (05/10) – 13h30min às 17h30min 

O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA COM FOCO NA DINAMIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Elias Rafael de Sousa, Duelci Aparecido de Vaz Freitas e Ana Karine Moreira da Silva

Ementa: Introdução ao Software Geogebra; Teorema de Pitágoras; Distância entre dois pontos; Cálculo do coeficiente angular de uma reta.

Público alvo: Professores de Educação básica e alunos da graduação em matemática.

Quantidade de Vagas: 15

Material individual: Papel, lápis, borracha e caneta.

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MINICURSO 5 – Quarta (05/10) – 19h às 23h

GÊNEROS ORAIS, ESCOLARIZAÇÃO E LETRAMENTO:
O ORAL TAMBÉM SE ENSINA.

Elta Moreira da Silva

Ementa: Gêneros orais x oralidade – Distinções; Escolarização dos gêneros orais em coleções do Ensino Fundamental e Ensino Médio (com predominância deste); e outras áreas do conhecimento.; Atividades propostas pela escolarização e que tipo de letramentos são desenvolvidos por elas; As atividades propostas necessitam de modalização? Como fazê-lo?; Produção de uma sequência didática para o ensino do “Debate Regrado”.

Público alvo: Este minicurso destina-se aos professores do Ensino Fundamental (9º ano) e Médio, professores de Língua Portuguesa, estudantes do curso de Letras – Português e de outras áreas do conhecimento.

Quantidade de Vagas: 25

Material individual: Caderno para anotação,  Caneta, lápis, borracha.

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MINICURSO 6 – Quarta (05/10) – 19h às 23h CANCELADO 

COSTURA E ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA POR INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS. 

Fabiana Leal Nascimento, Benjamim Cardoso da Silva Neto e Kênia Reis de Souza

Ementa: Comprimento da circunferência; Diâmetro da circunferência; Número pi; Raio da circunferência.; Planificação de cilindros.

Público alvo: Professores e alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio Regular ou Profissional, Proeja, da Licenciatura em Matemática e intérpretes de libras.

Quantidade de Vagas: 20

Material individual: Tesoura sem ponta; Régua; Calculadora; Agulha de costura à mão; Compasso.

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OFICINA 7 – Quarta (05/10) – 19h às 23h 

O USO DO SOFTWARE CHEMWIN COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Carlos Cézar da Silva, Ana Paula Mateus Braga, Angélica Ramos da Luz e Sérgio Henrique de Almeida

Ementa: Fórmulas estruturais de moléculas orgânicas do cotidiano; Isomeria; Reações orgânicas do cotidiano.

Público alvo: Estudantes de Licenciatura e professores de Química/Ciências.

Quantidade de Vagas: 20

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MINICURSO 8 – Quinta (06/10) – 13h30min às 17h30min

TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA SALA DE AULA: PREZI, WIX, GOOGLE DRIVE, GOOGLE EARTH PRO E SOFTWARE HAGÁQUÊ

Zaqueu Henrique de Souza, Stelamara Souza Pereira e Kliver Moreira Barros

Ementa: As possibilidades de aplicação das tecnologias digitais nos processos educacionais das seguintes ferramentas: Prezi (apresentação de slides); Wix (criação de sites); Google Drive (arquivos para compartilhamento e edição em tempo real); Google Earth Pro (mapas); e Software Hagáquê (histórias em quadrinhos). Abordando-as como suporte para diversas metodologias aplicadas no desenvolvimento das aulas com enfoque na relação aluno/conteúdo e professor/conteúdo, sendo a tecnologia mediadora destas relações possibilitando aos alunos e professores a contextualização dos conteúdos.

Público alvo: Discentes e Docentes de todas as áreas do conhecimento.

 Quantidade de Vagas: 25

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MINICURSO 9 – Quinta (06/10) – 13h30min às 17h30min

ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE: LEGISLAÇÃO E SUGESTÕES METODOLÓGICAS

Janaína Aparecida Silva Bassani, Adilaine Márcia da Mota Parisotto, Daniella de Souza Bezerra, Jane Teixeira do Vale Macedo e Layanne Barbosa Pazinatto

Ementa: Este minicurso almeja discutir brevemente a problemática do ensino-aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual (D.I.) leve, especialmente no que se refere à flexibilização curricular no ensino de Ciências, além de oferecer algumas sugestões metodológicas para auxiliar no trabalho do professor em sala de aula. Para isso, será apresentada e brevemente debatida a Lei nº 13.146/2015; em seguida serão relatadas algumas experiências exitosas bem como algumas sugestões metodológicas. Este minicurso tem como público alvo professores da educação básica, graduandos e pós-graduandos, especialmente àqueles que atuam ou atuarão como professores de alunos com D.I. já que a legislação em vigor garante a inclusão deles no ensino básico.  Compreendo que a formação continuada possibilita melhores horizontes de efetivação da educação inclusiva, serão objeto de discussão no minicurso, as especificidades do aluno com D.I. no que tange à flexibilização e ao ensino-aprendizagem de ciências.

Público alvo: Professores da rede estadual e municipal de educação que atuam na educação básica, preferencialmente da área de Ciências, e discentes de graduação e de pós-graduação do instituto, bem como de outras instituições.

Quantidade de Vagas: 20

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OFICINA 10 – Sexta (07/10) – 8h às 12h

POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES E GEOMETRIA

Kliver Moreira Barros

Ementa: Funções e Geometria por meio do software matemático Geogebra.

Público alvo: Discentes e docentes de Matemática..

Quantidade de Vagas: 25

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MINICURSO 11 – Sexta (07/10) – 8h às 12h

EXPERIMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DA TABUADA GEOMÉTRICA.

Dilene Gomes de Miranda, Rosimeyre Gomes da Silva Merib

Ementa: Aritmética: multiplicação e suas propriedades; números primos; Álgebra: produtos notáveis; Geometria: figuras geométricas e áreas de quadriláteros.

Público alvo: Professores de matemática que atuam na educação básica.

 Quantidade de Vagas: 20

Material Individual: Lápis de cor e papel quadriculado (uma folha).

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MINICURSO 12 – Sexta (07/10) – 8h às 12h 

A TEORIA DA ATIVIDADE COMO REFERENCIAL PARA A PESQUISA EDUCACIONAL: FUNDAMENTOS, DESDOBRAMENTOS E UM EXEMPLO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Rodrigo Claudino Diogo

Ementa: Fundamentos da teoria da atividade de Leontiev. A estrutura da atividade. Motivos, significados, significações e objeto. Engëstrom e uma nova visão sobre a teoria da atividade. A contradição como princípio da transformação do sistema de atividade. A intervenção formativa como unidade entre pesquisa e formação. A teoria da aprendizagem expansiva. Um caso de uso da teoria da atividade na pesquisa sobre formação de professores.

Público alvo: Interessados em pesquisas na área educacional. Alunos e professores de pós-graduação.

 Quantidade de Vagas: 40

Material individual: Caneta e papel para anotações.

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MINICURSO 13 – Sexta (07/10) – 13h30min às 17h30min Cancelado

MEDICALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E DA SOCIEDADE: NOVAS PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Karine Assis Oliveira Soares, Jansle De Jesus Mendes, Joice Veridiane Schumacher, Letícia Mendes Paiva, Thassia Silva Carrijo

Ementa: Conceitos a respeito da temática: que abrangem a medicalização da sociedade moderna e que abarcam a temática do Fórum Sobre a Medicalização da Educação e da Sociedade; Reflexão acerca do uso exacerbado de medicamentos – discussão em relação às consequências biológicas, psíquicas e sociais provenientes do uso prolongado de medicamentos; Recomendações ao público – apresentação de propostas de profissionais da saúde e da educação, visando a articulação de saberes frente ao fenômeno da medicalização.

Público alvo: Alunos das licenciaturas, professores, alunos da educação básica e superior, bacharéis em psicologia e comunidade escolar.

 Quantidade de Vagas: 30

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MINICURSO 14 – Sexta (07/10) – 13h30min às 17h30min

INCLUSÃO DIGITAL NO ESTUDO DAS SECÇÕES CÔNICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA

Kelen Helena de Oliveira, Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Ementa: Pesquisas confirmam que atualmente as tecnologias da informação e comunicação estão presentes praticamente em todos os setores do contexto social. Portanto faz-se necessário que a inclusão digital no ambiente escolar aconteça de forma a contribuir com a inserção dos alunos no âmbito da realidade da sociedade contemporânea. Desse modo torna-se imprescindível a capacitação de professores para utilização apropriada de recursos tecnológicos. Neste sentido, este minicurso objetiva promover um diálogo sobre a importância da inclusão digital nas escolas e no ensino de conteúdos matemáticos, contribuir com a capacitação dos participantes na construção das secções cônicas: Parábola, Elipse e Hipérbole com a utilização do software Geogebra e investigar as propriedades básicas dessas secções..

Público alvo: Professores da Educação Básica e alunos de graduação em matemática.

Quantidade de Vagas: 10

Material individual: Caso o participante tenha notebook poderá levar o mesmo para baixar o software Geogebra e realizar as atividades no mesmo.

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