Oficina 3

Quinta-feira (06/10/2022)

POSSIBILIDADES DE USO DO TINKERCAD NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA – Vagner Lucio Paulino (18 vagas), Quinta (06/10): 19h às 20h30

O ensino remoto emergencial obrigou os docentes a adaptarem suas práticas de ensino para atender a nova realidade imposta pela pandemia do COVID-19. O computador passou a ser ferramenta indispensável às aulas, condição essa que estabeleceu novas dificuldades ao trabalho pedagógico dos professores, um novo desafio à complexa função de lecionar, contudo novas possibilidades pedagógicas surgiram, pois se por um lado a pandemia provocou a necessidade de distanciamento social, por outro ela inseriu a tecnologia no cotidiano da sala de aula. Dentre essas possibilidades, as simulações computacionais aparecem como um opção para contextualizar e aplicar conceitos teóricos da disciplina de Física. Esse tipo de ferramenta possibilita que os alunos manipulem virtualmente experimentos que normalmente não têm acesso, porque a escola não conta com laboratório de Física, ou porque são experimentos de custo elevado ou ainda porque são experimentos que apresentam riscos aos alunos. Com o fim do ensino remoto emergencial, os computadores deixaram de ser obrigatoriamente o protagonista da prática pedagógica e isso abriu possibilidades para que ele voltasse a se distanciar do cotidiano da sala de aula. Destarte, difundir práticas docentes como as simulações computacionais colaboram para que, observando a realidade de cada escola, os professores tenham repertório para utilizar os computadores para enriquecer o processo de ensino aprendizagem e oportunizar aos alunos a construção de conhecimentos a partir de práticas incomuns à sala de aula.

Público-alvo:

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Física e professores que ministram a disciplina de Física.

Número de vagas: 18

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO!!!