Minicursos e Oficinas 2019

Inscrições Abertas – Clique aqui para se inscrever

Para se inscrever no evento – Clique Aqui

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO – ENTENDENDO OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Christiano Peres Coelho

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: O objetivo do mini-curso é trazer de forma clara e objetiva esclarecimentos sobre os principais serviços ecossistêmicos nos ambientes naturais, destacando a importância desses serviços para o equilíbrio ambiental e a participação dele em nossas vidas, destacando a importância desse conhecimento para uma Educação Ambiental duradoura.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: O público alvo são alunos da educação Básica (fundamental e médio), ensino superior e comunidade de forma geral;
Toda a atividade será desenvolvida na Mata do Açude em Jataí, GO – Os participantes deverão se organizar para irem ao local por meios próprios. A saída ocorrerá a partir da Unidade Flamboyant  (2,3km do local)

Vagas: 20

MULHERES NA CIÊNCIA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS EXATAS (CANCELADO)

Viviane Morcelle, Gabrielle Freitas, Elizabeth Cristiane dos Santos

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Permitir que mulheres possam ter acesso a questões de gênero que ainda persistem na academia, onde historicamente foram invisibilizadas. Desta forma, buscamos incentivar estas mulheres a buscar meios de valorização profissional e formas de ascenção profissional no campo das ciências exatas. Além de permitir que possam debater questões pelas quais passaram e que possam compartilhar, bem como incentivar o desenvolvimento de iniciativas que visem a equidade de gênero no campo das Ciências Exatas.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Todos são benvindos a participarem do debate, mas por uma questão de exposição e lugar de fala, preferimos que só mulheres participem do mini-curso.

Vagas: CANCELADO

O FETICHISMO DA INFÂNCIA E O TRABALHO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM ENSINO INTENCIONAL E PLANEJADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Paula Ferreira Trindade,Laís Leni Oliveira Lima, Camila Carolina Alves Assis

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Analisar o papel do professor mediante um trabalho pedagógico intencional e planejado para crianças de 0 a 5 anos.
Compreender a educação infantil como um lugar de cultura elaborada para a formação humanizadora da criança.
Refletir sobre o trabalho docente e a desvalorização da educação escolar na educação infantil.”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Trabalhadores docentes de Educação Infantil e Ensino Fundamental, pesquisadores e interessados no tema.

Vagas: 15

MATEludicando NA BNCC: A MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL (CANCELADO)

Claudionor Renato da Silva

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Apresentar o MATEludicando, uma abordagem de característica inovacional em educação matemática.
Articular as bases da abordagem do MATEludicando à BNCC Ensino Fundamental de Matemática.
Organizar possíveis linhas de investigação e “testagens” de aplicação do MATEludicando, na linguagem atual da Base, voltada para o Ensino Fundamental, e portanto, lançando apoios investigativos de testagens/aplicação à formação inicial de professores em Pedagogia e Matemática.”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Formandos em Pedagogia e Matemática (Licenciatura). Professores da Rede Pública Municipal de Jataí e região.

Vagas: CANCELADO

OPERAÇÕES BÁSICAS E JOGOS MATEMÁTICOS

Hyanka Cezario de Paula, Emiliana Batista de Oliveira, Adriana Aparecida Molina Gomes

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Trabalhar as operações básica (adição, subtração, multiplicação e divisão) por meio de jogos;
Conhecer alguns jogos para “treinamento” das operações básicas;
Desenvolver habilidades com expressões numéricas mental e escrita;
Desenvolver raciocínio lógico matemático;
Trabalhar e desenvolver a cooperação entre os alunos.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: alunos das licenciaturas em pedagogia e matemática; pós-graduandos em educação, educação matemática e matemática; e, professores que ensinam matemática.

Vagas: 20

METODOLOGIAS ARTÍSTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA

Rosikelly Macedo Gonçalves Cabral, Juliana Moraes Franzão, Juliana Medeiros Dantas

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Motivar a interdisciplinaridade.
Debater sobre as possibilidades de adoção da teoria da atividade como referencial teórico e metodológico para o ensino de Física.
Promover o aprendizado através da utilização de diferentes linguagens, fontes e recursos.
Perceber que a Física está presente também na Arte e Literatura.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Interessados em pesquisas na área educacional. Alunos e professores da Licenciatura em Física e Pós-Graduação.

Vagas: 25

O FUTURE-SE E OS ATAQUES À EDUCAÇÃO

Evaldo Gonçalves Silva e Elenilson de Vargas Fortes

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Apresentar os princípios do future-se e o modelo de capitalização e precarização dos ensino técnico e superior públicos

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Estudantes de profissionais de Educação.

Vagas: 40

INTERDISCIPLINARIDADE E COMPOSTAGEM

Kenia Alves Pereira Lacerda, Alline Braga Silva, Carlos Cézar da Silva, Celso de Carvalho Braga, Laísse Silva Lemos, Marluce Silva Souza, Patrícia Tinoco Santos

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Valorar a atitude interdisciplinar e o olhar interdisciplinar na prática pedagógica;
Refletir sobre o consumo consciente;
Confeccionar um modelo de composteira alternativo;
Conhecer o método de compostagem orgânica, seus benefícios e utilização no cotidiano.”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Acadêmicos, servidores da instituição proponente do evento e comunidade em geral.

Vagas: 25

COTIDIANOS EM DANÇA: POÉTICAS URBANAS EM CENA (CANCELADO)

Roberto Rodrigues, Flávio Henrique Guimarães, Gislene Daiana Matos de Souza Montalvão, Karoline Marques de Oliveira, Lucas Diego Nava Medrado, Natalia Cardoso Nascimento

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Vivenciar uma proposta de pesquisa em dança a partir do cotidiano e dos contextos urbanos;
Experimentar coletivamente atividades e dinâmicas de pesquisa e criação em dança;
Compartilhar danças e fragmentos de criação coletivos;”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: 2.Pessoas interessada em danças e poéticas de movimento (Faixa etária: acima de 15 anos).

Vagas: CANCELADO

A DUPLA DETERMINAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM PAUTA: HUMANIZAÇÃO X ALIENAÇÃO

Camila Carolina Alves Assis, Laís Leni Oliveira Lima, Ana Paula Ferreira Trindade

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Refletir sobre o trabalho docente na sociedade do capital;
Conceituar alienação e discutir sobre trabalho alienado;
Ponderar sobre a importância do trabalho docente para a formação humana.”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Trabalhadores docentes, pesquisadores ou interessados no tema.

Vagas: 15

RÁDIO DO SÉCULO XXI: PODCAST PARA EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

James Dean Leal Rocha, Ana Paula de Souza, Rafael Clemonez De Abreu, Marco Antônio de Abreu Freitas

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Utilizar técnicas de produção de programas de áudio para divulgação científica e ferramentas educacionais.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Estudantes de graduação, pesquisadores, estudantes de pós graduação, professores do ensino básico ou superior e demais educadores.

Vagas: 20

TEATRO E MATEMÁTICA NO MESMO PALCO

Aires Francisco de Oliveira

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Oferecer aos participantes a vivência prática de jogos teatrais de diversas vertentes metodológicas, bem como a análise crítica sobre as atividades experimentadas; oferecer ao aluno a oportunidade criar cenas através da improvisação, jogos teatrais e dinâmicas de grupo, em que os sujeitos envolvidos sejam parte criativa da construção de conhecimentos de matemática relacionados ao dia a dia.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: professores e estudantes

Vagas: 20

EXPLORANDO AS RELAÇÕES ENTRE FOTOMETRIA E LUMINOSIDADE

Rosikelly Macedo Gonçalves Cabral, Juliana Moraes Franzão, Juliana Medeiros Dantas

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Debater sobre as possibilidades em adotar/relacionar os aspectos teóricos e com a prática da fotografia, alinhando o referencial teórico e metodológico para o ensino de Física com práticas docentes de ensino.
Promover o aprendizado através da utilização de diferentes linguagens, fontes e recursos, como a análise de fotografia e fotograma.
Perceber que a Física está presente tanto na história e quanto no cotidiano.”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Interessados em pesquisas na área educacional. Alunos e professores da Licenciatura em Física, Ciências e Áreas afins e Pós-Graduação.

Vagas: 25

O FUTURE-SE E OS ATAQUES À EDUCAÇÃO

Evaldo Gonçalves Silva e Elenilson de Vargas Fortes

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Apresentar os princípios do future-se e o modelo de capitalização e precarização dos ensino técnico e superior públicos

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Estudantes de profissionais de Educação.

Vagas: 40

OFICINA DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE DADOS EM INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Felippe Guimarães Maciel, Rodrigo Claudino Diogo

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Localizar e exemplificar as análises textuais utilizadas em pesquisas na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática;
Apresentar os elementos básicos da ATD: unitarização, codificação, agrupamento, categorização e metatexto;
Realizar práticas orientadas para demonstrar as possibilidades da ATD em pesquisas qualitativas.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Licenciandos, professores e pesquisadores

Vagas: 20

TECNOLOGIAS MÓVEIS E METODOLOGIAS ATIVAS

Rosemara Perpetua Lopes, Márcia Leão da Silva Pacheco

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Introduzir aos estudos sobre educação e tecnologias, priorizando as digitais e móveis, perpassando mídias, e seu potencial pedagógico na sociedade contemporânea.
Propiciar a apropriação de conceitos básicos sobre tecnologias, mídias e educação.
Possibilitar a identificação de metodologias ativas que incluem tecnologias digitais em seu design.
Problematizar a realidade da escola pública goiana para integração de tecnologias à prática ‘pedagógica, a partir de resultados de pesquisa científica sobre a infraestrutura e a formação de professores para uso de tecnologias digitais e móveis na região de Jataí, Goiás.”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Professores, em geral, e estudantes de cursos de licenciatura; demais participantes do evento.

Vagas: 30

VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Laís Leni Oliveira Lima, Taira Carvalho de Assis

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Investigar a relação entre desenvolvimento e ensino;
Debater sobre o papel do professor e do ensino na perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin;
Compreender que a produção teórica da psicologia Histórico-Cultural sustenta a defesa do ensino como elemento fundante do papel do professor

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Discentes de Pedagogia e demais cursos de Licenciatura, pesquisadores da educação e pessoas interessadas pelo tema

Vagas: 15

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: TABUADA GEOMÉTRICA PARA LIDAR COM AS ESPECIFICIDADES DA DISCALCULIA

Ewerson Tavares da Silva, Ana Paula de Souza, Gabriela Silva Lemes, Jordana de Oliveira do Amaral, Luciana Alves da Silva Costa

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Discutir sobre a importância de práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática;
Verificar os conhecimentos que estes professores possuem sobre transtornos de aprendizados;
Dialogar sobre a discalculia enquanto um transtorno de aprendizado;
Apresentar propostas de atividades que exploram a tabuada geométrica enquanto instrumento para Ensino de Matemática numa perspectiva Inclusiva.”

Público-alvo do Minicurso/Oficina: A oficina aqui proposta tem como horizonte propor reflexões e apresentar propostas de atividades que possam subsidiar a prática de Professores que ensinam matemática na Educação Básica (Professores de matemática e pedagogos), além de subsidiar a prática de professores de apoio. Dessa forma, profissionais com essa formação são o nosso público alvo.

Vagas: 30

A ROBÓTICA LEGO MINDSTORMS EV3 NA PROPOSTA STEM

Vagner Lucio Paulino

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Refletir sobre o movimento STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e a possibilidade do uso de robótica para abordar conceitos de física e matemática segundo essa proposta.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Professores de Física e Matemática da Educação Básica e alunos de graduação de Física e Matemática.

Vagas: 16

FANZINE: RECURSO PEDAGÓGICO PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Shirley Alves de Souza Fernandes, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Alexandre Fermaniam Neto, Luís Pereira de Amorim, Nelma Goulart Santos,

Objetivo(s) do Minicurso/Oficina: Instrumentar professores, futuros professores e demais interessados para confecção de fanzines – recursos pedagógicos e suportes de diferentes gêneros textuais;
Divulgar o fanzine como recurso pedagógico para incentivo de produção textual na área de Ciências e Matemática;
Fomentar a divulgação de assuntos do cotidiano e expressão de ideias, na produção de fanzines como forma de manifestação e resistência;
Despertar o escritor que existe em cada pessoa, por meio da produção, publicação e divulgação, livre e artesanal do fanzine.

Público-alvo do Minicurso/Oficina: Professores da educação básica, acadêmicos dos cursos de licenciatura e demais profissionais da área de comunicação que se interessarem por Fanzines (publicações independentes).

Vagas: 30