Anais Minicursos e Oficinas 2017

Anais Minicursos/Oficinas  2017

XIV Semana de Licenciatura

Minicurso – 1  – A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR 
Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais

Objetivos: A partir dos fundamentos do interacionismo sociodiscursivo, oferecer subsídios teóricos e metodológicos vinculados ao conceito de sequência didática (Cf. DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004), que possam contribuir para a integração da linguagem às práticas de ensino de Ciências e Matemática, consideradas sob a ótica da interdisciplinaridade e da Educação Unitária.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 2 – ENGLISH THROUGH THEMES
Camila Leopoldina Batista dos Santos

Objetivos: Discutir o conceito de língua/linguagem através da problematização do ensino de língua estrangeira/adicional por meio de temas que envolvam questões identitárias e questões que despertem a comunidade escolar para uma análise crítica da sociedade.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina – 3 – CONSTRUÇÃO DE FOGUETES DE GARRAFA PET
Lara Calixta Dias, Ana Cláudia Ferreira Lima, Rodrigo Ferreira Marinho, Vitor Hugo Queiroz Silva, Mateus Jose Cardoso e Victor Alexandre Ferreira Silva Gouveia.

Objetivos: “Estudar dos conceitos de Física relacionados aos foguetes, Incentivar o uso de atividades experimentais no ensino de Física”

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 4 – JOGOS MATEMÁTICOS: UM RECURSO PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Marília Darc Cardoso Cabral e Silva e Kattiusce Cândido Silva

Objetivos: “Realizar um estudo sobre práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do ensino fundamental I relacionadas ao ensino da matemática.
Compreender a importância dos jogos no processo de ensino da matemática no ensino fundamental I;
Apresentar jogos educativos e podem auxiliar no ensino de matemática no ensino fundamental I;”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina – 5 – WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Caroline Prado Brignoni, Marta João Francisco Silva Souza, Patrícia Gomes de Souza Freitas e Thiago Batista Assis

Objetivos: “Apresentar a WQ como ferramenta didática para o ensino de conteúdos de Ciências; Apresentar as potencialidades do uso da WQ para o ensino de Ciências; Apresentar os diferentes tipos de WQ; Apontar plataformas (sites) que possibilitam a elaboração de WQ; Ensinar os participantes a elaborar uma WQ.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina – 6 – ENSINO DE LIBRAS COMO L2
Giselma Ribeiro de Souza

Objetivos: Aquisição do vocabulário básico de Libras, compreendendo as particularidades culturais e linguísticas das comunidades surdas, além de desenvolver habilidades comunicativas que contribua para a inclusão da pessoa surda no âmbito educacional.

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 7 – O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO METODOLOGIA VIÁVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Elismar Gonçalves da Silva, Marta João Francisco Silva Souza, Patrícia Gomes de Souza Freitas e Suenir Carneiro de Lima Assis

Objetivos: “O minicurso buscará:
– Apresentar os fundamentos básicos do ensino por investigação e as características de atividades investigativas;
– Discutir as etapas de desenvolvimento de atividades investigativas;
– Desenvolver uma atividade investigativa sobre modelagem científica.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 8 – UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL 
Adriano Fonseca Silva, Rafael Andrade e Carlos Sousa

Objetivos: A robótica pedagógica, nesta proposta, tem como objetivo principal motivar e envolver alunos do curso de licenciatura e pós-graduação na área de ciências exatas para construção de experimentos que se caracterizam pela busca de soluções de problemas que propiciarão o estabelecimento de hipóteses, sistematização do conhecimento e, com isso a pesquisa científica. Por meio de simulações, em mundos virtuais e reais, colocam o aluno e o professor diante do computador em um ambiente que facilita a manipulação, trabalhando com o paradigma erro-acerto. A utilização dos recursos de robótica de cunho pedagógico pode contribuir para a criação de um ambiente de descoberta e sobretudo de aprendizagem, levando à investigação cientifica. Estabelece-se com esse recurso um processo contínuo de colaboração, motivação, criatividade, desenvolvimento intelectivo e senso crítico. Nesse processo, os conceitos básicos como, por exemplo, movimento, peso, velocidade, tempo e força resultante, tempo, escalas métricas e geometria que serão apreendidos porque tornar-se-ão significativos

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina – 9 – SOFTWARES E APLICATIVOS DE ASTRONOMIA
Nilson Tavares Filho

Objetivos: Utilizar softwares e aplicativos gratuitos para ajudar a localizar as constelações, estrelas, planetas e outros objetos astronômicos.

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 10 – COSTURA E ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA POR INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS. 
Fabiana Leal Nascimento, Benjamim Cardoso da Silva Neto, Kênia Reis de Sousa e Elita Assis de Lima

Objetivos: “Reconhecer e explorar a situação problemática apresentada;
Formular questões e conjecturas sobre a problemática apresentada;
Realizar testes para o refinamento das conjecturas;
Justificar as conjecturas formuladas para a situação problemática;
Avaliar o raciocínio ou o resultado do raciocínio
Definir o número Pi a partir da manipulação de objetos circulares.
Relacionar as medidas obtidas com a planificação de objetos cilíndricos ao comprimento da circunferência.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 11 – A IMPORTÂNCIA DO PALADAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Vanessa Silveira Moraes Santos, Kelen Helena de Oliveira, Josemar Rosa da Silva e Marília Darc Cardoso Cabral e Silva

Objetivos: ” Estudar fatores que compõe o sentido do paladar, suas percepções e mecanismos.
Apontar alguns fatores que possibilitam a perda do paladar.
Identificar a relação entre o sentido do paladar com o processo de ensino e de aprendizagem.
Propor experimentos capazes de estimular o paladar.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Atividade – 12 – OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS COM TELESCÓPIO
Nilson Tavares Filho

Objetivos: Realizar observações de objetos astronômicos do céu de Jataí por meio de telescópio.

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 13 – METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE EM SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI)
Ana Paula Mateus Braga e Danillo Vaz Borges de Assis

Objetivos: “Compreender o que é e quais as características de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI).
Propor alternativas para o ensino de ciências com o uso de diferentes metodologias, com enfoque em SEI.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 14 – O ENSINO DE QUÍMICA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DOS SABERES TRADICIONAIS PRESENTES NO COTIDIANO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA KALUNGA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Juliana Moraes Franzão

Objetivos: A partir dos saberes tradicionais existentes na Comunidade Quilombola Kalunga apresentar como é possível e importante associar os saberes tradicionais com o conhecimento científico, para uma educação que promova o reconhecimento e valorização das Comunidades Remanescentes de Quilombo que se encontram quase que

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina – 15 – O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOMETRICA EUCLIDIANA
Elias Rafael de Sousa

Objetivos: “Capacitar os participantes para o manuseio do software Geogebra tendo como objetivo sua utilização como auxilio para o ensino aprendizagem de matemática dentro ou fora da sala de aula;
Conhecer e manusear as ferramentas do software Geogebra;
Trabalhar com atividades voltadas ao ensino da matemática.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 16 – INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA
Kelen Helena de Oliveira, Daisy Santos Cabral, Júlio César Santos Pereira e Regimar Alves Ferreira

Objetivos: “Dialogar a respeito da utilização da Investigação Matemática e do uso do software Geogebra no ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Utilizar ferramentas do software Geogebra na construção de demonstrações do Teorema de Pitágoras.
Investigar as propriedades de demonstrações do Teorema de Pitágoras com a utilização do software Geogebra.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 17 – A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DO TRADICIONAL AO INOVADOR
Antônio Divino Santos de Souza, Emyldes de Lima Silva, Eveline da Silva Gontijo Moreira

Objetivos: “Articular conhecimentos teóricos e práticos – práxis educativa
Apresentar estratégias de ensino que estimulem a construção de aprendizagens no ensino de ciências e matemática.
Promover discussão sobre a utilização de recursos didáticos que conduzem a construção de conhecimentos em ciências e matemática.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 18 – CONHECENDO A PLATAFORMA BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS LEGAIS DA PESQUISA CIENTÍFICA E SOBRE O PROCESSO DE SUBMISSÃO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA
Tattiana Fernandes de Oliveira Melo

Objetivos: “a) Apresentar os principais aspectos éticos e legais que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de uma pesquisa científica, tomando por base a Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012, e a Resolução nº. 510, de 7 de abril de 2016;
b) Apresentar a Plataforma Brasil e como utilizá-la;
c) Refletir sobre os aspectos éticos e legais da pesquisa científica envolvendo seres humanos e construir um modelo de projeto de pesquisa que atenda a esses princípios.”

 Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso – 19 – USO DAS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: SOFTWARE GEOGEBRA
Rodolfo Cavalcante Pinheiro, Cláudio Lourenço Araújo e Roberto Fernandes Matias

Objetivos: Explorar o Software Geogebra como ferramenta para uso em sala de aula, bem como evidenciar seu potencial e funcionalidade para as aulas de matemática do Ensino Fundamental e Médio.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa