Oficina 2

Quinta-feira (06/10/2022)

O uso de simulações computacionais no ensino de Física tem se tornado cada vez mais comum nas salas de aula à medida que o acesso às tecnologias digitais se populariza e o acervo de recursos didáticos digitais disponíveis se expande. A pandemia de COVID-19 acentuou esse movimento. O uso desses recursos contribuiu para diminuir a lacuna deixada pela interrupção do ensino presencial. Nesse contexto, muitos professores se dedicaram a fazer buscas de simulações na internet e se frustraram algumas vezes por não encontrarem simulações que atendessem ao currículo e às propostas de ensino trabalhados. Diferentemente de outros recursos didáticos, como livros e listas de exercícios, as simulações computacionais disponíveis nem sempre podem ser adaptadas/modificadas pelo usuário (professor), seja porque o código-fonte não é disponibilizado, seja porque o professor não tem o conhecimento técnico necessário para fazer essas alterações. Na presente oficina pretende-se introduzir o Easy Javascript Simulations (EJsS), uma ferramenta para o desenvolvimento de simulações computacionais voltada para professores e estudantes de ciências que eventualmente não dominem o conhecimento técnico especializado de desenvolvimento de softwares. Com o EjsS é possível fazer simulações computacionais próprias de maneira fácil e intuitiva. O uso do EjsS contribui para alavancar o professor e o estudante de ciências da condição de consumidor de tecnologia para a condição de desenvolvedor.

Público-alvo: Estudantes e professores de Física e Engenharia.

Número de vagas: 18
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO!!!