semlic2015

CERTIFICADOS 2015 DISPONÍVEIS – CLIQUE AQUI

XII Semana de Licenciatura

III Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

I Encontro de Egressos do Mestrado

 13 a 16 de outubro de 2015

Unidade Riachuelo

A formação docente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental

A Semana da Licenciatura, o Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática e o Encontro de Egressos do Mestrado, são eventos que ocorrem anualmente no calendário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Campus Jataí. A Semana da Licenciatura deste ano, a ocorrer no período de 13 a 16 de Outubro de 2015, está na sua décima segunda edição promovendo debates sobre a formação inicial e continuada de professores de ciências e matemática. Nesta edição, ao objetivo é aprofundarmos a discussão e os estudos sobre as práticas de ensino sob influência da proposta curricular de Ciência/Tecnologia/Sociedade/Ambiente (CTSA), linha de pesquisa em ensino surgida em meados do século XX e ainda atual nas discussões sobre formação de professores.

Nossa instituição possui a vocação da formação de professores desde sua inauguração em 1988. O seu curso de Licenciatura em Física – o segundo curso de licenciatura dentre os IFs – é tradicional na região, formando docentes capacitados para atuar no ensino de Física. Em termos da pós-graduação, o IFG oferece atualmente dois cursos: um em nível de especialização lato sensu e outro em nível de mestrado profissionalizante stricto sensu, ambos na área de educação para ciências e matemática. Portanto, o IFG cumpre seu papel como formadora inicial e continuada de professores na região do sudoeste goiano.

Cientes da relevância e da atualidade do tema para a formação de cidadãos capacitados para participar do processo democrático de tomada de decisão, o IFG promoverá na Semana da Licenciatura uma série de palestras, mesas redondas e minicursos voltados para a discussão do tema. O público alvo do evento serão os servidores e discentes de graduação e pós-graduação do próprio Instituto, bem como os de instituições superiores com campus na cidade, tais quais a UFG e a UEG, e, em especial, os professores da rede estadual e municipal de educação.