Oficina 1

Quinta-feira (06/10/2022)

OFICINA DE CIENTOMETRIA: CONCEITOS BÁSICOS E A FERRAMENTA BIBLIOMETRIX – Alexandre Borges Bidinotto (18 vagas), Quinta (06/10): 14h às 15h30

Métodos quantitativos para a análise da atividade científica fornecem um ponto de vista informacional para a ciência, permitindo a observação de fenômenos, tendências e contextos que considerando a produção científica individualmente não seriam observados. A cientometria é a análise e a interpretação destes métodos quantitativos na produção científica, muitas vezes sendo chamada de “ciência da ciência” por ser aplicada em quase todas as áreas do conhecimento.

O pacote Bibliometrix, da linguagem de programação R, fornece uma série de ferramentas para medir diferentes métricas bibliométricas e cientométricas a partir de dados extraídos das quatro principais bases de dados bibliográficas do mundo (SCOPUS, Clarivate Analytics Web of Science, Cochrane Database of Systematic Reviews (CDSR) e RISmed PubMed/MedLine). Este pacote também conta com uma interface web, chamada biblioshiny, que permite que mesmo um usuário com pouco ou nenhum conhecimento na linguagem de programação R seja capaz de realizar análises cientométricas.

Dada a aplicabilidade da cientometria em quase todas as áreas do conhecimento científico e a facilidade do uso da ferramenta bibliometrix, justifica-se a oficina como dentro da linha temática de Organização escolar e formação docente, mais especificamente em formação docente.

Público-alvo: Estudantes da graduação, pós-graduação e docentes.

Número de vagas: 18
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO!!!