Oficina 4

Quinta-feira (06/10/2022)

ESPECTROSCOPIA: A COMPOSIÇÃO DOS CORPOS CELESTES – David Morony Silva, Jean Matheus Nunes Ferreira, Luiz César Leite Filho (15 vagas). Quinta (06/10): 19h às 20h30

É impressionante a quantidade de informação que a luz é capaz de carregar através do espaço. Basta apenas um pequeno ponto luminoso no céu, com uma luz tão difusa que mal enxergamos a olho nu, para conseguirmos medir, não apenas, a distância até uma estrela, seu movimento, massa, volume e até quantos planetas tem em sua órbita, mas também, inferir quais elementos químicos compõem a estrela e a atmosfera desses mesmos planetas.

Na Astronomia, utilizando a espectroscopia, é possível analisar o espectro luminoso de estruturas e/ou corpos celestes, tanto os próximos quanto os distantes, e detectar a abundância de determinados elementos e moléculas presentes neles.

Mas isso só se tornou possível com o desenvolvimento da Física Moderna, que trouxe consigo novos saberes sobre a estrutura e a natureza da matéria e da energia, sobretudo no que diz respeito à interação entre a radiação eletromagnética (luz) e a matéria. A espectroscopia nada mais é do que o estudo dessas interações numa escala macroscópica.

Essa oficina foi elaborada pensando no aprendizado na área de Astronomia e Física Moderna. Embora estas áreas do conhecimento sempre estejam atreladas a descobertas e avanços tecnológicos importantíssimos para história recente, eles são considerados tópicos quase que ausentes dos currículos e livros didáticos de Física do Ensino Médio, principalmente no Brasil.

Encontramos na técnica da espectroscopia não só a possibilidade de introduzir os conceitos científicos da Física Moderna e Astronomia, mas também, de integrá-los e trabalhá-los em suas relações físicas, ao observar como fenômenos do mundo quântico ocorrem em interação com estruturas gigantescas pelo universo, e  epistemológicas, ao demonstrar como os corpos de conhecimento interagem entre si. Além disso, ao utilizar um instrumento simples, acessível e facilmente fabricável, esperamos aproximar a ciência, seus conceitos, práticas e instrumentos, do cotidiano das pessoas, sobretudo do aluno do Ensino Médio.

Público-alvo: Estudantes de cursos técnicos e superior do IFG e de outras instituições públicas e privadas.

Número de vagas: 15
CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO!!!