Programação 2018

XV Semana de Licenciatura

VI Seminário da Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática

Programação Oficial do Evento

Clique aqui para fazer o download do folder do evento em pdf

Palestra de Abertura

Prof. Dr. Milton Antônio Auth – UFU/MG

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (1987), especialização em Ensino de Física pela Universidade de Passo Fundo, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) e doutorado em Educação: Ensino de Ciências Naturais, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Foi professor da Unijuí, com atuação no Mestrado em Educação nas Ciências (2002-2009) e no ensino de Ciências e de Física, e da Univates/RS, com participação no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (2007-2009). Atualmente é professor da Universidade Federal de Uberlândia/MG, com atuação na Licenciatura em Física, no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática e no PIBID Física da FACIP-UFU. O foco da atuação compreende temas e questões como: Situação de Estudo, Interdisciplinaridade, Organização Curricular e Formação de Professores.

Mesa Redonda

Profª. Ma. Danúsia Arantes Ferreira – PUC/SP

Doutoranda em Educação e Currículo, com estudos na linha de pesquisa Interdisciplinaridade. Mestre em Educação. Especialista em Administração e Gerência de Instituições de Ensino e Psicopedagogia Escolar. Graduada em Pedagogia com vasta atuação profissional em espaços formais e não-formais de educação. Estudos avançados na área de planejamento e administração estratégica, responsabilidade socioambiental, governança corporativa, educação corporativa, empreendedorismo e inovação. Docente universitária com experiência e atuação na direção acadêmica de instituição de ensino superior, coordenação de cursos de graduação e pós-graduação Lato e stricto sensu. Atuação profissional com foco no modelo de integração universidade, setor público, setor produtivo e terceiro setor (Hélice Quádrupla). Pesquisadora, docente e consultora.

Prof. Dr. Gilmar Pereira de Souza – UFOP/MG

Possui graduação em Química, Licenciatura, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000), Mestrado em Ciências: Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), Doutorado em Ciências: Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais e Université Pierre et Marie Curie (Programa Capes-Cofecub) (2006) e Pós Doutorado na Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2008). Atualmente é Professor adjunto no Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e pesquisador na área de Ensino de Química. Orientador no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da UFOP. Foi Coordenador de área – Química (de 2010 a 2013) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/Capes) no âmbito da UFOP. Em meados de 2013, assumiu a coordenação Institucional do PIBID UFOP. Participou como avaliador e leitor crítico da equipe de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático na área de Química (PNLD 2012 e PNLD 2015). Coordenou o XVII Encontro Nacional de Ensino de Química e a implantação de duas exposições permanentes de Química no Museu de Ciência e Técnica da UFOP. Na área de ensino interessa-se por questões relacionadas à interdisciplinaridade, ensino por investigação, educação em espaços não formais, história da Química e experimentação.

Prof. Dra. Rita Rodrigues de Souza – IFG – Câmpus Jataí/GO (Mediadora)

Doutora em Estudos Linguísticos na área de concentração Linguística Aplicada pelo Programa de Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista – Câmpus São José do Rio Preto. Possui graduação em Letras, Licenciatura Português/ Espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2001) e mestrado em Letras e Linguística nessa mesma universidade em 2004, especialização em Educação a Distância pelo SENAC/DF (2008) e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho (2011). Atualmente, é professora efetiva no Instituto Federal de Educação de Goiás – IFG/Câmpus de Jataí. Atua, principalmente, nos seguintes temas: ensino de língua espanhola, ensino de língua portuguesa e literatura brasileira, também, tradução português/espanhol e espanhol/português.

Horários Minicursos e Oficinas 2018.pdf

Horários Comunicacoes Orais 2018.pdf

Ordem e Horário Pôsteres 2018.pdf

<span data-mce-type=”bookmark” style=”display: inline-block; width: 0px; overflow: hidden; line-height: 0;”