Comunicações Orais 2023

Sexta-feira (10/11/2023), das 14h às 17h

 

ORIENTAÇÕES GERAIS:

Apresentação do artigo completo
  1. Os artigos completos que forem aprovados serão apresentados sob a forma de comunicação oral, via Google Meet, com link e horário determinados pela comissão organizadora do
  2. A apresentação do trabalho deverá ser enviada à comissão científica até o dia 07/11/2023, será uma cópia para segurança no momento da apresentação online.
  3. O tempo de duração de cada comunicação oral deverá ser de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para questionamentos.
  4. Apenas os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do
  5. É proibida a apresentação da comunicação oral por terceiros (não autores).
  6. Será gerado apenas um certificado de apresentação para cada trabalho, contendo os nomes do autor e coautores, em versão digital, encaminhado por e-mail após o evento.

Sala 1 (https://meet.google.com/esd-nmpo-axw)

Coordenador de sala: Alexandre Borges Bidinotto

Código Autores Título
 

23003

Kassiomaria Dias Miranda

Joana Cristina Neves de Menezes Faria

Josiane dos Santos Lima

A LEITURA DE LIVROS INFORMATIVOS SOBRE O CERRADO: REFLEXÕES PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS/AS
23016 Érica ferreira Melo

Eduardo Borges Goulart Neto

METODOLOGIAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS (AS) SURDOS (AS): A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA CULTURAL SURDA
 

23004

Mariana Scorsi Neto

Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Michel Mendes

ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES DO BRASIL E EQUADOR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA (RE)PENSAR A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM A NATUREZA
23010 Mara Sandra de Almeida

Luciene Lima de Assis Pires

PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA SOCIEDADE CAPITALISTA: O QUE DIZEM OS AUTORES
23015 Cátia Regina Assis Almeida Leal

Luciene Lima de Assis Pires

FORMAÇÃO HUMANA EM ISTVÁN MÉSZÁROS: POLÍTICA CULTURAL NACIONAL, ALIENAÇÃO, DIALÉTICA, DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E IDEOLOGIA
23045 Lorena Carlos Barbosa Gomes

Luciano Duarte da Silva

REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA
23056 Mislene Lemos de Almeida Assis

Paulo Henrique de Souza

O CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA TEMÁTICA REFLEXIVA SOBRE O CONSUMO EXCESSIVO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL

Sala 2 (https://meet.google.com/vvp-zppm-tes)

Coordenadora de sala: Laís Leni Oliveira Lima

Código Autores Título
23017 Ana Cecília Silva de Moraes

Laís Leni Oliveira Lima

PINTANDO, BORDANDO E MELECANDO: A ARTE NO MATERNAL II: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
23024 Vanessa Nogueira Matos

Laís Leni Oliveira Lima

CIRCUITOS ARTÍSTICOS: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
23030 Geovanna Assis Silva

Laís Leni Oliveira Lima

PINTANDO O SETE: A ARTE COM BEBÊS
23022 Yara Assis Oliveira

Laís Leni Oliveira Lima

AS CRIANÇAS E A CIÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM CRIANÇAS DE DOIS A TRÊS ANOS
23026  

Maria Neide Filha

DESAFIOS ENFRENTADOS DURANTE A MATERIALIZAÇÃO DE UM MOMENTO FORMATIVO COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS
 

23027

Tácio Assis Barros Laís Leni Oliveira Lima

Helen Patrícia Alves Silva

ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO IDENTIDADES PROFISSIONAIS
23057 Maria Neide Filha Leonora Malheiro Ferreira

Marcel Andrei de Sousa Lima

POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DA HIPERMÍDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENDENDO OS FUNGOS

Sala 3 (https://meet.google.com/wgu-qrti-qgj)

Coordenadora de sala: Karine de Assis Oliveira Soares

Código Autores Título
23019 Ana Paula Ferreira Trindade

Laís Leni Oliveira Lima

A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA VERSUS QUALIDADE EDUCACIONAL DOS PROFESSORES DA PRÉ ESCOLA ACERCA DO PNAIC
 

23021

Karine de Assis Oliveira Soares Simone Rosa da Silva

Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais

AFETAMENTOS DOCENTES NO TECIDO DAS PEDAGOGIAS TRADICIONAIS: URDINDO COM AS LINHAS DA ABORDAGEM DECOLONIAL
23023 Douglas Pereira Azevêdo

Wellington Lima Cedro

BASES EPISTEMOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONCEITOS E CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
23028 Dienifer de Freitas Nunes

Camila Alberto Vicente de Oliveira

MULTIDIMENSIONALIDADE DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA
23029 Amelioene Franco Rezende de Souza

Laís Leni Oliveira Lima

NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR
 

23031

Manoel Messias Rodrigues Lopes Laís Leni de Oliveira Lima

Luciene Lima de Assis Pires

UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES: EM DEBATE A RESOLUÇÃO CNE/ CP N. 2 DE 2019 E O RECUO DA TEORIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Sala 4 (https://meet.google.com/ogn-diir-kwt)

Coordenadora de sala: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

Código Autores Título
23032 Ana Luiza Moraes Barbosa

Laís Leni Oliveira Lima

A POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO E A SUA MERCANTILIZAÇÃO
23034 Dávila Marçal Martins

Ari Raimann

CARACTERISTICAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS
 

23035

Camila Alberto Vicente de Oliveira

Isadora Pedrosa Pedretti

Maiza Aparecida de Oliveira Nicodemos

CARREIRA DO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ: DESAFIOS AO PLANO E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 

23036

Camila Alberto Vicente de Oliveira

Fernando Silva dos Santos

Vanessa Nogueira Matos

Pollyana Barros Silva

 

CARREIRA DOCENTE: DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NA PROFISSÃO

23037 Sarah Rocha de Macedo Alves

Elizabeth Gottschalg Raimann

O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI CONSIDERANDO OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
23038 Flomar Ambrosina Oliveira Chagas POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS

Sala 5 (https://meet.google.com/tjk-bmqe-ryc)

Coordenador de sala: Renato Oliveira Abreu

Código Autores Título
 

23012

Renato Oliveira Abreu

Wellington Guimarães Ribeiro

Rodrigo Claudino Diogo

Felippe Guimarães Maciel

 

A PERSPECTIVA CTS EM UM MANUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DO ENSINO MÉDIO

23039 Filipe de Souza Cardoso

Fabiana Alves de Carvalho

Rodrigo Claudino Diogo

Felippe Guimarães Maciel

 

ALÉM DAS PÁGINAS: UMA ANÁLISE CTS EM LIVRO DIDÁTICO DE PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

 

23043

Gustavo de Araújo Silva

Maria Amélia Ferreira Borges

Rosa Silva Pereira de Souza

O ENSINO DA MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA A FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU
 

23047

Paula Bernardes de Morais

Ceila de Brito Dias

Rafael Souza Moraes

Juliana da Costa Ramos Caetano

APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DE TEMPERATURA E CALOR
 

 

23051

Rans Miler Pereira Dantas

Vanessa Amaral Ferreira

Gabriel Bonfim dos Santos

Omar Jefte Santos Aguiar

Pedro Henrique Ravanelli

Rafael Souza Cipullo

Joyce Laura da Silva Gonçalves

 

 

DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DIDÁTICA E ALTERNATIVA PARA DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ TOTAL DE VINHOS BASEADA NO USO DE INDICADOR NATURAL

23059 Mikaelly Kananda de Lima Gomes

Maria Luciene Leandro de Araújo

Susana Gonçalves Cavalcante

Rodrigo Claudino Diogo

 

VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I