Sexta-feira (10/11/2023), das 14h às 17h
ORIENTAÇÕES GERAIS:
Apresentação do artigo completo
- Os artigos completos que forem aprovados serão apresentados sob a forma de comunicação oral, via Google Meet, com link e horário determinados pela comissão organizadora do
- A apresentação do trabalho deverá ser enviada à comissão científica até o dia 07/11/2023, será uma cópia para segurança no momento da apresentação online.
- O tempo de duração de cada comunicação oral deverá ser de 20 minutos, sendo 15 minutos para a apresentação e 5 minutos para questionamentos.
- Apenas os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do
- É proibida a apresentação da comunicação oral por terceiros (não autores).
- Será gerado apenas um certificado de apresentação para cada trabalho, contendo os nomes do autor e coautores, em versão digital, encaminhado por e-mail após o evento.
Sala 1 (https://meet.google.com/esd-nmpo-axw) Coordenador de sala: Alexandre Borges Bidinotto |
||
Código | Autores | Título |
23003 |
Kassiomaria Dias Miranda
Joana Cristina Neves de Menezes Faria Josiane dos Santos Lima |
A LEITURA DE LIVROS INFORMATIVOS SOBRE O CERRADO: REFLEXÕES PARA O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS/AS |
23016 | Érica ferreira Melo
Eduardo Borges Goulart Neto |
METODOLOGIAS DE ENSINO PARA EDUCANDOS (AS) SURDOS (AS): A PERSPECTIVA DA DIDÁTICA CULTURAL SURDA |
23004 |
Mariana Scorsi Neto
Nyuara Araújo da Silva Mesquita Michel Mendes |
ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES DO BRASIL E EQUADOR: NOVAS PERSPECTIVAS PARA (RE)PENSAR A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM A NATUREZA |
23010 | Mara Sandra de Almeida
Luciene Lima de Assis Pires |
PRODUÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA SOCIEDADE CAPITALISTA: O QUE DIZEM OS AUTORES |
23015 | Cátia Regina Assis Almeida Leal
Luciene Lima de Assis Pires |
FORMAÇÃO HUMANA EM ISTVÁN MÉSZÁROS: POLÍTICA CULTURAL NACIONAL, ALIENAÇÃO, DIALÉTICA, DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO E IDEOLOGIA |
23045 | Lorena Carlos Barbosa Gomes
Luciano Duarte da Silva |
REUTILIZAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA PROPOSTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
23056 | Mislene Lemos de Almeida Assis
Paulo Henrique de Souza |
O CÍRCULO DE CULTURA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA PROPOSTA TEMÁTICA REFLEXIVA SOBRE O CONSUMO EXCESSIVO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL |
Sala 2 (https://meet.google.com/vvp-zppm-tes) Coordenadora de sala: Laís Leni Oliveira Lima |
||
Código | Autores | Título |
23017 | Ana Cecília Silva de Moraes
Laís Leni Oliveira Lima |
PINTANDO, BORDANDO E MELECANDO: A ARTE NO MATERNAL II: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
23024 | Vanessa Nogueira Matos
Laís Leni Oliveira Lima |
CIRCUITOS ARTÍSTICOS: ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
23030 | Geovanna Assis Silva
Laís Leni Oliveira Lima |
PINTANDO O SETE: A ARTE COM BEBÊS |
23022 | Yara Assis Oliveira
Laís Leni Oliveira Lima |
AS CRIANÇAS E A CIÊNCIA: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO COM CRIANÇAS DE DOIS A TRÊS ANOS |
23026 |
Maria Neide Filha |
DESAFIOS ENFRENTADOS DURANTE A MATERIALIZAÇÃO DE UM MOMENTO FORMATIVO COM PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS |
23027 |
Tácio Assis Barros Laís Leni Oliveira Lima
Helen Patrícia Alves Silva |
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUINDO IDENTIDADES PROFISSIONAIS |
23057 | Maria Neide Filha Leonora Malheiro Ferreira
Marcel Andrei de Sousa Lima |
POTENCIALIDADE PEDAGÓGICA DA HIPERMÍDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: COMPREENDENDO OS FUNGOS |
Sala 3 (https://meet.google.com/wgu-qrti-qgj) Coordenadora de sala: Karine de Assis Oliveira Soares |
||
Código | Autores | Título |
23019 | Ana Paula Ferreira Trindade
Laís Leni Oliveira Lima |
A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA VERSUS QUALIDADE EDUCACIONAL DOS PROFESSORES DA PRÉ ESCOLA ACERCA DO PNAIC |
23021 |
Karine de Assis Oliveira Soares Simone Rosa da Silva
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais |
AFETAMENTOS DOCENTES NO TECIDO DAS PEDAGOGIAS TRADICIONAIS: URDINDO COM AS LINHAS DA ABORDAGEM DECOLONIAL |
23023 | Douglas Pereira Azevêdo
Wellington Lima Cedro |
BASES EPISTEMOLÓGICAS E FILOSÓFICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONCEITOS E CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
23028 | Dienifer de Freitas Nunes
Camila Alberto Vicente de Oliveira |
MULTIDIMENSIONALIDADE DO TRABALHO DOCENTE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA |
23029 | Amelioene Franco Rezende de Souza
Laís Leni Oliveira Lima |
NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA ALFABETIZAÇÃO: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE DO PROFESSOR ALFABETIZADOR |
23031 |
Manoel Messias Rodrigues Lopes Laís Leni de Oliveira Lima
Luciene Lima de Assis Pires |
UM MUSEU DE GRANDES NOVIDADES: EM DEBATE A RESOLUÇÃO CNE/ CP N. 2 DE 2019 E O RECUO DA TEORIA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Sala 4 (https://meet.google.com/ogn-diir-kwt) Coordenadora de sala: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas |
||
Código | Autores | Título |
23032 | Ana Luiza Moraes Barbosa
Laís Leni Oliveira Lima |
A POLÍTICA PÚBLICA DA EDUCAÇÃO E A SUA MERCANTILIZAÇÃO |
23034 | Dávila Marçal Martins
Ari Raimann |
CARACTERISTICAS DA GESTÃO DA EDUCAÇÃO NO PROGRAMA GOIÁS TEC – ENSINO MÉDIO AO ALCANCE DE TODOS |
23035 |
Camila Alberto Vicente de Oliveira
Isadora Pedrosa Pedretti Maiza Aparecida de Oliveira Nicodemos |
CARREIRA DO DOCENTE DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ: DESAFIOS AO PLANO E CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO |
23036 |
Camila Alberto Vicente de Oliveira
Fernando Silva dos Santos Vanessa Nogueira Matos Pollyana Barros Silva |
CARREIRA DOCENTE: DESAFIOS PARA O INGRESSO E PERMANÊNCIA NA PROFISSÃO |
23037 | Sarah Rocha de Macedo Alves
Elizabeth Gottschalg Raimann |
O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JATAÍ: ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA LEI CONSIDERANDO OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS |
23038 | Flomar Ambrosina Oliveira Chagas | POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A REFORMA DO ENSINO MÉDIO EM GOIÁS |
Sala 5 (https://meet.google.com/tjk-bmqe-ryc) Coordenador de sala: Renato Oliveira Abreu |
||
Código | Autores | Título |
23012 |
Renato Oliveira Abreu
Wellington Guimarães Ribeiro Rodrigo Claudino Diogo Felippe Guimarães Maciel |
A PERSPECTIVA CTS EM UM MANUAL DE PROJETOS INTEGRADORES DO ENSINO MÉDIO |
23039 | Filipe de Souza Cardoso
Fabiana Alves de Carvalho Rodrigo Claudino Diogo Felippe Guimarães Maciel |
ALÉM DAS PÁGINAS: UMA ANÁLISE CTS EM LIVRO DIDÁTICO DE PROJETOS INTEGRADORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA |
23043 |
Gustavo de Araújo Silva
Maria Amélia Ferreira Borges Rosa Silva Pereira de Souza |
O ENSINO DA MATEMÁTICA E O SOFTWARE GEOGEBRA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA A FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1º GRAU |
23047 |
Paula Bernardes de Morais
Ceila de Brito Dias Rafael Souza Moraes Juliana da Costa Ramos Caetano |
APLICAÇÃO DA TAXONOMIA DE BLOOM NO ENSINO DE QUÍMICA E FÍSICA: DESENVOLVENDO A COMPREENSÃO DE TEMPERATURA E CALOR |
23051 |
Rans Miler Pereira Dantas
Vanessa Amaral Ferreira Gabriel Bonfim dos Santos Omar Jefte Santos Aguiar Pedro Henrique Ravanelli Rafael Souza Cipullo Joyce Laura da Silva Gonçalves |
DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIA DIDÁTICA E ALTERNATIVA PARA DETERMINAÇÃO DE ACIDEZ TOTAL DE VINHOS BASEADA NO USO DE INDICADOR NATURAL |
23059 | Mikaelly Kananda de Lima Gomes
Maria Luciene Leandro de Araújo Susana Gonçalves Cavalcante Rodrigo Claudino Diogo |
VÍDEOS DIDÁTICOS: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I |