Anais Minicursos/Oficinas 2019
XVI Semana de Licenciatura
Minicurso 1 – A DUPLA DETERMINAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM PAUTA: HUMANIZAÇÃO X ALIENAÇÃO
Camila Carolina Alves Assis, Laís Leni Oliveira Lima, Ana Paula Ferreira Trindade
Objetivos:
Refletir sobre o trabalho docente na sociedade do capital;
Conceituar alienação e discutir sobre trabalho alienado;
Ponderar sobre a importância do trabalho docente para a formação humana.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Oficina 2 – A ROBÓTICA LEGO MINDSTORMS EV3 NA PROPOSTA STEM
Vagner Lucio Paulino
Objetivos:
Refletir sobre o movimento STEM e a possibilidade do uso de robótica para abordar conceitos de física e matemática segundo essa proposta.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Minicurso 3 – EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO – ENTENDENDO OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
Christiano Peres Coelho,
Objetivos:
Trazer de forma clara e objetiva esclarecimentos sobre os principais serviços ecossistêmicos nos ambientes naturais, destacando a importância desses serviços para o equilíbrio ambiental e a participação dele em nossas vidas, destacando a importância desse conhecimento para uma Educação Ambiental duradoura.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Minicurso 4 – FANZINE: RECURSO PEDAGÓGICO PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Shirley Alves de Souza Fernandes, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Alexandre Fermaniam Neto, Luís Pereira de Amorim, Nelma Goulart Santos
Objetivos:
Instrumentar professores, futuros professores e demais interessados para confecção de fanzines – recursos pedagógicos e suportes de diferentes gêneros textuais;
Divulgar o fanzine como recurso pedagógico para incentivo de produção textual na área de Ciências e Matemática;
Fomentar a divulgação de assuntos do cotidiano e expressão de ideias, na produção de fanzines como forma de manifestação e resistência;
Despertar o escritor que existe em cada pessoa, meio da produção, publicação e divulgação, livre e artesanal do fanzine.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Oficina 5 – FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: TABUADA GEOMÉTRICA PARA LIDAR COM AS ESPECIFICIDADES DA DISCALCULIA
Ewerson Tavares da Silva, Ana Paula de Souza, Gabriela Silva Lemes, Jordana de Oliveira do Amaral, Luciana Alves da Silva Costa,
Objetivos:
Discutir sobre a importância de práticas Inclusivas para o Ensino de Matemática;
Verificar os conhecimentos que estes professores possuem sobre transtornos de aprendizados;
Dialogar sobre a discalculia enquanto um transtorno de aprendizado;
Apresentar propostas de atividades que exploram a tabuada geométrica enquanto instrumento para Ensino de Matemática numa perspectiva Inclusiva.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Oficina 6 – INTERDISCIPLINARIDADE E COMPOSTAGEM
Kenia Alves Pereira Lacerda, Alline Braga Silva, Carlos Cézar da Silva, Celso de Carvalho Braga, Laísse Silva Lemos, Marluce Silva Souza, Patrícia Tinoco Santos
Objetivos:
Valorar a atitude interdisciplinar e o olhar interdisciplinar na prática pedagógica;
Refletir sobre o consumo consciente;
Confeccionar um modelo de composteira alternativo;
Conhecer o método de compostagem orgânica, seus benefícios e utilização no cotidiano.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Minicurso 7 – O FETICHISMO DA INFÂNCIA E O TRABALHO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM ENSINO INTENCIONAL E PLANEJADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Ferreira Trindade, Laís Leni Oliveira Lima, Camila Carolina Alves Assis
Objetivos:
Analisar o papel do professor mediante um trabalho pedagógico intencional e planejado para crianças de 0 a 5 anos.
Compreender a educação infantil como um lugar de cultura elaborada para a formação humanizadora da criança.
Refletir sobre o trabalho docente e a desvalorização da educação escolar na educação infantil.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Minicurso 8 – O FUTURE-SE E OS ATAQUES À EDUCAÇÃO
Evaldo Gonçalves Silva, Elenilson de Vargas Fortes
Objetivos:
Apresentar os princípios do future-se e o modelo de capitalização e precarização dos ensino técnico e superior públicos
Oficina 9 – OFICINA DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE DADOS EM INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Felippe Guimarães Maciel, Gabriel de Jesus Ogregon, José Luiz de Carvalho Filho, Luiz Cesar Leite Filho
Objetivos:
Localizar e exemplificar as análises textuais utilizadas em pesquisas na área de Ensino de Ciências e Educação Matemática;
Apresentar os elementos básicos da ATD: unitarização, codificação, agrupamento, categorização e metatexto;
Realizar práticas orientadas para demonstrar as possibilidades da ATD em pesquisas qualitativas.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Oficina 10 – OPERAÇÕES BÁSICAS E JOGOS MATEMÁTICOS
Hyanka Cezario de Paula, Emiliana Batista de Oliveira, Adriana Aparecida Molina Gomes
Objetivos:
Trabalhar as operações básica (adição, subtração, multiplicação e divisão) por meio de jogos; Conhecer alguns jogos para “treinamento” das operações básicas; Desenvolver habilidades com expressões numéricas mental e escrita; Desenvolver raciocínio lógico matemático; Trabalhar e desenvolver a cooperação entre os alunos.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Oficina 11 – RÁDIO DO SÉCULO XXI: PODCAST PARA EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
James Dean Leal Rocha, Ana Paula de Souza, Rafael Clemonez De Abreu, Marco Antônio de Abreu Freitas
Objetivos:
Utilizar técnicas de produção de programas de áudio para divulgação científica e ferramentas educacionais.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Oficina 12 – TEATRO E MATEMÁTICA NO MESMO PALCO
Aires Francisco de Oliveira
Objetivos:
Oferecer aos participantes a vivência prática de jogos teatrais de diversas vertentes metodológicas, bem como a análise crítica sobre as atividades experimentadas; oferecer ao aluno a oportunidade criar cenas através da improvisação, jogos teatrais e dinâmicas de grupo, em que os sujeitos envolvidos sejam parte criativa da construção de conhecimentos de matemática relacionados ao dia a dia.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Minicurso 13 – TECNOLOGIAS MÓVEIS E METODOLOGIAS ATIVAS
Rosemara Perpetua Lopes, Márcia Leão da Silva Pacheco
Objetivos:
Introduzir aos estudos sobre educação e tecnologias, priorizando as digitais e móveis, perpassando mídias, e seu potencial pedagógico na sociedade contemporânea.
Propiciar a apropriação de conceitos básicos sobre tecnologias, mídias e educação.
Possibilitar a identificação de metodologias ativas que incluem tecnologias digitais em seu design.
Problematizar a realidade da escola pública goiana para integração de tecnologias à prática pedagógica, a partir de resultados de pesquisa científica sobre a infraestrutura e a formação de professores para uso de tecnologias digitais e móveis na região de Jataí, Goiás.
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa
Minicurso 14 – VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL ”
Laís Leni Oliveira Lima, Taira Carvalho de Assis
Objetivos:
Investigar a relação entre desenvolvimento e ensino;
Debater sobre o papel do professor e do ensino na perspectiva de Vigotski, Leontiev e Elkonin;
Compreender que a produção teórica da psicologia Histórico-Cultural sustenta a defesa do ensino como elemento fundante do papel do professor
Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa