Anais Minicursos e Oficinas 2018

Anais Minicursos/Oficinas  2018

XV Semana de Licenciatura

Oficina 1 – A BRINCADEIRA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
Laísse Silva Lemos

Objetivos:
Discutir o ato de brincar no processo de ensino e aprendizagem
Refletir sobre o fazer, construir, desconstruir no processo educacional
Analisar qual(is) locais são destinados para brincadeira

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 2 – A SEQUÊNCIA DIDÁTICA: UMA METODOLOGIA PARA A PRÁTICA DO ENSINO ESCOLAR
Tatiane Rodrigues de Souza, Rosana Alves Ribas Moragas, Juliana Abadia do Prado Soares
Objetivos:
Contribuir com a prática de ensino na educação básica a partir da metodologia de Sequência Didática (SD).
Apresentar aspectos teóricos e metodológicos da Sequência Didática;
Discutir de que forma os gêneros textuais na SD poderão suprir as deficiências no processo de ensino e aprendizagem dos alunos;
Compreender a importância do uso dos gêneros textuais oral ou escrito na elaboração de SD.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 3 – AS CONTRIBUIÇÕES DO SOFTWARE BOARDMAKER NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
Marília Darc Cardoso Cabral e Silva, Vanessa Silveira Moraes Santos, Ana Paula Mateus Braga

Objetivos:
A partir das reflexões envolvendo as aulas de matemática no contexto da educação básica nos anos inicias, oferecer subsídios teóricos e metodológicos vinculados ao software Boardmaker, e assim, analisar as contribuições deste recurso nas aulas matemáticas.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 4 – CALCULADORA GRÁFICA HP PRIME COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE FÍSICA E MATEMÁTICA
Sean Mardem

Objetivos:
Apresentar o console físico e virtual da Calculadora Gráfica HP Prime; Apresentar os aplicativos de fábrica que acompanham a calculadora;
Iniciar o participante à sintaxe de entrada de dados na HP Prime; Promover a capacitação do participante para realizar a configuração dos diversos ambientes da HP Prime; Introduzir a temática da programação na nova linguagem da HP Prime;
Apresentar os recursos para sala de aula presentes na HP Prime.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 5 – DESENVOLVIMENTOS DE JOGOS DIGITAIS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I E II COMO METODOLOGIA DE ENSINO
Jhonny Nunes da Cunha

Objetivos:
Possibilitar aos profissionais da educação o contato com as novas tecnologias que podem ser utilizadas na educação.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 6 – DIÁLOGO SOBRE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS
Luciana Bigolin Martini

Objetivos:
Dialogar sobre as relações étnico raciais no ambiente escolar.
Valorizar a cultura afrodescendente, reconhecendo a sua presença de forma positivada nos diversos segmentos da sociedade, no que diz respeito à literatura, arte, culinária, religião música e dança.
Promover o respeito pelas várias etnias.
Reconhecer e valorizar a cultura africana e afrodescendente, como formadora da nossa cultura.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 7 – DISCUSSÃO TEÓRICA: FERRAMENTAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO VERSUS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES PARA O TRABALHO COLABORATIVO
Leizer Fernandes Moraes, Aladir Ferreira da Silva Júnior, Rita Rodrigues de Souza, Laísse Silva Lemos, Renato Oliveira Abreu

Objetivos:
Este minicurso tem por objetivo apresentar aos participantes as potencialidades das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação e da WEB 2.0 como instrumentos para o desenvolvimento de práticas pedagógicas interdisciplinares e para a construção colaborativa do conhecimento.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 8 – EDUCAÇÃO NAS NUVENS: PRÁTICAS COLABORATIVAS INTERDISCIPLINARES
Aladir Ferreira da Silva Júnior, Leizer Fernandes Moraes, Rodrigo Claudino Diogo, Eliane Raimann, Danillo Vaz Borges de Assis

Objetivos:
Oportunizar ao docente conhecimento acerca de três TDIC que fomentam a Aprendizagem Colaborativa.
Apresentar TDIC que contribuem para a Aprendizagem Colaborativa;
Sugerir possibilidades de uso destas TDIC em sala de aula;
Possibilitar ao docente o uso contextualizado e interdisciplinar destas TDIC por meio de um caso de uso durante a Oficina.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 9 – ESTUDANDO CONCEITOS DE HIDROSTÁTICA ATRAVÉS DE EXPERIMENTOS LÚDICOS
Denise Antonieta Bispo Assis, Rodrigo Ferreira Marinho, Gabriel de Jesus Ogregon, Adriana Santiago da Silva, Francielle de Jesus Ogregon Barbosa, David Morony Silva

Objetivos:
Apresentar e discutir alguns conceitos de hidrostática através de experimentos lúdicos.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 10 – FORMAÇÃO DOCENTE E AS PEDAGOGIAS DAS COMPETÊNCIAS: O CANTO DA SEREIA?
Laís Leni Oliveira Lima, Camila Carolina Alves Assis, Ana Paula Ferreira Trindade ,

Objetivos:
Analisar o trabalho docente, seus problemas e suas possibilidades;
Compreender a sociedade capitalista permeada de contradições que também se expressam na educação;
Contribuir para o debate à chamada pedagogia das competências.
Resgatar o valor do trabalho docente para formação humana emancipadora.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 11 – GEOMETRIA ESPACIAL COM O GEOGEBRA EM 3D
Luis Pereira de Amorim, Regimar Alves Ferreira, Júlio César Santos Pereira

Objetivos:
Proporcionar uma reflexão quanto a inserção dos softwares nas aulas de matemática;
Discutir as possibilidades de aprendizagem com a inserção do software Geogebra nas aulas de matemática;
Construir sólidos geométricos com software Geogebra;
Propor a investigação matemática agregado ao uso do Geogebra.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 12 – GNUPLOT: ESBOÇO DE GRÁFICOS 2D COM ENFASE NA MODELAGEM MATEMÁTICA DE DADOS FICTÍCIOS
Wellington Vieira Ferreira

Objetivos:
A proposta do minicurso é oferecer aos participantes a oportunidade de num trabalho conjunto e interativo construir:
Conceitos básicos da construção de gráficos em duas dimensões utilizando o software Gnuplot;
Conceitos básicos do Ajuste de Curvas utilizando o software Gnuplot.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 13 – IMPLICAÇÕES DAS ATIVIDADES CULTURAIS NO ENSINO E NA FORMAÇÃO DO ALUNO: A CULTURA NA/DA ESCOLA E O PLANEJAMENTO ESCOLAR/DISCIPLINAR
Vânia Carmem Lima, Andreane Miyahara Neves

Objetivos:
Discutir os aspectos da cultura e sua relação com datas comemorativas na escola de educação básica e suas implicações na formação da identidade do aluno e da cidadania;
Discutir a importância da correlação planejamento e prática pedagógica para o fomento da interdisciplinaridade, da reflexão e da criticidade nas atividades escolares e projetos culturais da escola;
Fomentar a pesquisa na prática pedagógica como produção de conhecimento entre docente e discente.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 14 – INTERAÇÕES, BRINCADEIRAS E ENSINO: O QUE É MAIS IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?
Laís Leni Oliveira Lima, Mariana Lima Martins, Amelioene Franco Rezende de Souza

Objetivos:
Discutir pressupostos teóricos indicadores de que a via de humanização das crianças e de seu desenvolvimento psíquico é a apropriação cultural dos saberes que as condições de vida ajudam realizar.
Compreender a educação de crianças menores de cinco anos fundamentada em bases científicas;
Debater os conceitos de interação, brincadeiras e ensino;
Refletir sobre o papel das interações, da brincadeira e do ensino na Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica;

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 15 – INTRODUÇÃO AO USO DO KIT LEGO MINDSTORMS® COMO ARTEFATO PARA O ENSINO DE FÍSICA
Vagner Lucio Paulino, Rodrigo Claudino Diogo

Objetivos:
A oficina tem como objetivo apresentar uma proposta de uso da tecnologia para abordar com ludicidade e de forma contextualizada conteúdos programáticos da disciplina de Física.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 16 – JOGO DE TABULEIRO PARA A APRENDIZAGEM DE FORÇA E A PRIMEIRA LEI DE NEWTON NO ENSINO DE FÍSICA
Ceila de Brito Dias, Joel Oliveira Dias, Maria Sueli da Silva Gonçalves 

Objetivos:
Contribuir com o ensino-aprendizagem dos conceitos relacionados aos conteúdos Força e a Lei da Inércia, usando o jogo de tabuleiro como uma ferramenta alternativa para o ensino de Física.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 17 – JOGOS DIDÁTICOS/EDUCATIVOS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA
Fernando Aparecido de Moraes

Objetivos:
Promover a discussão e reflexão sobre os aspectos teóricos/práticos relacionados à utilização do jogo no ensino das Ciências Naturais e da Matemática, esperando, com isso, que os participantes possam conhecer um pouco mais a respeito das questões fundamentais envolvidas no planejamento e utilização de um jogo didático/educativo em sala de aula.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 18 – JOGOS E LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marília Darc Cardoso Cabral e Silva, Danúbia Carvalho de Freitas Ramos, Adriana Aparecida Molina Gomes

Objetivos:
apresentar o conceito de literatura infantil, de jogos e alfabetização matemática; propor e discutir atividades relacionadas à literatura infantil e aos jogos no ensino e aprendizagem de matemática; e compreender as contribuições dos jogos e da literatura infantil no ensino da matemática.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 19 – LEITURA E ENSINO: O USO DE TEXTOS JORNALÍSTICOS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO NA FÍSICA
Vinício da Silva Teixeira, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

Objetivos:
Contribuir para uma melhor compreensão dos conteúdos de Física, fazendo leitura de uma reportagem, procurando interpretar, verificar, fazer questionamentos, relacionar ou até mesmo compreender melhor conceitos físicos presentes no texto jornalístico.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 20 – MATELUDICANDO: MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS
Claudionor Renato da Silva

Objetivos:
Apresentar a abordagem do MATEludicando com práticas voltadas ao ensino-aprendizagem de matemática na educação infantil e anos iniciais, em uma perspectiva de inovação educacional.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 21 – NORMAS E TÉCNICAS DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIO COM ÊNFASE NO PREPARO DE SOLUÇÕES
Alexandre Fermanian Neto

Objetivos:
Proporcionar ao aluno os primeiros contatos com o laboratório de química prática;
Conhecer os principais utensílio de um Laboratório de Química e suas aplicações;
Identificar as informações constantes nas vidrarias utilizadas no laboratório;
Identificar no laboratório as vidrarias que são utilizadas para medidas exatas;
Preparar soluções;
Expressar as concentrações das soluções em g/L, molaridade e porcentagem em massa.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 22 – O ABACO NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Emiliana Batista de Oliveira, Hyanka Cezário de Paula, Raylla Rodrigues, Isabela Silva Paraguassú, Adriana Aparecida Molina Gomes

Objetivos:
Trabalhar alguns conceitos de materiais concretos. Mostrar alguns tipos de materiais concretos. Apresentar o ábaco horizontal e vertical. Construir o ábaco vertical. Ensinar as operações de adição, subtração e multiplicação por meio do ábaco. Resolver tarefas envolvendo as operações de adição, subtração e multiplicação com o ábaco.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 23 – O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Edivanilda Barbosa de Oliveira, Maria Lucimar Alencar de Sousa Silveira, Marta João Francisco Silva Souza, Rodrigo Claudino Diogo

Objetivos:
Apresentar subsídios para o uso de histórias em quadrinhos, como recurso didático para o ensino de diversos conteúdos de ciências, mas, sobretudo, como possibilidade avaliativa no fundamental II.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 24 – OBJETOS DE APRENDIZAGEM E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PEDAGOGIA VISUAL NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Adriano Aparecido da Silva, Flomar Ambrosina Oliveira Chagas, Aderineide Honorato Oliveira, Regimar Alves Ferreira, Renata Lima Cardoso

Objetivos:
Apresentar o processo histórico da Educação de Surdos e a pedagogia visual;
Possibilitar considerações sobre a TIC no processo de ensino e de aprendizagem e suas contribuições para a prática visual em uma proposta de Educação para Todos;
Utilizar software na construção e demonstrações do ensino de Frações

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 25 – OFICINA: SENTINDO A SURDEZ NA PELE
Fernanda Cândido e Silva, Leila Alves Martins, Thayla de Almeida Silva, Jéssica Pereira de Oliveira, Shirley Alves de Souza Fernandes

Objetivos:
Sensibilizar os participantes quanto as dificuldades vivenciadas pelos surdos, principalmente com relação à permanência deles no ambiente escolar;
Apresentar e discutir a cultura e os conceitos que envolvem a pessoa surda;
Compreender os aspectos específicos da educação do sujeito surdo.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 26 – PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA INTEGRAÇÃO CURRICULAR NO VIÉS DO TRABALHO COLABORATIVO
Alline Braga Silva, Rita Rodrigues de Souza Tallyta da Silva Curado, Tiago Romeiro de Jesus,

Objetivos:
Compartilhar experiências de integração curricular e/ou práticas pedagógicas integradas com fundamentação teórico-metodológica na relação trabalho e educação;
Apresentar, por meio de exemplificação e discussão, alguns conceitos basilares para a configuração de um currículo integrado: omnilateralidade, politecnia, interdisciplinaridade;
Fomentar a elaboração de propostas de integração por meio de práticas pedagógicas a partir de situações-problema e trabalho colaborativo.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 27 – SENTINDO NA PELE O DALTONISMO
Ceila de Brito Dias, Edivanilda Barbosa de Oliveira, Joel Oliveira Dias, Maria Sueli da Silva Gonçalves, Ulysses Gusmão de Oliveira

Objetivos:
Reproduzir a sensação de ser um daltônico para participantes não daltônicos
Colocar em discussão o tema “Daltonismo”
Contribuir com reflexões que promovam acessibilidade aos daltônicos.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 28 – SENTINDO NA PELE: A CEGUEIRA
Adriano Aparecido da Silva, Renata Lima Cardoso, Alexandre Fermanian Neto, Luís Pereira de Amorim, Regimar Alves Ferreira

Objetivos:
Investigar os conhecimentos dos participantes sobre a pessoa com deficiência visual;
Permitir que reflitam sobre seus conhecimentos por meio de atividades do cotidiano, “Sentindo na pele”;
Realizar atividades pedagógicas e experimentos no laboratório de química com os olhos vendados;
Identificar as possíveis reações dos participantes diante da sala de aula inclusiva.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 29 – SENTINDO NA PELE: DIFICULDADE MOTORA
Danubia Carvalho de Freitas Ramos, Wagna Mendes Vieira, Geilanes Alves do Nascimento Barros, Julio César Santos Pereira

Objetivos:
Realizar um estudo sobre os direitos legais dos deficientes físicos;
Compreender a importância da acessibilidade no que tange a inclusão de alunos com deficiência física no espaço escolar e demais espaços;
Apresentar atividades que levem os participantes a refletirem sobre as dificuldades dos deficientes físicos.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 30 – SOFTWARE GEOGEBRA NA INVESTIGAÇÃO DAS RAZÕES TRIGONOMÉTRICAS DOS ÂNGULOS DE 30º, 45º E 60º
Kelen Helena de Oliveira, Sidneis Martins Da Silva

Objetivos:
Investigar como obter os valores das razões trigonométricas dos ângulos de 30º, 45º e 60º.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 31 – TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO E FORMAÇÃO POLITÉCNICA: INTER-RELAÇÕES COM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E CULTURA
Elina Assis de Lima Ribeiro, Camila Leopoldina Batista dos Santos, Manoel Napoleão Alves de Oliveira, Marta João Francisco Silva Souza, Fabrício Vieira Campos, Rita Rodrigues de Souza

Objetivos:
O minicurso buscará:
Compartilhar leituras sobre fundamentos ontológico-históricos da relação trabalho e educação;
Apresentar e discutir alguns conceitos basilares para a configuração de um currículo integrado: omnilateralidade, politecnia, interdisciplinaridade;
Tratar as dimensões da formação humana integral;
Discutir as implicações de um currículo integrado para a atuação docente, discente e gestão.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Minicurso 32 – VIAGEM PELO SISTEMA SOLAR
Rodrigo Ferreira Marinho, Nícolas Siqueira da Silva, Luiz Cesar Leite Filho 

Objetivos:
Proporcionar uma visão ampla do nosso sistemas solar, destacando características particulares de cada um dos corpos celestes que constituem o nosso sistema solar.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 33 – WEBQUEST: EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU
Wagna Mendes Vieira, Danubia Carvalho de Freitas Ramos, Geilanes Alves do Nascimento Barros

Objetivos:
Apresentar um estudo sobre o que é WebQuest e seu histórico; Exemplo da WebQuest: Equações do primeiro grau disponível na Internet; Construção de uma WebQuest investigativa no ensino de matemática feita pelos participantes utilizando a plataforma Google Sites.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa


Oficina 34 – XADREZ NO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS
Devacir Vaz de Moraes, Agnaldo Gonçalves Borges, Emerson Rodrigo Colleto, Paulo Ricardo de Carvalho, Aureo Ferreira de Lima Neto, Giovane Barbosa Aragão

Objetivos:
Ensinar as regras do jogo percebendo a importância para o desenvolvimento social, intelectual e cooperativo dos alunos. Desenvolver nos estudante maior capacidade de raciocínio lógico e melhorar a capacidade de interpretação das situações apresentados nas disciplinas de ciências, além de ajudar na concentração, memorização e proporcionar melhor aprendizado de sala, além de estimular o espírito competitivo, desenvolver habilidades sociais como cooperação, respeito a si mesmo e ao próximo, além de desenvolver a capacidade de lidar com frustrações (derrotas) e administrar com respeito as vitórias.

Clique aqui e baixe o pdf da proposta completa