Minicursos e Oficinas 2017

Minicursos/Oficinas Oferecidos – 2017

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Detalhes dos Minicursos abaixo:
Minicurso – 1 – Terça (26/09): 13h30min às 17h30min.

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR

Mara Rúbia de Souza Rodrigues Morais

Objetivos: A partir dos fundamentos do interacionismo sociodiscursivo, oferecer subsídios teóricos e metodológicos vinculados ao conceito de sequência didática (Cf. DOLZ, NOVERRAZ & SCHNEUWLY, 2004), que possam contribuir para a integração da linguagem às práticas de ensino de Ciências e Matemática, consideradas sob a ótica da interdisciplinaridade e da Educação Unitária.

Público-alvo: Professores de Língua Portuguesa, Ciências e Matemática; estudantes de cursos de licenciatura e de pós-graduação.

Número de Vagas: 30

Material Individual: Folhas para anotações e Coletânea a ser disponibilizada eletronicamente (a depender do acesso prévio aos emails dos inscritos)


Minicurso – 2 – Terça (26/09): 13h30min às 17h30min.

ENGLISH THROUGH THEMES

Camila Leopoldina Batista dos Santos

Objetivos: Discutir o conceito de língua/linguagem através da problematização do ensino de língua estrangeira/adicional por meio de temas que envolvam questões identitárias e questões que despertem a comunidade escolar para uma análise crítica da sociedade.

Público-alvo: Professores/as de línguas.

Número de Vagas: 30

Material Individual: Papel e Caneta


Oficina – 3 – Terça (26/09): 13h30min às 17h30min.

CONSTRUÇÃO DE FOGUETES DE GARRAFA PET

Lara Calixta Dias, Ana Cláudia Ferreira Lima, Rodrigo Ferreira Marinho, Vitor Hugo Queiroz Silva, Mateus Jose Cardoso e Victor Alexandre Ferreira Silva Gouveia.

Objetivos: “Estudar dos conceitos de Física relacionados aos foguetes
Incentivar o uso de atividades experimentais no ensino de Física”

Público-alvo: Docentes e alunos de licenciatura nas áreas de Ciências e público interessado.

Número de Vagas: 30

Material Individual:
Para o foguete de ar comprimido:
1. Folhas de papel
2. Garrafas: a garrafa de 2 litros funciona muito bem para um foguete de tamanho regular, mas se quiser fazer um mini, pode usar garrafa de 500 ml
3. Material para os estabilizadores: papel-cartão ou papelão fino servem bem
4. Fita adesiva para decorar e juntar as peças do foguete
5. Tesoura
6. Massinha ou argila
7. Cola
8. Rolha

Para o foguete de bicarbonato de sódio e vinagre:
1. Vinagre
2. Bicarbonato de Sódio
3. Papel filme
4. Bexiga
5. Caneta marcadora
6. Pequeno objeto afiado
7. Elástico
8. Garrafa plástica
9. Tesoura
10. Cartolina ou papelão
11. Fita adesiva


Minicurso – 4 – Terça (26/09): 19h às 22h30min.

JOGOS MATEMÁTICOS: UM RECURSO PARA POTENCIALIZAR O TRABALHO DOCENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Marília Darc Cardoso Cabral e Silva e Kattiusce Cândido Silva

Objetivos: “Realizar um estudo sobre práticas pedagógicas utilizadas pelos professores do ensino fundamental I relacionadas ao ensino da matemática.
Compreender a importância dos jogos no processo de ensino da matemática no ensino fundamental I;
Apresentar jogos educativos e podem auxiliar no ensino de matemática no ensino fundamental I;”

Público-alvo: “Professores do ensino fundamental I, alunos da graduação e de pós – graduação, pais de estudantes no ensino fundamental I.”

Número de Vagas: 20

Material Individual: Não há


Oficina – 5 – Terça (26/09): 19h às 22h30min.

WEBQUEST COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Caroline Prado Brignoni, Marta João Francisco Silva Souza, Patrícia Gomes de Souza Freitas e Thiago Batista Assis

Objetivos: “Apresentar a WQ como ferramenta didática para o ensino de conteúdos de Ciências; Apresentar as potencialidades do uso da WQ para o ensino de Ciências; Apresentar os diferentes tipos de WQ; Apontar plataformas (sites) que possibilitam a elaboração de WQ; Ensinar os participantes a elaborar uma WQ.”

Público-alvo: Estudantes de Licenciatura e professores de Física/ Ciências

Número de Vagas: 20

Material Individual: Os recursos utilizados para oficina serão disponibilizados online, porem cada participante deverá ter uma conta ativa no Google.


Oficina – 6 – Terça (26/09): 19h às 22h30min.

ENSINO DE LIBRAS COMO L2

Giselma Ribeiro de Souza

Objetivos: Aquisição do vocabulário básico de Libras, compreendendo as particularidades culturais e linguísticas das comunidades surdas, além de desenvolver habilidades comunicativas que contribua para a inclusão da pessoa surda no âmbito educacional.

Público-alvo: Alunos do curso de licenciatura.

Número de Vagas: 20

Material Individual: Papel, caneta, caderno.


Minicurso – 7 – Quarta (27/09): 13h30min às 17h30min.

O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COMO METODOLOGIA VIÁVEL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Elismar Gonçalves da Silva, Marta João Francisco Silva Souza, Patrícia Gomes de Souza Freitas e Suenir Carneiro de Lima Assis

Objetivos: “O minicurso buscará:
– Apresentar os fundamentos básicos do ensino por investigação e as características de atividades investigativas;
– Discutir as etapas de desenvolvimento de atividades investigativas;
– Desenvolver uma atividade investigativa sobre modelagem científica.”

Público-alvo: Docentes, alunos de graduação e pós-graduação e todos que tenham interesse na temática do minicurso.

Número de Vagas: 20

Material Individual: Caneta e papel para anotações.


Minicurso – 8 – Quarta (27/09): 13h30min às 17h30min.

UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA CINEMÁTICA ATRAVÉS DA ROBÓTICA EDUCACIONAL

Adriano Fonseca Silva

Objetivos: A robótica pedagógica, nesta proposta, tem como objetivo principal motivar e envolver alunos do curso de licenciatura e pós-graduação na área de ciências exatas para construção de experimentos que se caracterizam pela busca de soluções de problemas que propiciarão o estabelecimento de hipóteses, sistematização do conhecimento e, com isso a pesquisa científica. Por meio de simulações, em mundos virtuais e reais, colocam o aluno e o professor diante do computador em um ambiente que facilita a manipulação, trabalhando com o paradigma erro-acerto. A utilização dos recursos de robótica de cunho pedagógico pode contribuir para a criação de um ambiente de descoberta e sobretudo de aprendizagem, levando à investigação cientifica. Estabelece-se com esse recurso um processo contínuo de colaboração, motivação, criatividade, desenvolvimento intelectivo e senso crítico. Nesse processo, os conceitos básicos como, por exemplo, movimento, peso, velocidade, tempo e força resultante, tempo, escalas métricas e geometria que serão apreendidos porque tornar-se-ão significativos

Público-alvo: Alunos de graduação e pós-graduação da área de ciências exatas.

Número de Vagas: 16

Material Individual: Notebook


Oficina – 9 – Quarta (27/09): 13h30min às 17h30min.

SOFTWARES E APLICATIVOS DE ASTRONOMIA

Nilson Tavares Filho

Objetivos: Utilizar softwares e aplicativos gratuitos para ajudar a localizar as constelações, estrelas, planetas e outros objetos astronômicos.

Público-alvo: Alunos de Ensino Médio ou Superior

Número de Vagas: 25

Material Individual: Smartphone


Minicurso – 10 – Quarta (27/09): 19h às 22h30min.

COSTURA E ENSINO DE CIRCUNFERÊNCIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA POR INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PARA SURDOS.

Fabiana Leal Nascimento, Benjamim Cardoso da Silva Neto, Kênia Reis de Sousa e Elita Assis de Lima

Objetivos: “Reconhecer e explorar a situação problemática apresentada;
Formular questões e conjecturas sobre a problemática apresentada;
Realizar testes para o refinamento das conjecturas;
Justificar as conjecturas formuladas para a situação problemática;
Avaliar o raciocínio ou o resultado do raciocínio
Definir o número Pi a partir da manipulação de objetos circulares.
Relacionar as medidas obtidas com a planificação de objetos cilíndricos ao comprimento da circunferência.”

Público-alvo: Professores e alunos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio Regular ou Profissional, Proeja, da Licenciatura em Matemática e intérpretes de libras.

Número de Vagas: 20

Material Individual: Tesoura sem ponta; Régua; Calculadora; Agulha de costura à mão; Compasso. Fita durex colorida


Minicurso – 11 – Quarta (27/09): 19h às 22h30min.

A IMPORTÂNCIA DO PALADAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM

Vanessa Silveira Moraes Santos, Kelen Helena de Oliveira, Josemar Rosa da Silva e Marília Darc Cardoso Cabral e Silva

Objetivos: ” Estudar fatores que compõe o sentido do paladar, suas percepções e mecanismos.
Apontar alguns fatores que possibilitam a perda do paladar.
Identificar a relação entre o sentido do paladar com o processo de ensino e de aprendizagem.
Propor experimentos capazes de estimular o paladar.”

Público-alvo: Professores da educação básica, estudantes de licenciaturas, pais de alunos da educação básica.

Número de Vagas: 20

Material Individual: Não há


Atividade – 12 – Quarta (27/09): 19h às 22h30min.

OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS COM TELESCÓPIO

Nilson Tavares Filho

Objetivos: Realizar observações de objetos astronômicos do céu de Jataí por meio de telescópio.

Público-alvo: Público em geral

Número de Vagas: 25

Material Individual: Não há


Minicurso – 13 – Quinta (28/09): 13h30min às 17h30min.

METODOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS COM ENFOQUE EM SEQUÊNCIA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO (SEI)

Ana Paula Mateus Braga e Danillo Vaz Borges de Assis

Objetivos: “Compreender o que é e quais as características de uma Sequência de Ensino por Investigação (SEI).
Propor alternativas para o ensino de ciências com o uso de diferentes metodologias, com enfoque em SEI.”

Público-alvo: Estudantes de Licenciatura e Professores de Química/ Física/ Biologia/ Ciências.

Número de Vagas: 20

Material Individual: Folhas de papel A4, pincéis para quadro branco.


Minicurso – 14 – Quinta (28/09): 13h30min às 17h30min.

O ENSINO DE QUÍMICA PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: DOS SABERES TRADICIONAIS PRESENTES NO COTIDIANO DA COMUNIDADE QUILOMBOLA KALUNGA AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Juliana Moraes Franzão

Objetivos: A partir dos saberes tradicionais existentes na Comunidade Quilombola Kalunga apresentar como é possível e importante associar os saberes tradicionais com o conhecimento científico, para uma educação que promova o reconhecimento e valorização das Comunidades Remanescentes de Quilombo que se encontram quase que invisíveis na sociedade brasileira.

Público-alvo: Licenciandos ou Pós-Graduandos na área de ciências.

Número de Vagas: 40

Material Individual: Bloco de anotações, caneta, lápis de escrever e lápis de cor (se possível)


Oficina – 15 – Quinta (28/09): 13h30min às 17h30min.

O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA GEOMETRICA EUCLIDIANA

Elias Rafael de Sousa

Objetivos: “Capacitar os participantes para o manuseio do software Geogebra tendo como objetivo sua utilização como auxilio para o ensino aprendizagem de matemática dentro ou fora da sala de aula;
Conhecer e manusear as ferramentas do software Geogebra;
Trabalhar com atividades voltadas ao ensino da matemática.”

Público-alvo: Estudantes de Matemática

Número de Vagas: 10

Material Individual: Papel, lápis, borracha e caneta


Minicurso – 16 – Sexta (29/09): 8h às 12h.

INVESTIGANDO DEMONSTRAÇÕES DO TEOREMA DE PITÁGORAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA

Kelen Helena de Oliveira, Daisy Santos Cabral, Júlio César Santos Pereira e Regimar Alves Ferreira

Objetivos: “Dialogar a respeito da utilização da Investigação Matemática e do uso do software Geogebra no ensino-aprendizagem de conteúdos matemáticos.
Utilizar ferramentas do software Geogebra na construção de demonstrações do Teorema de Pitágoras.
Investigar as propriedades de demonstrações do Teorema de Pitágoras com a utilização do software Geogebra.”

Público-alvo: Comunidade em geral, alunos e professores da Educação Básica e Superior.
Número de Vagas: 20

Material Individual: Caso o participante tenha notebook poderá levar o mesmo para baixar o software Geogebra e realizar as tarefas propostas no mesmo.


Minicurso – 17 – Sexta (29/09): 8h às 12h.

A CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA: DO TRADICIONAL AO INOVADOR

Antônio Divino Santos de Souza, Emyldes de Lima Silva, Eveline da Silva Gontijo Moreira

Objetivos: “Articular conhecimentos teóricos e práticos – práxis educativa
Apresentar estratégias de ensino que estimulem a construção de aprendizagens no ensino de ciências e matemática.
Promover discussão sobre a utilização de recursos didáticos que conduzem a construção de conhecimentos em ciências e matemática.”

Público-alvo: Professores que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental; alunos de graduação

Número de Vagas: 20

Material Individual: Caderno, lápis, borracha, régua


Minicurso – 18 – Sexta (29/09): 8h às 12h.

CONHECENDO A PLATAFORMA BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ASPECTOS LEGAIS DA PESQUISA CIENTÍFICA E SOBRE O PROCESSO DE SUBMISSÃO AO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

Tattiana Fernandes de Oliveira Melo

Objetivos: “a) Apresentar os principais aspectos éticos e legais que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de uma pesquisa científica, tomando por base a Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012, e a Resolução nº. 510, de 7 de abril de 2016;
b) Apresentar a Plataforma Brasil e como utilizá-la;
c) Refletir sobre os aspectos éticos e legais da pesquisa científica envolvendo seres humanos e construir um modelo de projeto de pesquisa que atenda a esses princípios.”

Público-alvo: Interessados no desenvolvimento de pesquisas científicas. Alunos e professores de pós-graduação. Proponentes e pesquisadores responsáveis por projetos de pesquisas cadastrados em programas da instituição na qual estão vinculados.

Número de Vagas: 30

Material Individual: Caneta e papel para as anotações.


Minicurso – 19 – Sexta (29/09): 8h às 12h.

USO DAS TIC NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: SOFTWARE GEOGEBRA

Rodolfo Cavalcante Pinheiro, Cláudio Lourenço Araújo e Roberto Fernandes Matias

Objetivos: Explorar o Software Geogebra como ferramenta para uso em sala de aula, bem como evidenciar seu potencial e funcionalidade para as aulas de matemática do Ensino Fundamental e Médio.

Público-alvo: Professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática.

Número de Vagas: 30

Material Individual: Folhas para anotação e notebook (se possível).