Anais Minicursos e Oficinas 2016

Anais Minicursos/Oficinas 2016

XIII Semana de Licenciatura

MINICURSO 1 – MULHER: DA IDADE MÍDIA À IDADE MÉDIA
Flomar Ambrosina Oliveira Chagas

Ementa: A proposta neste minicurso envolve conteúdo da filosofia, da teologia e da ciência que foram domínio exclusivo dos homens, a ausência feminina na construção desses saberes legitima a desigualdade entre mulheres e homens..

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MINICURSO 2 – SEQUÊNCIA DIDÁTICA: DA ESSÊNCIA ÀS DIFERENTES APLICAÇÕES PEDAGÓGICAS
Rita Rodrigues de Souza

Ementa: Sequência Didática. Histórico. Conceitos. Aplicações em diferentes áreas de conhecimento. Implicações para a formação docente.

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MINICURSO 3 – GUARDEM OS CELULARES! O LETRAMENTO DIGITAL E A APRENDIZAGEM MÓVEL NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM.
Antônio Alves de Oliveira Neto e Nayara Regina Bispo Assis Freitas

Ementa: Discutir o Letramento Digital e sua imersão no contexto educacional. Partindo da perspectiva da Aprendizagem Móvel, discutir como o celular smartphone pode tornar-se aliado do professor no processo de ensino e aprendizagem, desde o uso de ferramentas nativas (câmera, GPS, calculadora e outros) a aplicativos para a educação ou de redes sociais virtuais..

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MINICURSO 4 – O SOFTWARE GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA COM FOCO NA DINAMIZAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA
Elias Rafael de Sousa, Duelci Aparecido de Vaz Freitas e Ana Karine Moreira da Silva

Ementa: Introdução ao Software Geogebra; Teorema de Pitágoras; Distância entre dois pontos; Cálculo do coeficiente angular de uma reta.

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MINICURSO 5 – GÊNEROS ORAIS, ESCOLARIZAÇÃO E LETRAMENTO:
O ORAL TAMBÉM SE ENSINA.
Elta Moreira da Silva

Ementa: Gêneros orais x oralidade – Distinções; Escolarização dos gêneros orais em coleções do Ensino Fundamental e Ensino Médio (com predominância deste); e outras áreas do conhecimento.; Atividades propostas pela escolarização e que tipo de letramentos são desenvolvidos por elas; As atividades propostas necessitam de modalização? Como fazê-lo?; Produção de uma sequência didática para o ensino do “Debate Regrado”.

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OFICINA 7 – O USO DO SOFTWARE CHEMWIN COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Carlos Cézar da Silva, Ana Paula Mateus Braga, Angélica Ramos da Luz e Sérgio Henrique de Almeida

Ementa: Fórmulas estruturais de moléculas orgânicas do cotidiano; Isomeria; Reações orgânicas do cotidiano.

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MINICURSO 8 – TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA SALA DE AULA: PREZI, WIX, GOOGLE DRIVE, GOOGLE EARTH PRO E SOFTWARE HAGÁQUÊ
Zaqueu Henrique de Souza, Stelamara Souza Pereira e Kliver Moreira Barros

Ementa: As possibilidades de aplicação das tecnologias digitais nos processos educacionais das seguintes ferramentas: Prezi (apresentação de slides); Wix (criação de sites); Google Drive (arquivos para compartilhamento e edição em tempo real); Google Earth Pro (mapas); e Software Hagáquê (histórias em quadrinhos). Abordando-as como suporte para diversas metodologias aplicadas no desenvolvimento das aulas com enfoque na relação aluno/conteúdo e professor/conteúdo, sendo a tecnologia mediadora destas relações possibilitando aos alunos e professores a contextualização dos conteúdos.

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MINICURSO 9 – ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL LEVE: LEGISLAÇÃO E SUGESTÕES METODOLÓGICAS
Janaína Aparecida Silva Bassani, Adilaine Márcia da Mota Parisotto, Daniella de Souza Bezerra, Jane Teixeira do Vale Macedo e Layanne Barbosa Pazinatto

Ementa: Este minicurso almeja discutir brevemente a problemática do ensino-aprendizagem de alunos com Deficiência Intelectual (D.I.) leve, especialmente no que se refere à flexibilização curricular no ensino de Ciências, além de oferecer algumas sugestões metodológicas para auxiliar no trabalho do professor em sala de aula. Para isso, será apresentada e brevemente debatida a Lei nº 13.146/2015; em seguida serão relatadas algumas experiências exitosas bem como algumas sugestões metodológicas. Este minicurso tem como público alvo professores da educação básica, graduandos e pós-graduandos, especialmente àqueles que atuam ou atuarão como professores de alunos com D.I. já que a legislação em vigor garante a inclusão deles no ensino básico.  Compreendo que a formação continuada possibilita melhores horizontes de efetivação da educação inclusiva, serão objeto de discussão no minicurso, as especificidades do aluno com D.I. no que tange à flexibilização e ao ensino-aprendizagem de ciências.

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OFICINA 10 – POTENCIALIDADES DO SOFTWARE GEOGEBRA PARA O ENSINO DE FUNÇÕES E GEOMETRIA
Kliver Moreira Barros

Ementa: Funções e Geometria por meio do software matemático Geogebra.

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MINICURSO 11 – EXPERIMENTAÇÃO EM MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DA TABUADA GEOMÉTRICA.
Dilene Gomes de Miranda, Rosimeyre Gomes da Silva Merib

Ementa: Aritmética: multiplicação e suas propriedades; números primos; Álgebra: produtos notáveis; Geometria: figuras geométricas e áreas de quadriláteros.

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MINICURSO 12 – A TEORIA DA ATIVIDADE COMO REFERENCIAL PARA A PESQUISA EDUCACIONAL: FUNDAMENTOS, DESDOBRAMENTOS E UM EXEMPLO DE INTERVENÇÃO FORMATIVA NA ÁREA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Rodrigo Claudino Diogo

Ementa: Fundamentos da teoria da atividade de Leontiev. A estrutura da atividade. Motivos, significados, significações e objeto. Engëstrom e uma nova visão sobre a teoria da atividade. A contradição como princípio da transformação do sistema de atividade. A intervenção formativa como unidade entre pesquisa e formação. A teoria da aprendizagem expansiva. Um caso de uso da teoria da atividade na pesquisa sobre formação de professores.

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MINICURSO 14 – INCLUSÃO DIGITAL NO ESTUDO DAS SECÇÕES CÔNICAS COM A UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA
Kelen Helena de Oliveira, Duelci Aparecido de Freitas Vaz

Ementa: Pesquisas confirmam que atualmente as tecnologias da informação e comunicação estão presentes praticamente em todos os setores do contexto social. Portanto faz-se necessário que a inclusão digital no ambiente escolar aconteça de forma a contribuir com a inserção dos alunos no âmbito da realidade da sociedade contemporânea. Desse modo torna-se imprescindível a capacitação de professores para utilização apropriada de recursos tecnológicos. Neste sentido, este minicurso objetiva promover um diálogo sobre a importância da inclusão digital nas escolas e no ensino de conteúdos matemáticos, contribuir com a capacitação dos participantes na construção das secções cônicas: Parábola, Elipse e Hipérbole com a utilização do software Geogebra e investigar as propriedades básicas dessas secções..

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