Dia 05/10/2022 – Palestra de Abertura – Desdobramentos da teoria histórico-cultural no contexto da educação básica: contribuições do sistema de ensino Elkonin-Davydov
Prof. Dr. André Luiz Araújo Cunha
Licenciado e Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2004). Especialização em Formação de Professores – Ensino de Ciências pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestrado (2014) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano. É membro do Conselho Editorial das revistas Pedagogy and Psychology of Education (Universidade Estatal de Belgorod – Rússia) e Revista Educativa (PUC-GO). Avaliador ad hoc da Revista Brasileira de Ensino Superior – REBES e Revista Internacional Educon. Participa do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos do CNPq, coordenado pelo professor Dr. José Carlos Libâneo (PUC-GO). Tem experiência na área de Matemática, com atuação nos níveis de ensino: Fundamental, Médio,Superior e Pós-Graduação. Participa atualmente, como pesquisador, dos projetos de pesquisas: “Concepções sobre finalidades educativas escolares no século XXI” e “Bases e formas de organização do ensino para a diversidade sociocultural na escola e na sala de aula”. Realiza pesquisas fundamentadas na teoria histórico-cultural e na teoria do Ensino Desenvolvimental, formulada por V. V. Davydov.
Currículo Completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2042697909795467
Dia 07/10/2022 – Mesa Redonda
Profa. Dra. Elizabeth Esperidião
Enfermeira graduada pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP) 1977. Psicóloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1996). Especialista em Enfermagem Psiquiátrica pela EERP/USP (1978) e em Gestalt-terapia pelo Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (1997). Mestrado e Doutorado em Enfermagem Psiquiátrica, pela EERP-USP (2001 e 2005). Professora Aposentada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás (FEN/UFG) com atuação no ensino e pesquisa na área de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental. Líder do RECUID – Refletir para Cuidar: Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção em Saúde Mental/CNPq. Membro da Rede Goiana de Pesquisa em Enfermagem na Gestão, desenvolvimento de pessoas e da tecnologia de grupo no contexto do trabalho em saúde (REPEGET/FEN/UFG). Coordenadora Adjunta Nacional do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental/Associação Brasileira de Enfermagem (DEPSM/ABEn). Consultora de vários periódicos de Enfermagem e Psicologia. Experiência na área de Enfermagem Psiquiátrica e Psicologia, atuando principalmente nos temas: formação de recursos humanos; desenvolvimento de pessoas e educação em enfermagem; Políticas de Atenção em Saúde Mental; atendimento em grupo, práticas e processos grupais; e Felicidade, bem viver e Saúde Mental.
Currículo Completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/1143743711641872
Profa. Dra. Marcia Ferreira Torres Pereira
Possui mestrado e doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) com ênfase na Teoria Crítica da Escola de Frankfurt e estágio sanduíche pelo PPGE da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com Pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atua como pesquisadora com ênfase na área de Pedagogia e Psicologia Social a partir da abordagem Teórico Crítica da Escola de Frankfurt. Desenvolve estudos em extensão e pesquisa com ênfase na teoria crítica frankfurtiana sobre a concepção de autoridade docente, concepção de infância, literatura, violência, cultura letrada, indústria cultural e cultura digital. Possui trabalhos, artigos e pesquisa sobre autoridade e poder, literatura e estética, formação e semiformação, análises fílmicas, teorias pedagógicas e racionalidade. Atualmente é Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica e Educação da UFSCar – Endereço de acesso: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6252062747622313, como coordenadora do projeto de pesquisa ?Literatura, Memórias e Testemunhos de uma realidade?, coordena o projeto de extensão ?Literatura para crianças e diversidade social? e com a pesquisa ?Meu fã, meu herói: identidade e formação nas narrativas digitais?. É docente pesquisadora, vinculada ao Núcleo de Estudos em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte ? NEVIDA nas linhas de Teoria Crítica e Educação e Estética, registrada no diretório de pesquisa Teoria Crítica, Cultura e Educação Universidade Federal de Goiás (acesso ao diretório: dgp.cnpq.br/dgp/espelholinha/9589142141326535141933). Atua como docente em efetivo exercício no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE-UFG, em regime de Dedicação Exclusiva e como docente credenciada no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UFG.
Currículo Completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2231224475242389