Dia 21/06/2021 – Palestra de Abertura às 14h
Dr. Miguel A. Santos Rêgo
“Aprender juntos em tempos de Crise. A ecologia da cooperação na Ciência e no Ensino.”
Amplos estudos na Cambridge University (Reino Unido), University of Illinois em Urbana–Champaign e Johns Hopkins University (EUA). Também foi professor visitante da University of Southern Mississippi, da University of Texas at Brownsville (EUA) e da University of Palermo (Argentina), entre outras.
Além de ter dirigido 20 (vinte) Projetos de Pesquisa realizados em editais competitivos, publicou 35 livros, cerca de 60 capítulos de livros e aproximadamente 150 artigos em periódicos internacionais de alto impacto. E são 27 teses de documentação que dirijo neste momento.
Foi Vice-Reitor do Corpo Docente da Universidade de Santiago de Compostela, e Vice-Diretor Geral de Universidades do Governo Autônomo da Galiza. Atualmente é Diretor do Departamento de Pedagoxia e Didática da USC, e Presidente da Comissão Galega de Relatórios, Avaliação, Certificação e Acreditação, confere a Autoridade para a Qualidade do Sistema Universitário (ACSUG).
Coordena o Grupo de Pesquisa Esculca-USC (que é o Grupo de Referência do Sistema Universitário) e duas Redes de Pesquisa na Espanha.
Recebeu o Prémio Nacional de Investigação Educacional em Espanha e o Prémio de Investigação Pedagógica ‘María Barbeito’ na Comunidade Autónoma da Galiza.
Pertence a diferentes autoridades de avaliação na Europa e na América, bem como várias sociedades e associações científicas, como a European Educational Research Association (EERA) ou a American Educational Research Association (AERA)
Ter seis avaliações positivas de professores de cinco anos reconhecidas e seis (6) Períodos de pesquisa de seis anos pela Comissão Nacional de Avaliação da Atividade de Pesquisa (CNEAI), que é o máximo que pode ser alcançado na Espanha.
Dia 22/06/2021 – A partir das 19:30 min
Profa. Dra. Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar
“Tecnologias no trabalho/formação docente: questões sobre usos e apropriações”
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, na PUC Goiás. Graduou-se em Ciências Biológicas, licenciatura e bacharelado, pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) e do Departamento de Educação em Ciências (DEC) no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) – UFG. Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação), membro do Fórum de Licenciatura da UFG e do Centro de estudos e pesquisas em didática (CEPED). Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação e tecnologias, teorias da educação, processos pedagógicos, formação de professores e Educação em Ciências.
Currículo Completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/3758976350155947
Prof. Dr. Márcio Urel Rodrigues
“A Pandemia e a Coisificação do Oitavo Conhecimento Necessário a Docência”
Educador matemático com o objetivo de contribuir com os processos formativos de professores de Matemática no Estado de Mato Grosso e no Brasil. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2016. Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista ? Unesp/Rio Claro/SP. 2007. Graduado no curso de Licenciatura Plena de Matemática pela UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso em 2004. Professor Efetivo com Dedicação Exclusiva vinculado a Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT/Barra do Bugres. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – UNEMAT/Campus de Barra do Bugres/MT;
Currículo Completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/8802973146318543
Dia 22/06/2021 – A partir das 19:30 min
Profa. Dra. Cleci Teresinha Werner da Rosa
“A metacognição como estratégia de aprendizagem: relatos de intervenções didática em Ciências e Matemática”
Possui Licenciatura em Matemática e Física; Especialização em Educação Matemática; Especialização em Ensino de Física; Mestrado em Educação; Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina com estudos no Grupo de Investigación sobre el Aprendizaje de las Ciencias na Universidad de Álcala de Henares – España; Pós-doutorado na Unversidad de Burgos – España. Professora de Física da Educação Básica (1990 a 2002) e da Universidade de Passo Fundo desde 1993 (Titular III). Coordenadora da Área e do Curso de Física por diferentes mandatos, Coordenadora da UPF Editora (2013-2014), membro do Conselho Universitário (2011-2018) e coordenadora de Área PIBID/Capes/Física (2012-2018). Atualmente é docente permanente e Coordenadora do Programa de Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado e Doutorado Profissional) e docente permanente e vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado Acadêmico), ambos na Universidade de Passo Fundo – UPF. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Cientifica e Tecnológica (GruPECT) e investiga as seguintes temáticas associadas aos processos educativos (ensino e aprendizagem): Metacognição, Aprendizagem Significativa, Alfabetização Científica, Ensino por Investigação e Ensino por Indagação. Coordena convênios internacionais e integra a Red Internacional de Investigación em Ensenãnza de las Ciencias. Revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.
Currículo Completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2811799682690860
Profa. Dra. Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
“Educação e Ciência: Para Quê”
Possui Doutorado em Educação (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, 2002), Mestrado em Educação (Universidade Federal de Goiás, 1997), Graduação e Licenciatura em Enfermagem (Universidade Federal de Goiás, 1985). Na da Pontifícia Universidade Católica de Goiás atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e docente colaboradora no Mestrado em Atenção à Saúde. Na Faculdade de Inhumas, atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena a Equipe editorial da Revista Educativa (PUC Goiás). Integra o Conselho Consultivo da Revista Obutchénie e da Revista Brasileira da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural. Atua como revisora de periódicos científicos da área de educação. É vice-líder do Grupo de Pesquisa Teorias da Educação e Processos Pedagógicos (CNPq). Realiza estudos e pesquisas na concepção histórico-cultural e do ensino desenvolvimental. Temas de interesse: didática, aprendizagem, ensino e desenvolvimento humano, finalidades educativas. ORCID https://orcid.org/0000-0003-3978-0238
Currículo Completo disponível em: http://lattes.cnpq.br/4340349253071492