A Semlic 2019 recebeu 103 propostas de Trabalhos neste ano, sendo 11 oficinas, 08 minicursos, 49 Artigos Completo e 35 Resumos Expandidos.
Agradecemos a todos os autores que submeteram trabalhos para o evento. A seguir a lista de trabalhos recebidos. Os nomes dos autores foram suprimidos em virtude do processo de avaliação.
Artigos e Resumos:
- A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS DIVERSOS ESPAÇOS. REVENDO AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E REPENSANDO A PRÁTICA.
- A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
- A DECODIFICAÇÃO DA CIÊNCIA EM CONTEÚDOS ESCOLARES: REFLEXÕES DOS RESULTADOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
- A FÍSICA NA EJA: UM LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO BRASIL
- A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR PREPONDERANTE NA CARREIRA DO PROFESSOR: DESAFIOS ENFRENTADOS E SUPERAÇÕES
- A FORMAÇÃO CONTINUADA E O TRABALHO DOCENTE DE QUALIDADE ACERCA DO PANIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
- A PRODUÇÃO CIENTÍFICA FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E DE MATEMÁTICA
- A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
- ANÁLISE CONCEITUAL DE TERMINOLOGIAS DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA EM LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
- APLICATIVOS QUE INCLUEM: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
- APONTAMENTOS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CAIAPÔNIA- GO E SUA RELAÇÃO COM PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
- APRENDER A SER PROFESSOR PESQUISADOR DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
- APRENDER POLINÔMIOS E POLÍGONOS ATRAVÉS DOS JOGOS
- AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA RELACIONADA AOS CONCEITOS DE GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS NO 6º AO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
- ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DO CONCEITO DE PROBLEMA
- ATENDIMENTO EXTRACLASSE: UMA FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
- ATIVIDADE DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: “CARRINHOS
- AVALIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS FLORAIS SECUNDÁRIOS EM PSYCHOTRIA CARTHAGENENSIS
- CANTANDO A CITOLOGIA: UM MÉTODO LÚDICO DE ENSINO
- CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE NO DIAGNÓSTICO FUNCIONAL DOS IDOSOS NAS UNIDADE DE SAÚDE
- COLETA SELETIVA: SUA INFLUÊNCIA NO MEIO AMBIENTE
- COMPOSTAGEM: ALTERNATIVA DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS UTILIZANDO DIFERENTES MODELOS DE COMPOSTEIRAS
- CONTRIBUIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO NUMA ABORDAGEM CTS
- DESMISTIFICANDO UM POUCO DA CULTURA ORIENTAL: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE CHINA, COREIA DO SUL E JAPÃO!
- DO MOBRAL AO PNAIC: POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS VOLTADAS À ALFABETIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA COM AS POLÍTICAS AMBIENTAIS
- EDUCAÇÃO, CULTURA E IMAGEM NOS ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS
- ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E OS CONCEITOS DE QUÍMICA
- ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU A PARTIR DA CONTA DE ÁGUA: UMA ABORDAGEM FREIRE-CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA EJA
- ESTUDO COMPARADO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATRAVÉS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA .
- ESTUDO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E ÉTNICO NAS CIÊNCIAS EXATAS
- ESTUDO DE FRAÇÃO POR MEIO PROPOSTA DA METODOLOGIA ATIVA: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
- ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
- FLUXO DE PÓLEN EM PSYCHOTRIA CARTHAGENENSIS Jacq. EM FRAGMENTO FLORESTAL ANTROPIZADO
- FOLCLORE BRASILEIRO: PESQUISA E ADAPTAÇÃO DE HISTÓRIAS FOLCLÓRICAS DO BRASIL
- FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS TEM SINALIZADO
- FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
- HIPERMÍDIA NO ENSINO DE FÍSICA: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO
- INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- INVESTIGANDO AS CRENÇAS DE FORMANDAS EM LETRAS INGLÊS ACERCA DE FATORES (DES) MOTIVANTES NA DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA
- JOGOS ELETRÔNICOS COMO OBJETO DE ESTUDO DA HISTÓRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS PRESENTES NO JOGO RESIDENT EVIL 4
- JOGOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS
- LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS CAPACIDADES TRABALHADAS NO CADERNO APRENDER+
- MATEludicando NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO COM JOGOS NA LINGUAGEM DA BNCC
- MATEMATIZANDO: PROJETO DE LABORATÓRIO MÓVEL DE MATEMÁTICA
- METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
- NORMATIZAÇÃO DOS SINAIS ENSINADOS NAS DISCIPLINAS DE LIBRAS
- O “LAUDO” E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA
- O ALVORECER DAS TEORIAS CRÍTICAS DO CURRÍCULO SOBRE O CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO: O REGIME MILITAR E O PRELÚDIO DA NOVA REPÚBLICA EM NARRATIVA
- O CONTRATO DE ESTUDO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: LIBERDADE DE ESCOLHA E RESPONSABILIDADE EM SALA DE AULA
- O DIREITO À CIDADE, A CIDADE EDUCADORA E A PRAÇA CÍVICA DE GOIÂNIA: UMA BREVE REVISÃO SOBRE OS POTENCIAIS DA PRAÇA.
- O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
- O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
- O ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE POR MEIO DO BARALHO E DO PÔQUER
- O LÚDICO E OS JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
- O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL A PARTIR DE 1990
- O QUE AS PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ- GO PENSAM SOBRE O CONSELHO E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?
- O TRABALHO DA (O) PSICÓLOGA (O) E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
- O USO DE FILMES COMO RECURSO DE ESTÍMULO À LEITURA
- O USO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS PARA ALUNOS DE DEPENDÊNCIA: A BUSCA PELO ENGAJAMENTO DISCIPLINAR PRODUTIVO
- O USO DO SOFTWARE ALGODOO PARA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE ÓPTICA
- O USO DO SOFTWARE MODELLUS PARA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE CINEMÁTICA
- OS GÊNEROS ORAIS NA PROPOSTA DIDÁTICA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
- OUTORGA, USO E REUSO DA ÁGUA DE MINA: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE
- PINTANDO, CONSTRUINDO E COMPREENDENDO A TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO: VENCENDO A DISCALCULIA
- POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM VALPARAÍSO DE GOIÁS
- POSSIBILIDADES PARA A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUAS: A CONSTRUÇÃO DE WEBQUEST
- PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM FORMA DE EXPOSIÇÃO MUSEOGRÁFICA
- QUANTIFICAÇÃO DE ÍONS METÁLICOS EM SUPLEMENTOS ALIMENTARES DA MARCA WHEY PROTEIN INGERIDOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NA CIDADE DE URUAÇU-GO
- QUÍMICA FORENSE NA IDENTIFICAÇÃO HUMANA
- REEDUCAÇÃO FINANCEIRA CONSCIENTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE PÚBLICA
- RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DA INCLUSÃO E REALIZAÇÃO DE OFICINA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS: relato de Experiência na educação para o ensino fundamental
- SOBRE A AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
- TIC E TRABALHO DOCENTE: DAS DIFICULDADES À RESISTÊNCIA AO USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO
- UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM SALA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG – CÂMPUS ANÁPOLIS
- UM ESTUDO SOBRE O USO DO INGLÊS INSTRUMENTAL
- UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PÓS-GRADUÇÃO DO IFG – CAMPUS JATAÍ
- UMA PROPOSTA DIDÁTICA ALTERNATIVA PARA A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA NO ENSINO MÉDIO
- USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA DENTRO DO CURSO DE ENGENHARIA
- USO DO APLICATIVO LICHESS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
- VIDA, VÍCIO E (NÃO) SUICÍDIO: A IMPORTÂNCIA DA SUBSTÂNCIA
Minicursos e Oficinas
1. A DUPLA DETERMINAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM PAUTA: HUMANIZAÇÃO X ALIENAÇÃO
2. A ROBÓTICA LEGO MINDSTORMS EV3 NA PROPOSTA STEM
3. COTIDIANOS EM DANÇA: POÉTICAS URBANAS EM CENA
4. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO – ENTENDENDO OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
5. EXPLORANDO AS RELAÇÕES ENTRE FOTOMETRIA E LUMINOSIDADE
6. FANZINE: RECURSO PEDAGÓGICO PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
7. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: TABUADA GEOMÉTRICA PARA LIDAR COM AS ESPECIFICIDADES DA DISCALCULIA
8. INTERDISCIPLINARIDADE E COMPOSTAGEM
9. MATEludicando NA BNCC: A MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
10. METODOLOGIAS ARTÍSTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA
11. MULHERES NA CIÊNCIA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS EXATAS
12. O FETICHISMO DA INFÂNCIA E O TRABALHO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM ENSINO INTENCIONAL E PLANEJADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
13. OFICINA DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE DADOS EM INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
14. OPERAÇÕES BÁSICAS E JOGOS MATEMÁTICOS
15. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: PROMOÇÃO DA IGUALDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
16. RÁDIO DO SÉCULO XXI: PODCAST PARA EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
17. TEATRO E MATEMÁTICA NO MESMO PALCO
18. TECNOLOGIAS MÓVEIS E METODOLOGIAS ATIVAS
19. VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL