Semlic 2019 recebe 103 Propostas de Trabalhos

A Semlic 2019 recebeu 103 propostas de Trabalhos neste ano, sendo 11 oficinas, 08 minicursos, 49 Artigos Completo e 35 Resumos Expandidos.

Agradecemos a todos os autores que submeteram trabalhos para o evento. A seguir a lista de trabalhos recebidos. Os nomes dos autores foram suprimidos em virtude do processo de avaliação.

Artigos e Resumos:

  1. A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NOS DIVERSOS ESPAÇOS. REVENDO AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E REPENSANDO A PRÁTICA.
  2. A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA NA CONCEPÇÃO DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL.
  3. A DECODIFICAÇÃO DA CIÊNCIA EM CONTEÚDOS ESCOLARES: REFLEXÕES DOS RESULTADOS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO
  4. A FÍSICA NA EJA: UM LEVANTAMENTO DOS TRABALHOS APRESENTADOS NOS PRINCIPAIS EVENTOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DO BRASIL
  5. A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO FATOR PREPONDERANTE NA CARREIRA DO PROFESSOR: DESAFIOS ENFRENTADOS E SUPERAÇÕES
  6. A FORMAÇÃO CONTINUADA E O TRABALHO DOCENTE DE QUALIDADE ACERCA DO PANIC NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  7. A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL II
  8. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E DE MATEMÁTICA
  9. A QUÍMICA DOS COSMÉTICOS: UMA OFICINA TEMÁTICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
  10. ANÁLISE CONCEITUAL DE TERMINOLOGIAS DAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA E BIOLOGIA EM LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
  11. APLICATIVOS QUE INCLUEM: UMA VIVÊNCIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
  12. APONTAMENTOS ACERCA DA CONSTITUIÇÃO E FUNCIONAMENTO DO CONSELHO MUNICIPAL DE CAIAPÔNIA- GO E SUA RELAÇÃO COM PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
  13. APRENDER A SER PROFESSOR PESQUISADOR DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA
  14. APRENDER POLINÔMIOS E POLÍGONOS ATRAVÉS DOS JOGOS
  15. AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA PARA A FORMAÇÃO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA RELACIONADA AOS CONCEITOS DE GEOMETRIA, GRANDEZAS E MEDIDAS NO 6º AO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  16. AS CONTRIBUIÇÕES DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
  17. ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA DISCUSSÃO A RESPEITO DO CONCEITO DE PROBLEMA
  18. ATENDIMENTO EXTRACLASSE: UMA FERRAMENTA DE SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
  19. ATIVIDADE DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: “CARRINHOS
  20. AVALIAÇÃO DOS POLIMORFISMOS FLORAIS SECUNDÁRIOS EM PSYCHOTRIA CARTHAGENENSIS
  21. CANTANDO A CITOLOGIA: UM MÉTODO LÚDICO DE ENSINO
  22. CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE NO DIAGNÓSTICO FUNCIONAL DOS IDOSOS NAS UNIDADE DE SAÚDE
  23. COLETA SELETIVA: SUA INFLUÊNCIA NO MEIO AMBIENTE
  24. COMPOSTAGEM: ALTERNATIVA DE APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS UTILIZANDO DIFERENTES MODELOS DE COMPOSTEIRAS
  25. CONTRIBUIÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE SOLUÇÕES NO ENSINO MÉDIO NUMA ABORDAGEM CTS
  26. DESMISTIFICANDO UM POUCO DA CULTURA ORIENTAL: SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE CHINA, COREIA DO SUL E JAPÃO!
  27. DO MOBRAL AO PNAIC: POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS VOLTADAS À ALFABETIZAÇÃO E SEUS IMPACTOS NO TRABALHO DOCENTE
  28. EDUCAÇÃO AMBIENTAL: RELAÇÃO DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NA ESCOLA COM AS POLÍTICAS AMBIENTAIS
  29. EDUCAÇÃO, CULTURA E IMAGEM NOS ESPAÇOS MUSEOLÓGICOS
  30. ENSINO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I E OS CONCEITOS DE QUÍMICA
  31. ENSINO DE FUNÇÃO POLINOMIAL DE PRIMEIRO GRAU A PARTIR DA CONTA DE ÁGUA: UMA ABORDAGEM FREIRE-CTS NO ENSINO DE MATEMÁTICA DA EJA
  32. ESTUDO COMPARADO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ATRAVÉS DA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGOS NAS MODALIDADES PRESENCIAL E EM EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA .
  33. ESTUDO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E ÉTNICO NAS CIÊNCIAS EXATAS
  34. ESTUDO DE FRAÇÃO POR MEIO PROPOSTA DA METODOLOGIA ATIVA: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM
  35. ESTUDO DE UMA ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
  36. FLUXO DE PÓLEN EM PSYCHOTRIA CARTHAGENENSIS Jacq. EM FRAGMENTO FLORESTAL ANTROPIZADO
  37. FOLCLORE BRASILEIRO: PESQUISA E ADAPTAÇÃO DE HISTÓRIAS FOLCLÓRICAS DO BRASIL
  38. FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O QUE AS PRODUÇÕES ACADÊMICAS TEM SINALIZADO
  39. FORMAÇÃO DOCENTE E TECNOLOGIAS DIGITAIS: A UTILIZAÇÃO DA WEBQUEST NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
  40. HIPERMÍDIA NO ENSINO DE FÍSICA: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO
  41. INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  42. INVESTIGANDO AS CRENÇAS DE FORMANDAS EM LETRAS INGLÊS ACERCA DE FATORES (DES) MOTIVANTES NA DOCÊNCIA EM LÍNGUA INGLESA EM ESCOLA PÚBLICA
  43. JOGOS ELETRÔNICOS COMO OBJETO DE ESTUDO DA HISTÓRIA CULTURAL: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES FEMININAS PRESENTES NO JOGO RESIDENT EVIL 4
  44. JOGOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO: APRENDENDO AS FUNÇÕES EXPONENCIAIS
  45. LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS: ANÁLISE DAS CAPACIDADES TRABALHADAS NO CADERNO APRENDER+
  46. MATEludicando NOS ANOS INICIAIS: UMA PROPOSTA DE PROJETO DE ENSINO COM JOGOS NA LINGUAGEM DA BNCC
  47. MATEMATIZANDO: PROJETO DE LABORATÓRIO MÓVEL DE MATEMÁTICA
  48. METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM: CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
  49. NORMATIZAÇÃO DOS SINAIS ENSINADOS NAS DISCIPLINAS DE LIBRAS
  50. O “LAUDO” E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA PSICANALÍTICA
  51. O ALVORECER DAS TEORIAS CRÍTICAS DO CURRÍCULO SOBRE O CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO: O REGIME MILITAR E O PRELÚDIO DA NOVA REPÚBLICA EM NARRATIVA
  52. O CONTRATO DE ESTUDO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA: LIBERDADE DE ESCOLHA E RESPONSABILIDADE EM SALA DE AULA
  53. O DIREITO À CIDADE, A CIDADE EDUCADORA E A PRAÇA CÍVICA DE GOIÂNIA: UMA BREVE REVISÃO SOBRE OS POTENCIAIS DA PRAÇA.
  54. O ENSINO DE RAZÃO E PROPORÇÃO POR MEIO DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
  55. O ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  56. O ESTUDO DE ANÁLISE COMBINATÓRIA E PROBABILIDADE POR MEIO DO BARALHO E DO PÔQUER
  57. O LÚDICO E OS JOGOS PEDAGÓGICOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
  58. O PROCESSO DE MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL A PARTIR DE 1990
  59. O QUE AS PROFESSORAS/ES DA REDE MUNICIPAL DE JATAÍ- GO PENSAM SOBRE O CONSELHO E O PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO?
  60. O TRABALHO DA (O) PSICÓLOGA (O) E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  61. O USO DE FILMES COMO RECURSO DE ESTÍMULO À LEITURA
  62. O USO DE SEQUÊNCIAS DE ENSINO INVESTIGATIVAS PARA ALUNOS DE DEPENDÊNCIA: A BUSCA PELO ENGAJAMENTO DISCIPLINAR PRODUTIVO
  63. O USO DO SOFTWARE ALGODOO PARA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE ÓPTICA
  64. O USO DO SOFTWARE MODELLUS PARA CONSTRUÇÃO DE EXPERIMENTOS DE CINEMÁTICA
  65. OS GÊNEROS ORAIS NA PROPOSTA DIDÁTICA DO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  66. OUTORGA, USO E REUSO DA ÁGUA DE MINA: UM CAMINHO PARA A SUSTENTABILIDADE
  67. PINTANDO, CONSTRUINDO E COMPREENDENDO A TABUADA DE MULTIPLICAÇÃO: VENCENDO A DISCALCULIA
  68. POLÍTICAS PÚBLICAS, EDUCAÇÃO INCLUSIVA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM VALPARAÍSO DE GOIÁS
  69. POSSIBILIDADES PARA A APLICAÇÃO DE TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUAS: A CONSTRUÇÃO DE WEBQUEST
  70. PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM FORMA DE EXPOSIÇÃO MUSEOGRÁFICA
  71. QUANTIFICAÇÃO DE ÍONS METÁLICOS EM SUPLEMENTOS ALIMENTARES DA MARCA WHEY PROTEIN INGERIDOS POR PRATICANTES DE ATIVIDADE FÍSICA NA CIDADE DE URUAÇU-GO
  72. QUÍMICA FORENSE NA IDENTIFICAÇÃO HUMANA
  73. REEDUCAÇÃO FINANCEIRA CONSCIENTE COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA REDE PÚBLICA
  74. RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A DIVULGAÇÃO DE AÇÕES DA INCLUSÃO E REALIZAÇÃO DE OFICINA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
  75. SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVO DE CIÊNCIAS: relato de Experiência na educação para o ensino fundamental
  76. SOBRE A AUTORIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA
  77. TIC E TRABALHO DOCENTE: DAS DIFICULDADES À RESISTÊNCIA AO USO DE TECNOLOGIAS NO PROCESSO EDUCATIVO
  78. UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES DOCENTES EM SALA NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFG – CÂMPUS ANÁPOLIS
  79. UM ESTUDO SOBRE O USO DO INGLÊS INSTRUMENTAL
  80. UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PÓS-GRADUÇÃO DO IFG – CAMPUS JATAÍ
  81. UMA PROPOSTA DIDÁTICA ALTERNATIVA PARA A TEORIA DA RELATIVIDADE RESTRITA NO ENSINO MÉDIO
  82. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA DENTRO DO CURSO DE ENGENHARIA
  83. USO DO APLICATIVO LICHESS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA
  84. VIDA, VÍCIO E (NÃO) SUICÍDIO: A IMPORTÂNCIA DA SUBSTÂNCIA

Minicursos e Oficinas

1. A DUPLA DETERMINAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE EM PAUTA: HUMANIZAÇÃO X ALIENAÇÃO
2. A ROBÓTICA LEGO MINDSTORMS EV3 NA PROPOSTA STEM
3. COTIDIANOS EM DANÇA: POÉTICAS URBANAS EM CENA
4. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPO – ENTENDENDO OS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
5. EXPLORANDO AS RELAÇÕES ENTRE FOTOMETRIA E LUMINOSIDADE
6. FANZINE: RECURSO PEDAGÓGICO PARA INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
7. FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: TABUADA GEOMÉTRICA PARA LIDAR COM AS ESPECIFICIDADES DA DISCALCULIA
8. INTERDISCIPLINARIDADE E COMPOSTAGEM
9. MATEludicando NA BNCC: A MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL
10. METODOLOGIAS ARTÍSTICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA
11. MULHERES NA CIÊNCIA: AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO CAMPO DAS CIÊNCIAS EXATAS
12. O FETICHISMO DA INFÂNCIA E O TRABALHO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UM ENSINO INTENCIONAL E PLANEJADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
13. OFICINA DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DE DADOS EM INVESTIGAÇÕES EM ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
14. OPERAÇÕES BÁSICAS E JOGOS MATEMÁTICOS
15. PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO: PROMOÇÃO DA IGUALDADE, INTERDISCIPLINARIDADE E ASPECTOS SOCIOCOGNITIVOS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
16. RÁDIO DO SÉCULO XXI: PODCAST PARA EDUCAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
17. TEATRO E MATEMÁTICA NO MESMO PALCO
18. TECNOLOGIAS MÓVEIS E METODOLOGIAS ATIVAS
19. VIGOTSKI, LEONTIEV E ELKONIN: O PAPEL DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL