CHAMADA DE TRABALHOS

Tema Evento_2017

A Coordenação de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) convida para a submissão de trabalhos conforme orientações a seguir.

1. CRONOGRAMA

cronograma2017

2. O EVENTO

O Encontro Regional de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste (EnCOTurH) é uma ação colaborativa do Instituto Federal de Goiás junto às Instituições de Ensino que ofertam cursos na área de Turismo e Hospitalidade da Região Centro-Oeste do Brasil. Em sua primeira edição, será coordenado pelos professores dos cursos de Bacharelado em Turismo e Técnico Integrado em Cozinha, com apoio do Laboratório de Turismo e Hospitalidade e do Laboratório Gastronômico do Câmpus Goiânia (IFG). Nesse grande evento serão incorporados outros dois em sua programação: a 10ª Semana de Turismo e Hospitalidade do IFG e o Fórum de Coordenadores e Professores da área de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste.

É importante dizer que o EnCOTurH já foi apresentado à comunidade acadêmica durante o ano de 2016[1], mas não ocorreu em função da adesão dos servidores à greve geral e das manifestações dos alunos que resultaram em ocupação do Câmpus, onde seria realizado o evento. No momento, ficou o compromisso de reapresentarmos a proposta no ano seguinte, como se faz agora. Nesse sentido, reforça-se que este evento já tem trabalhos inscritos e aprovados (estes casos serão tratados via e-mail pela Comissão Organizadora), mas foi acordado que abriríamos, por mais um breve tempo, o período para novas inscrições, dado a solicitação de algumas instituições interessadas em participar. Ressaltamos que não haverá prejuízo algum para os trabalhos já aceitos no evento e, ainda menos, para os que agora se candidatam. Todos serão muito bem-vindos.

[1] O Encontro Regional de Turismo e Hospitalidade e o 12º Festival Gastronômico deveriam acontecer entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2016.

 

3. EIXOS TEMÁTICOS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Tema central: “Interfaces entre política e atuação profissional no turismo”

Eixos Temáticos:

  • Espaços de lazer e recreação
  • Turismo, patrimônio, cultura e gastronomia
  • Política e planejamento de turismo
  • Processos, inovações e organização de produtos e serviços turísticos
  • Turismo, meio ambiente e desenvolvimento local
  • Turismo, profissionalização e educação

 

4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 4.1 Informações Gerais

  • O primeiro autor deverá enviar no e-mail encoturh@ifg.edu.br o cadastro para submissão de trabalhos, juntamente com o resumo, conforme modelo e devidas orientações a seguir;
  • No assunto do e-mail deve constar “SUBMISSÃO DE TRABALHO”;
  • Não serão aceitos trabalhos recebidos após o dia 12 de maio de 2017 ou sem qualquer das informações solicitadas neste documento;
  • Cada autor poderá enviar até 02 (dois) trabalhos como primeiro autor para apreciação da Comissão Científica do evento. Não serão aceitos resumos de pesquisas fragmentadas e com poucas contribuições;
  • A Comissão Científica avaliará os trabalhos, confirmando ou não sua aceitação, em caráter irrevogável, até dia 22 de maio de 2017. Os trabalhos não serão devolvidos para correção;
  • Será entregue apenas um certificado por trabalho apresentado, constando o nome de todos os autores que estão incluídos no resumo;
  • Os resumos submetidos deverão ser originais e apresentar resultados de projetos acadêmicos ou científicos, ou relatos de experiência ou ainda revisão de literatura;
  • Os resumos submetidos devem refletir um dos eixos temáticos, e sempre que possível atenderem ao tema principal dos eventos.

 IMPORTANTE: Ao submeter o trabalho, os autores estarão autorizando automaticamente a publicação do mesmo nos anais do evento.

4.2 Instruções para a preparação dos resumos

 

5. FORMAS DE APRESENTAÇÃO

Os autores deverão indicar durante a submissão o tipo de apresentação que preferem realizar, podendo ser nos seguintes formatos:

  • Comunicação oral
  • Os trabalhos aceitos serão apresentados por um ou mais dos autores em até 15 minutos;
  • As apresentações ocorrerão em salas que dispõem de projetor multimídia e computador, conforme programação que será disponibilizada no site do evento;
  • A elaboração da apresentação é de responsabilidade do (s) autor (es) e deve ser realizada em Power Point versão 1997 a 2003 (superior a 24, cor preta);
  • A apresentação deverá respeitar os tópicos constantes no resumo expandido e seguir o modelo do template, enviado pela Comissão Científica junto com a resposta do aceite do trabalho;
  • O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo enviado para submissão. As apresentações poderão conter, além do texto, figuras, gráficos, quadros e tabelas devidamente identificados.
  • Pôster

A confecção do pôster é de responsabilidade dos autores, seguindo as recomendações descritas a seguir:

  • Os trabalhos apresentados na forma de pôster deverão ter as dimensões: 0,90 metros de largura x 1,20 metros de altura, impressão de alta qualidade em papel ou lona, e seguir o modelo do template, enviado pela Comissão Científica junto com a resposta do aceite do trabalho;
  • O texto deve ser sucinto, claro e objetivo; e deverá conter as mesmas informações do resumo expandido incluindo as principais referências;
  • Recomenda-se utilizar figuras (fotografias, gráficos, tabelas, quadros, mapas e outros);
  • O apresentador, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público nos horários estabelecidos para apresentação dos trabalhos, conforme escala previamente fixada pela organização do evento e disponibilizada com antecedência. O horário programado pela organização do evento para a apresentação do pôster/banner não poderá ser alterado pelo autor.
  • É vetada a apresentação do pôster/banner:
  1. Por terceiros (não autores);
  2. Somente oral ou performática (sem o pôster);
  3. Trabalhos impressos fora do modelo estabelecido;
  4. Com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos e eletrônicos específicos apenas para apresentação oral;
  5. Com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.

 

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Relevância teórica e conceitual;
  • Abordagem contemporânea;
  • Cumprimento das regras de submissão e apresentação;
  • Adequação metodológica;
  • Enquadramento nos eixos temáticos do evento;
  • Integração ao tema central e aos eixos temáticos do evento.

 

7. DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO DE SUBMISSÃO OU EVENTOS

Enviar e-mail com assunto “DÚVIDA SUBMISSÃO” para: encoturh@ifg.edu.br

 

8. ARQUIVOS IMPORTANTES PARA DOWNLOAD:

ANEXO 1 – MODELO DE RESUMO

ANEXO 2 – CADASTRO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO

chamada de trabalhos NORMAS COMPLETAS