O EVENTO

O Instituto Federal de Goiás (IFG) oferta cursos na modalidade superior e técnico na área de Turismo e Hospitalidade, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão, necessárias para a sólida formação profissional. Os Festivais Gastronômicos (11 edições) e as Semanas de Turismo e Hospitalidade (7 edições) constituíram-se, historicamente, em momentos de aprimoramento da formação técnica e profissional de uma área que, a cada dia, demanda mais profissionais qualificados no Estado de Goiás.

ENCONTRO DE TURISMO E HOSPITALIDADE DO CENTRO OESTE

De caráter acadêmico-científico, o ENCONTRO DE TURISMO E HOSPITALIDADE DO CENTRO OESTE (EnCOTurH) resulta do amadurecimento de uma área consolidada por pesquisas e estudos desenvolvidos pelos professores ao longo de 16 anos no IFG, nos cursos de tecnologia em Gestão de Turismo e de Hotelaria. A efetivação recente do curso de Bacharelado em Turismo no IFG, único no estado de Goiás (reconhecido em março de 2017 com a nota 4 pelo MEC), requer a formação de um ambiente cada vez mais propício à análise, aos debates e às trocas de experiências sobre os temas de interesse da própria área e do trade turístico goiano, de modo a estimular parcerias e a contribuir para a sistematização de políticas públicas mais eficazes e práticas profissionais sustentáveis.

ENCOTURH

O Encontro Regional de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste (EnCOTurH) é uma ação colaborativa do Instituto Federal de Goiás junto às Instituições de Ensino que ofertam cursos na área de Turismo e Hospitalidade da Região Centro-Oeste do Brasil. Em sua primeira edição, será coordenado pelos professores dos cursos de Bacharelado em Turismo e Técnico Integrado em Cozinha, com apoio do Laboratório de Turismo e Hospitalidade e do Laboratório Gastronômico do Câmpus Goiânia (IFG). Nesse grande evento serão incorporados outros dois em sua programação: a 10ª Semana de Turismo e Hospitalidade do IFG e o Fórum de Coordenadores e Professores da área de Turismo e Hospitalidade do Centro-Oeste.

É importante dizer que o EnCOTurH já foi apresentado à comunidade acadêmica durante o ano de 2016[1], mas não ocorreu em função da adesão dos servidores à greve geral e das manifestações dos alunos que resultaram em ocupação do Câmpus, onde seria realizado o evento. No momento do cancelamento, ficou o compromisso de reapresentarmos a proposta no ano seguinte, como se faz agora. Nesse sentido, reforça-se que este evento já tem trabalhos inscritos e aprovados (estes casos serão tratados via e-mail pela Comissão Organizadora), mas foi acordado que abriríamos, por mais um breve tempo, o período para novas inscrições, dado a solicitação de algumas instituições interessadas em participar. Ressaltamos que não haverá prejuízo algum para os trabalhos já aceitos no evento e, ainda menos, para os que agora se candidatam. Todos serão muito bem-vindos.

[1] O Encontro Regional de Turismo e Hospitalidade e o 12º Festival Gastronômico deveriam acontecer entre os dias 05 e 08 de dezembro de 2016.