Apresentação

[social_share style=”circle” align=”horizontal” heading_align=”inline” text=”” heading=”” facebook=”1″ whatsapp=”1″ telegram=”1″ twitter=”1″ google_plus=”1″ linkedin=”1″ pinterest=”1″ link=”http://eventos.ifg.edu.br/v-coloquio-matematica-centro-oeste/apresentacao” /]

É de conhecimento geral que a matemática brasileira desfruta de sólido prestígio internacional, prova disso é que em 2018 o Brasil foi promovido ao grupo de elite da matemática mundial, Grupo 5 do ranking elaborado pela União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês). A promoção ao Grupo 5 é consequência da contribuição brasileira à matemática mundial e reconhece a excelência do trabalho da pesquisa nacional.

A entrada no Grupo 5 ocorre no ano em que o Brasil sediará, de 1º a 9 de agosto, o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM na sigla em inglês), mais importante encontro mundial da área, pela primeira vez realizado no Hemisfério Sul. Na edição de 2014, Artur Avila, pesquisador do IMPA, foi o primeiro brasileiro a receber a Medalha Fields, considerada o “Nobel” da Matemática. O ICM integra o Biênio da Matemática 2017-2018, uma série de iniciativas nacionais e internacionais para estimular, popularizar e fomentar melhorias no ensino da matemática no país, destacando sua relevância para o desenvolvimento pessoal e econômico.

Por outro lado, o ensino da matemática no Brasil enfrenta grandes desafios para combater as desigualdades regionais. Observa-se a necessidade de eventos que, ao mesmo tempo, contemplem questões relativas ao ensino e à formação de recursos humanos  em  Matemática,  incluindo  professores  do  ensino  básico  e  superior  e  que promovam a integração regional.

Com o intuito de difundir, integrar e universalizar o acesso ao conhecimento matemático a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) realiza a cada dois anos os colóquios de Matemática nas cinco regiões do país. O evento visa disseminar, na região, a Matemática, sua cultura e aplicações, para um amplo público formado por estudantes, em todos os níveis, e os professores e pesquisadores de matemática e de áreas afins.

Atualmente na região Centro-Oeste são 71 cursos de graduação em matemática (licenciatura, bacharelado e matemática industrial), 21 especializações, 3 mestrados acadêmicos, 2 doutorados e 11 polos do PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional coordenado pela SBM com apoio do IMPA.

FONTES: SBM e IMPA.