Submissão de Trabalhos

Imagem do WhatsApp de 2023-08-30 à(s) 06.13.23

Trabalhos Científicos Aprovados:

 

COMUNICAÇÕES ORAIS – Dia 18/10 (das 13h às 14h)

 CO1 – Sala S-213A

13h00 – 13h15 – Primeira Forma Fundamental e Aplicações
Karoline Victor Fernandes

13h15 – 13h30 – Equações Diferenciais Ordinárias de Primeira Ordem e suas Aplicações na Química: uma abordagem com a transformada de Laplace
Gabrielly Sevilha Fernandes; Regina Célia Bueno da Fonseca

13h30 – 13h45 – Contribuições de Kermack e Mckendrick para a Epidemiologia Matemática
Bruno Rodrigues Soares; Hugo Leonardo da Silva Belisário

13h45 – 14h00 – Análise do uso do Deep Learning em Diagnósticos de Eletrocardiografias: revisão integrativa
Anderson Carlos Gomes Martins; André Guissoni Fiusa; Hully Christiany Gonçalves Leite; Ludmilla Pinto Guiotti Cintra Abreu; Flávio Moraes de Miranda

 CO2 – Sala  S-213B

13h00 – 13h15 – Aprendizagem Matemática no Ensino Médio Integrado na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica
Matheus Gregório de Matos Souza; Arianny Grasielly Baião Malaquias

13h15 – 13h30 – Descobertas Destacadas na Pesquisa sobre o Ensino de Matemática para a Promoção da Educação Inclusiva
Luiza Barbosa Godinho; Ana Cristina Gomes de Jesus

13h30 – 13h45 – Vivências como Licenciando em Matemática: reflexões sobre a educação básica e o programa PIBID
Zaine Neves da Silva Souza; Sara Gabriele Lino Basílio; Ana Cristina Gomes de Jesus; Daniela Cristina de Oliveira

CO3 – Sala S-212

13h00 – 13h15 – Vivências de alunas Licenciandas em Matemática: reflexões sobre a educação básica e o programa PIBID
Bruna Levict Cardoso Ferreira; Giulliana Ferreira da Silva; Myllena Nayara Barbosa Pereira da Silva; Rebeca Moreira Rodrigues; Aneia Moraes Dos Santos

13h15 – 13h30 – Panorama da Educação Financeira na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações: um recorte de 2019 à 2022
Rafaela Gonçalves de Sousa; Ana Cristina Gomes de Jesus; Aline Nogueira Batista Moura

13h30 – 13h45 – O Pibidiano no Cotidiano Docente: reflexões sobre a educação básica e o programa PIBID
Isabella Lissa Ferreira Souza; Ana Cristina Gomes de Jesus; Daniela Cristina de Oliveira

CO4 – Sala S-210

13h00 – 13h15 – Mapa Teórico do uso da Robótica Educacional para Estudo de Funções nas Aulas de Matemática
Marcos Antônio Alvarenga Pereira; Kariton Pereira Lula

13h15 – 13h30 – Metodologias Ativas no Ensino da Matemática: uma perspectiva possível
Lucas Oliveira Silva, Aline Mota de Mesquita Assis

13h30 – 13h45 – Metodologias de Ensino de Matemática que utilizam de Problemas como Ferramenta Didática
Andreza Alves Bento do Rosario, Aline Mota de Mesquita Assis

13h45 – 14h00 – Projeto Recuperação de Conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental Segunda Fase
Alexandre Silva Duarte; Elaine Altino Freire Leite; Lidiaine Maria dos Santos; Luciano Calaça Alves; Manoel Bernardes de Jesus; Priscila Branquinho Xavier; Rogério da Silva Cavalcante.

 

COMUNICAÇÕES ORAIS – Dia 19/10 (das 13h às 14h)

CO5 – Sala S-213A

13h00 – 13h15 – Programação Linear pelo Método Gráfico
Iasmin Gabriele Sousa de Oliveira; Márcio Dias de Lima

13h15 – 13h30 – Cálculos Matemáticos na Trilateração para Geolocalização de Precisão
Leandro Karlito’s da Silva Aguiar; João Celso Ribeiro Leite Filho; Regina Célia Bueno da Fonseca

13h30 – 13h45 – Aplicações de Álgebra Linear
Julio Cezar Pedrosa da Silva; Aline Mota de Mesquita Assis

CO6 – Sala S-213B 

13h00 – 13h15 – O caleidoscópio da educação financeira: diferentes olhares sobre o letramento financeiro e suas implicações
Isabella Lissa Ferreira Souza; Ana Cristina Gomes de Jesus; Anna Karolina Moura Tereza; Fernando Henrique Alves Araújo Rezende

13h15 – 13h30 – Análise do cenário atual da educação financeira no acervo de dissertações e teses da Capes
Aline Nogueira Batista Moura; Ana Cristina Gomes de Jesus; Rafaela Gonçalves de Sousa

13h30 – 13h45 – PIBID: reflexão sobre as vivências pedagógicas no ensino de matemática
Daniela Cristina de Oliveira; Ana Cristina Gomes de Jesus; Aneia Moraes Dos Santos

13h45 – 14h00 – Estudantes de licenciatura em matemática: análise da educação básica na rede municipal de ensino vivenciado através do PIBID
Diogo de Freitas Santos; Rochel-Bills Malondha Zoba; Verite Clerveau; Ana Cristina Gomes de Jesus

CO7 – Sala S-212 

13h00 – 13h15 – Contribuições de Hermann Grassmann para o Desenvolvimento da Álgebra Linear
Julia Santana Garcia Borges; Aline Mota de Mesquita Assis

13h15 – 13h30 – Vida e obra de Sophie-Marie Germain: as contribuições de uma mulher matemática para a teoria dos números
Patrícia da Silva Costa; Aline Mota de Mesquita Assis

13h30 – 13h45 – Matemáticas Notáveis: uma análise das contribuições históricas e a necessidade de reconhecimento
Anna Júlia Alves de Oliveira; Ana Cristina Gomes de Jesus

13h45 – 14h00 – Explorando o Ensino Desenvolvimental para a Apropriação de Conceitos Matemáticos
Mariana Lemes Silva; Simone Ariomar de Souza

CO8 – Sala S-210

13h00 – 13h15 – Relato de Experiência: monitoria de matemática para atendimento de alunos com necessidades específicas
Pedro Victor Vieira de Matos; Ana Cristina Gomes de Jesus

13h15 – 13h30 – Análise das Atuais Publicações sobre Educação Inclusiva em três Periódicos da área de Educação Matemática
Jamille Monteiro de Paula; Mariana Elias Nascimento Costa; Ana Cristina Gomes de Jesus

13h30 – 13h45 – Análise da Eficácia dos Métodos de Ensino em Probabilidade e Estatística na Educação Superior: revisão narrativa
Júnior César dos Santos; Júllia Vieira Brandão; Ludmilla Pinto Guiotti Cintra Abreu; Flávio Moraes de Miranda

13h45 – 14h00 – Uma Revisão Sistemática sobre Funções de uma Variável Real: função linear e quadrática
Sara Gabriele Lino Basilio; Amanda Lúcio Rodrigues da Silva; Suzee Santana de Faria Souza; Regina Célia Bueno da Fonseca; Ana Cristina Gomes de Jesus

 


Prazo de Submissão de Trabalhos Científicos: 01/09/2023 à 15/09/2023Prorrogado até dia 27/09

Modalidades:

Eixos Temáticos:

Ao submeter um trabalho, o autor deverá fazer a opção para enquadrá-lo em um dos eixos temáticos listados abaixo:

  1. Matemática: trabalhos relacionados com a ciência Matemática, que estudam problemas, sistemas e modelos matemáticos teóricos.
  2. Matemática Aplicada: trabalhos relacionados com aplicações do conhecimento matemático a outros domínios.
  3. Formação de professores que ensinam matemática: trabalhos sobre a formação inicial ou continuada, bem como outros processos constitutivos da docência, de professores que ensinam matemática, inclusive de seus formadores, em todos os níveis e modalidades de ensino e contextos socioculturais de aprendizagem docente.
  4. Tendências no ensino de Matemática: trabalhos que discutem questões envolvendo Jogos Matemáticos, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Investigação Matemática, Etnomatemática, Tecnologias, História da Matemática e outras propostas metodológicas para o ensino de Matemática.
  5. Dimensões culturais e políticas na Educação Matemática: trabalhos que discutem a educação escolar indígena, a educação quilombola, a educação do campo, a educação de jovens e adultos, currículo e as práticas inclusivas, todas relacionadas com o ensino de Matemática.
Submeter Trabalho