Confira aqui tudo o que rolou na 12ª edição da Semana de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Goiás:
Prezados, os horários apresentados estão no Horário Padrão de Brasília, Fuso horário (GMT-3).
Abertura: Cálculo Diferencial e Integral: Novas Metodologias de Ensino-aprendizagem envolvendo Tecnologias
14 de junho às 19h
Diva Marília Flemming (UFSC)
Considerando-se a minha vida profissional, no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, envolvendo o Cálculo Diferencial e Integral, pretendo na palestra resgatar reflexões e resultados interessante das pesquisas mais recentes que mostram uma tendência para mudanças. As novas propostas investigadas apontam novas metodologias de ensino na modalidade presencial e a distância, agregando-se Recursos Tecnológicos em ambientes criativos e interdisciplinares.
Webinário: PIBID e PRP na formação inicial de professores de Matemática: Expectativas e desafios
15 de junho às 13h
Mediador: Glen Cézar Lemos (IFG) – Professor Dr. Aposentado
Professores convidados supervisores do PIBID: Alex silva pereira (CEPI Chico Mendes- Goiânia); Luis Fernando Ferreira Machado (IFG- Câmpus Valparaíso); Professores convidados preceptores Residência Pedagógica: Ricardo Cardoso de Paula (CEPI José Honorato); Ronaldo Caetano de Mendonça Junior (Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte).
Webinário: A estatística e o mercado de seguros
15 de junho às 16h
Jurandir Prazeres Filho (Consultor na Liberty Seguros)
A estatística desempenha um papel de suma importância em muitas áreas e isto inclui seguros em geral, sobretudo na área de precificação com a utilização de modelos preditivos dentre os quais se destacam os modelos lineares generalizados. Nesta apresentação abordamos os conceitos da área, análise de dados em seguros e a modelagem estatística utilizada na precificação.
Webinário: GeoGebra e Cultura Maker: entre Projetos Digitais e Físicos
15 de junho às 19h
Diego Lieban (IFRS)
Conversa sobre tecnologias digitais para o ensino de matemática, focando na cultura maker, na construção de materiais para o ensino de matemática e na resolução de problemas via o aplicativo GeoGebra para desdobra-los em problemas alternativos.
Webinário: Uma abordagem histórica da presença do infinito na matemática escolar
16 de junho às 13h
Tercio Girelli Kill (UFES)
A explanação terá como eixo de discussão uma pesquisa realizada no contexto da cultura escolar brasileira, cujo objetivo foi o de examinar a abordagem dispensada ao conceito de infinito em alguns manuais escolares de Matemática adotados no Brasil nos séculos XIX e XX. Em termos de resultados, a investigação ilustra que as conceituações sugeridas para a matemática escolar assumem diferentes formas históricas e despertam concepções não consensualizadas.
Webinário: Os games como abertura para processos de ensino e aprendizagem em matemática
16 de junho às 16h
Cristiano Tonéis (FIAP)
Nesta palestra apresentamos do conceito de jogo para os jogos digitais ou games, os tipos de games e suas potencialidades para espaços de aprendizagens. Ilustrando algumas das possibilidades que emergem nas experiências vividas ao jogar e uma forma alternativa para apresentação de conceitos matemáticos elementares como a resolução de problemas, pensando e o cálculo algébrico, representações numéricas fracionárias entre outros.
Webinário: Produções de Vídeos em Orientações de Estágio Supervisionado e na Residência Pedagógica: Vivências na Licenciatura em Matemática da UEG Campus Morrinhos
16 de junho às 19h
Maria Francisca da Cunha (UEG) e Luciano Feliciano de Lima (UEG)
Este trabalho visa apresentar uma experiência vivenciada num curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Morrinhos, onde professores formadores, discentes de Estágio Supervisionado II e IV e Residentes Pedagógicos elaboraram vídeos como meio de realizar atividades exigidas nesses componentes curriculares, uma vez que não se podia estar no colégio de forma presencial por causa do isolamento social decorrente da Pandemia causada pela Covid-19. Para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborada a seguinte pergunta diretriz: Como produzir vídeos de Matemática para um envolvimento ativo do aluno no processo de aprendizagem e sua contribuição para a formação de professores. Participaram dessa ação formativa dois (02) professores de Matemática do Colégio Estadual Sílvio Gomes de Melo Filho, dois (02) professores e trinta e dois (32) licenciandos em Matemática da Universidade Estadual de Goiás (UEG-Morrinhos). Para a realização das atividades foram realizadas reuniões semanais, online, gravadas e disponíveis no YouTube. Nessas reuniões eram debatidos textos voltados para investigação matemática e o ensino crítico, tais materiais deram a sustentação teórica para elaboração dos vídeos elaborados. Foram selecionados um vídeo de cada um dos três tipos produzidos: i) para além da resolução de exercícios; ii) transformação de exercício em atividade investigativa; iii) discussão de uma problemática da vida real. Esse trabalho com a produção dos vídeos indicou a relevância da criação de um roteiro com as informações iniciais para a fase inicial dessa elaboração e a escolha de softwares para a edição desses vídeos. Como resultados foram apresentados vídeos do tipo i) há explicações de mais de uma maneira de resolver um exercício e sugestões para que o estudante pense em outras maneiras de resolver um problema; nos vídeos do tipo ii) exercícios de resposta única são transformados em problemas abertos para serem refletidos contando com um envolvimento ativo dos sujeitos aprendentes; nos vídeos do tipo iii) há reflexões sobre problemáticas do cotidiano pela perspectiva da Matemática. O trabalho desenvolvido possibilitou aos licenciandos e residentes pedagógicos autonomia na busca do conhecimento, apropriando-se da ideia de uma aula de Matemática para uma participação ativa e crítica de conteúdos matemáticos.
Webinário: Formação, pesquisa e prática docente: desafios e possibilidades no processo de ensino e aprendizagem da Matemática
17 de junho às 13h
Luciana Nunes Fonseca (IFG), André Luiz Araújo Cunha (IF Goiano) e Priscila Branquinho Xavier (IFG)
Serão apresentadas reflexões acerca da formação inicial do professor de Matemática, quanto às políticas, estrutura curricular, entre outros aspectos. Aborda-se, ainda, possíveis contribuições da sociologia para a pesquisa e o ensino de matemática. E por fim, reflete-se sobre os desafios enfrentados pelos professores da Educação Básica brasileira e possibilidades para pratica docente a partir da teoria do Ensino Desenvolvimental.
Webinário: Inteligência artificial: aplicações e oportunidades
17 de junho às 16h
Cristiano Torezzan (Unicamp)
Nesta palestra apresentamos algumas aplicações de Inteligência Artificial e Métodos de Apoio à Decisão, tendo como base projetos e pesquisas que temos participado. O intuito é mostrar aos estudantes o potencial dessa área e destacar oportunidades de carreira para pessoas com formação em matemática.
Webinário: Desenhando as Curvas da Bosta com TikZ/LaTeX
17 de junho às 19h
Ole Peter Smith (UFG)
O TikZ é uma biblioteca do LaTeX capaz de gerar gráficos com excelente acabamento. Muitos estão aderindo ao uso dessa biblioteca nos últimos anos. O título é escatológico, mas o conteúdo é excelente.
Webinário: Satélites: Conhecendo a História e desafios atuais
18 de junho às 13h
Gerline Lima (INPE)
O espaço sempre foi o sonho de conquista do homem. Os astros guiaram civilizações para controlar suas safras e até mesmo, determinados rituais. Atualmente, os satélites artificiais que orbitam o planeta Terra são responsáveis por basicamente tudo o que conhecemos do mundo tecnológico na comunicação, controle climático, imagens espaciais, dentre outros. Nessa palestra, será discutido a história dos satélites artificiais e os desafios atuais que são enfrentados.
Webinário: A fórmula do cubo mágico
18 de junho às 16h
Juliana Moreno
Muitas pessoas questionam qual é o macete para resolver o cubo mágico, um quebra-cabeça apreciado mundialmente. Existe uma fórmula para resolvê-lo? Que fórmula é essa? E já que estamos falando em fórmula, será que a matemática pode nos ajudar nesse processo? Ao relacionar cubo mágico e matemática, encontraremos respostas a essas perguntas.
Encerramento: Formei! E agora? Atuação dos egressos após a Licenciatura em Matemática
18 de junho às 19h
Ana Paula Melo, Kariny Dirino, Pedro Itallo Vaz e Ewerson Tavares
Alguns dos egressos do curso de Licenciatura em Matemática do IFG/Campus Goiânia compartilham experiências sobre suas carreiras após o término da graduação.