jul 24

Saudações Semantequian@s… Vem aí a 21ª edição

A escolha do tema da 21ª Semantec vem fazer coro ao tema da Semana Nacional de Ciência e
Tecnologia 2018: “A ciência para a Redução das desigualdades”. A ciência mostra-se como um
possível caminho para se conseguir um desenvolvimento sustentável a longo prazo. Também pode
minimizar as desigualdades sociais.
O Brasil, um país com tantos problemas sociais, e com tímidos investimentos em Educação e
valorização de cientistas, necessita discutir essa temática em todos os níveis e modalidades de
Educação. A compreensão da sociedade, do fazer da ciência e dos impactos diretos e indiretos sobre
a vida das pessoas, compõem uma necessidade básica.
A ciência configura uma importante arma para impulsionar o crescimento econômico e combater
as desigualdades sociais. É o que diz, por exemplo, o Programa das Nações Unidas para o
Desenvolvimento (Pnud), que recentemente lançou um estudo sobre o impacto das novas tecnologias
na melhoria da vida das pessoas. Para professores e professoras, atuantes na base da formação
humana, essa afirmação se torna redundante, porém deve ser vivenciada, daí a importância da 21ª
Semantec.

nov 24

Encerramento da 20ª Semantec

23795149_1514391178639717_3766191563971730964_n

Encerrou-se na quinta-feira (23/11) a 20ª edição da Semana Técnico-Cientifico-Cultural (Semantec) do IFG Câmpus Jataí. O evento que teve início na noite do dia 21/11 com a palestra “Desenvolvendo Felicidade como Virtude Profissional” com as Psicólogas Aline Costa e Nayane Alves Ferreira (IPEC), contou com diversas atividades como exposição de trabalhos de cunho científico e tecnológico, mostras científicas, artísticas e culturais, oficinas, palestras, minicursos e até mesmo um concurso de vendas entre lanchonetes representadas por turmas de três cursos técnicos. No total, aproximadamente 20 projetos desenvolvidos nos cursos técnicos da instituição foram selecionados e apresentados à comunidade interna e externa. Os trabalhos concorreram a premiações nas categorias Criatividade, Inovação e Tecnologia; Criatividade, Inovação e Meio Ambiente e ao Prêmio Opinião Pública que recebeu o nome de Prêmio Professor Hailton Pereira Ferreira em homenagem póstuma.
O trabalho intitulado “UM ESTUDO INICIAL SOBRE A VARIAÇÃO DA TEMPERATURA E O CONFORTO TÉRMICO NAS DEPENDÊNCIAS DO IFG – CÂMPUS JATAÍ” orientado pelo Professor Dr. Rodrigo Claudino Diogo com as alunas Ana Gabriela, Beatriz Soares, Brenda Silva, Flávia Lemes, Gabriella Andrade e Thais Gabriela foi premiado como o melhor trabalho na categoria Criatividade, Inovação e Meio Ambiente. O trabalho intitulado “ROBÔ MÓVEL EDUCACIONAL CONTROLADO POR ANDROID” orientado pela Professora Ma. Kennya Resende Mendonça com os alunos Ronaldo Cleberson, Victor Martins, Vitor Alves, Gabriel Assis, Thiago Yugi e João Victor levou o prêmio Criatividade, Inovação e Tecnologia e também o Prêmio Opinião Pública.
O evento recebeu mais de 1000 estudantes do ensino fundamental de 10 escolas municipais e estaduais que puderam conhecer os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da instituição, e compreender o perfil dos cursos técnicos ofertados. Além da entrega dos prêmios, o encerramento contou ainda com o sorteio de um Tablet patrocinado pela Comissão Organizadora do evento e com um empolgante show da banda de rock Vaca Profana.
O professor Roney Lopes Lima, presidente do evento, destacou o empenho dos alunos e professores envolvidos na organização e a qualidade técnica e inovadora dos trabalhos apresentados.

nov 13

Trabalhos e Mostras selecionados para exposição

No link abaixo está a relação de Projetos/Mostras Aprovados para exposição durante a 20ª Semantec. Os projetos não constantes no link, foram cancelados por duplicidade ou Não Recomendados.

Projetos Aprovados

set 21

Seja bem vindo(a) à 20ª Semantec!

O tema da 20ª Semantec (Semana Técnico-Científico-Cultural do Câmpus Jataí) é Inovação e Criatividade. A criatividade está relacionada com os processos de pensamento que se associam com a imaginação, a invenção, a intuição, a inspiração, a iluminação e a originalidade. Ser criativo é ter a habilidade de gerar ideias originais e úteis e solucionar os problemas do dia-a-dia. É olhar para as mesmas coisas como todo mundo, mas ver e pensar algo diferente. Embora seja muitas vezes considerada sinônimo de inovação, observa-se que este último termo tem sido mais utilizado no contexto das organizações, enquanto o termo “criatividade” tem sido usado para falar de indivíduos ou até mesmo de grupos de indivíduos. Em resumo a criatividade é o “pensar coisas novas” e a inovação é “fazer coisas novas” sendo que ambas estão intrinsecamente ligadas. A criatividade é um recurso valioso que necessita ser mais explorado, especialmente neste momento da história, em que a mudança e a incerteza parecem fazer parte inevitável de nossa vida. Esta é uma época caracterizada por aceleradas transformações tecnológicas, integração regional e mundial da produção e comercialização, universalização das comunicações, rápidas mudanças políticas e culturais etc. As soluções de que dispúnhamos para muitos problemas mostram-se hoje obsoletas, e novos desafios surgem a cada momento.

O evento é caracterizado pela exposição de trabalhos técnicos, científicos e culturais dos cursos técnicos do IFG:

  • Curso Técnico Integrado em Edificações
  • Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica
  • Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática
  • Curso Técnico Integrado em Secretariado na Modalidade EJA
  • Curso Técnico Subsequente em Agrimensura

Além da exposição de trabalhos, acontecem também palestras dos mais variados temas relacionados aos cursos. Nesta edição o evento será realizado nos dias 22 e 23 de Novembro na Unidade Flamboyant do Câmpus Jataí do IFG e estará aberto à visitação do público externo. Participe!