Apresentação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é um evento científico que ocorre anualmente em todo o território nacional. A coordenação nacional é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC. A realização do evento conta com a participação ativa de órgãos governamentais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à Ciência e Tecnologia.

O tema deste ano é “Bioeconomia: diversidade e riqueza para economia sustentável”. A motivação para a escolha desse tema, segundo o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), é a busca pelo desenvolvimento sustentável do Brasil representada pela bioeconomia em relação com a Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), na forma de objetivos definidos a longo prazo de planejamento e políticas públicas que visam o desenvolvimento sustentável para os países. A reflexão sobre Bioeconomia permite discutir resultados inovadores que se relacionam com as áreas da biotecnologia industrial, da saúde humana e da produtividade agrícola e pecuária através da invenção, do desenvolvimento e do uso de produtos e processos biológicos.

A principal finalidade da SNCT é mobilizar a pesquisa em torno de temas e atividades que envolvam ciência e tecnologia. O evento possibilita que as instituições de ensino conheçam e discutam os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas, bem como suas aplicações na sociedade.

No caso específico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Uruaçu, a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (SECITEC) acontece em sua 8ª edição e ocorrerá entre os dias 15 e 17 de outubro de 2019. A VIII SECITEC, portanto, vem concretizar o propósito do IFG/Câmpus Uruaçu de promover a pesquisa e extensão aliadas ao ensino, bem como de sistematizar e democratizar o acesso ao conhecimento científico por meio de atividades culturais e científicas.

Sejam todos bem-vindos!