HISTÓRIA DOS ENCONTROS…

O Encontro Nacional dos Psicólogos nasceu da necessidade da troca de experiência entre os profissionais da psicologia que atuam nos Institutos Federais no que se refere aos programas e ações desenvolvidos na rede. O primeiro encontro foi sediado pelo IFRN no ano de 2013,  e possibilitou a articulação de saberes, aprendizado e desenvolvimento de estratégias de intervenção baseados na expertise dos colegas de trabalho na RFEPCT. O tema do encontro foi “A Caracterização do Trabalho dos Psicólogos da Rede Federal Educação Profissional Científica e Tecnológica”.

Na oportunidade, aproximadamente 200 psicólogos participaram do evento e foram apresentados cerca de 100 trabalhos. O evento teve também o objetivo levantar informações detalhadas a respeito da atuação dos psicólogos na Rede. Houve grande mobilização por parte das diretorias dos IFs que, em sua maioria, arcaram com as despesas de passagem e diárias para viabilizar a participação dos servidores. A reitoria do IFG percebeu a importância da iniciativa e possibilitou a participação de cerca de 15 psicólogos, através do subsidio financeiro e liberação.

Apesar da proposta inicial da realização dos encontros bianualmente, o segundo encontro ocorreu apenas após três anos, em novembro de 2016 na cidade de Porto Alegre, sediado pelo IFRS – Campus Porto Alegre, sob o tema “Tessitura entre as fronteiras e os devires da educação”. Em meio a uma significativa crise orçamentária que atingiu todo o pais, em especial os órgãos públicos, psicólogos de 117 Institutos Federais se inscreveram para participar e 52 trabalhos foram apresentados. Na oportunidade, fizeram do encontro um inesquecível momento de enriquecimento profissional, dando assim continuidade ao projeto de interlocução entre a teoria e a prática e, acima de tudo, de sociabilização de experiencias e práticas exitosas em psicóloga nos Institutos Federais.

Neste ano de 2018, o III Encontro Nacional dos Psicólogos dos Institutos Federais tem como tema “O FUTURO DA PSICOLOGIA E A PSICOLOGIA DO FUTURO: DESAFIOS DA PRÁTICA CONTEMPORÂNEA NOS INSTITUTOS FEDERAIS”, e tem como objetivo discutir temáticas inerentes a atuação do psicólogo e que possam subsidiar novos projetos e ampliar a capacidade contributiva dos participantes no exercício de suas atividades profissionais. Esta edição do encontro pretende ainda debater sobre práticas que geraram bons resultados no âmbito dos Institutos Federais, afim de oportunizar a troca de saberes, o intercambio de ideias e a contribuição para o avanço da atuação dos psicólogos das IFES.