A Coordenação de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) convida para a submissão de trabalhos conforme orientações a seguir.
1. CRONOGRAMA
2. O EVENTO
O Encontro Regional de Turismo e Hospitalidade é uma ação colaborativa do Instituto Federal de Goiás junto às Instituições de Ensino que ofertam cursos na área de Turismo e Hospitalidade e o Trade da Região Centro-Oeste do Brasil. Em sua primeira edição, o Encontro será realizado paralelamente ao tradicional Festival Gastronômico do IFG – Câmpus Goiânia, em sua 12ª edição, coordenado pelos professores do Bacharelado em Turismo e do curso Técnico Integrado em Cozinha. Ambos os eventos têm como temática principal a Função Social que se apresenta atualmente como uma das grandes contribuições associadas à grande área de Turismo e Hospitalidade, sobretudo à Gastronomia.
Os professores e alunos organizadores do evento trabalham de forma interdisciplinar, integrando as áreas de Turismo e Hospitalidade e Alimentação às outras áreas, como forma de possibilitar o desenvolvimento de melhores práticas pedagógicas.
Além disso, as parcerias firmadas com entidades e outras instituições de ensino, e a participação da comunidade em geral, colaboram para a consolidação das atividades de extensão, fundamental para o processo de formação integral dos alunos do IFG.
3. EIXOS TEMÁTICOS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
Tema central: A função social do Turismo e da Gastronomia
Eixos Temáticos:
a) Turismo, cultura e gastronomia;
b) Políticas voltadas ao turismo;
c) Turismo, sociedade e desenvolvimento;
d) Processos e inovações ligados ao turismo;
e) Organização e Planejamento de produtos e destinos turísticos;
e) Turismo e meio ambiente.
4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS
4.1 Informações Gerais
- O primeiro autor deverá enviar no e-mail turismoegastronomia2016@gmail.com o CADASTRO para submissão de trabalhos, juntamente com o resumo, conforme modelo e devidas orientações a seguir;
- No assunto do e-mail deve constar “SUBMISSÃO DE TRABALHO”;
- Não serão aceitos trabalhos recebidos após o dia 05 de outubro de 2016 ou sem qualquer das informações solicitadas neste documento;
- Cada autor poderá enviar até 02 (dois) trabalhos como primeiro autor para apreciação da Comissão Científica do Festival. Não serão aceitos resumos de pesquisas fragmentadas e com poucas contribuições;
- A Comissão Científica avaliará os trabalhos, confirmando ou não sua aceitação, em caráter irrevogável, até dia 19 de outubro de 2016. Os trabalhos não serão devolvidos para correção;
- Será entregue apenas um certificado por trabalho apresentado, constando o nome de todos os autores que estão incluídos no resumo;
- Os resumos submetidos deverão ser originais e apresentar resultados de projetos acadêmicos ou científicos, ou relatos de experiência ou ainda revisão de literatura;
- Os resumos submetidos devem refletir um dos eixos temáticos, e sempre que possível atenderem ao tema principal dos eventos.
IMPORTANTE: Ao submeter o trabalho, os autores estarão autorizando automaticamente a publicação do mesmo nos anais do evento.
4.2 Instruções para a preparação dos resumos
- Para a confecção dos resumos os autores devem atender ao modelo e às orientações apresentados no ANEXO 1 – “MODELO DE RESUMO”.
5. FORMAS DE APRESENTAÇÃO
Os autores deverão indicar durante a submissão o tipo de apresentação que preferem realizar, podendo ser nos seguintes formatos:
- Comunicação oral
- Os trabalhos aceitos serão apresentados por um ou mais dos autores em até 15 minutos;
- As apresentações ocorrerão em salas que dispõem de projetor multimídia e computador, conforme programação que será disponibilizada no site do evento;
- A elaboração da apresentação é de responsabilidade do (s) autor (es) e deve ser realizada em Power Point versão 1997 a 2003 (superior a 24, cor preta);
- A apresentação deverá respeitar os tópicos constantes no resumo expandido e seguir o modelo do template, enviado pela Comissão Científica junto com a resposta do aceite do trabalho;
- O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo enviado para submissão. As apresentações poderão conter, além do texto, figuras, gráficos, quadros e tabelas devidamente identificados.
- Pôster
A confecção do pôster é de responsabilidade dos autores, seguindo as recomendações descritas a seguir:
- Os trabalhos apresentados na forma de pôster deverão ter as dimensões: 0,90 metros de largura x 1,20 metros de altura, impressão de alta qualidade em papel ou lona, e seguir o modelo do template, enviado pela Comissão Científica junto com a resposta do aceite do trabalho;
- O texto deve ser sucinto, claro e objetivo; e deverá conter as mesmas informações do resumo expandido incluindo as principais referências;
- Recomenda-se utilizar figuras (fotografias, gráficos, tabelas, quadros, mapas e outros);
- O apresentador, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público nos horários estabelecidos para apresentação dos trabalhos, conforme escala previamente fixada pela organização do evento e disponibilizada com antecedência. O horário programado pela organização do evento para a apresentação do pôster/banner não poderá ser alterado pelo autor.
- É vetada a apresentação do pôster/banner:
- Por terceiros (não autores);
- Somente oral ou performática (sem o pôster);
- Trabalhos impressos fora do modelo estabelecido;
- Com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos e eletrônicos específicos apenas para apresentação oral;
- Com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.
6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
- Relevância teórica e conceitual;
- Abordagem contemporânea;
- Cumprimento das regras de submissão e apresentação;
- Adequação metodológica;
- Enquadramento nos eixos temáticos do evento;
- Integração ao tema central e aos eixos temáticos do evento.
7. DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO DE SUBMISSÃO OU EVENTOS
Enviar e-mail com assunto “DÚVIDA SUBMISSÃO” para: turismoegastronomia2016@gmail.com
8. ARQUIVOS IMPORTANTES PARA DOWNLOAD: