7 de outubro de 2015

CHAMADA DE TRABALHOS

 

 

A Coordenação de Turismo e Hospitalidade do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) convida para a submissão de trabalhos conforme orientações a seguir.

 

1. CRONOGRAMA

 

2. O EVENTO

O Encontro Regional de Turismo e Hospitalidade é uma ação colaborativa do Instituto Federal de Goiás junto às Instituições de Ensino que ofertam cursos na área de Turismo e Hospitalidade e o Trade da Região Centro-Oeste do Brasil. Em sua primeira edição, o Encontro será realizado paralelamente ao tradicional Festival Gastronômico do IFG – Câmpus Goiânia, em sua 12ª edição, coordenado pelos professores do Bacharelado em Turismo e do curso Técnico Integrado em Cozinha. Ambos os eventos têm como temática principal a Função Social que se apresenta atualmente como uma das grandes contribuições associadas à grande área de Turismo e Hospitalidade, sobretudo à Gastronomia.

Os professores e alunos organizadores do evento trabalham de forma interdisciplinar, integrando as áreas de Turismo e Hospitalidade e Alimentação às outras áreas, como forma de possibilitar o desenvolvimento de melhores práticas pedagógicas.

Além disso, as parcerias firmadas com entidades e outras instituições de ensino, e a participação da comunidade em geral, colaboram para a consolidação das atividades de extensão, fundamental para o processo de formação integral dos alunos do IFG.

 

3. EIXOS TEMÁTICOS PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Tema central: A função social do Turismo e da Gastronomia

Eixos Temáticos:

a) Turismo, cultura e gastronomia;

b) Políticas voltadas ao turismo;

c) Turismo, sociedade e desenvolvimento;

d) Processos e inovações ligados ao turismo;

e) Organização e Planejamento de produtos e destinos turísticos;

e) Turismo e meio ambiente.

 

4. SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 4.1 Informações Gerais

  • O primeiro autor deverá enviar no e-mail turismoegastronomia2016@gmail.com o CADASTRO para submissão de trabalhos, juntamente com o resumo, conforme modelo e devidas orientações a seguir;
  • No assunto do e-mail deve constar “SUBMISSÃO DE TRABALHO”;
  • Não serão aceitos trabalhos recebidos após o dia 05 de outubro de 2016 ou sem qualquer das informações solicitadas neste documento;
  • Cada autor poderá enviar até 02 (dois) trabalhos como primeiro autor para apreciação da Comissão Científica do Festival. Não serão aceitos resumos de pesquisas fragmentadas e com poucas contribuições;
  • A Comissão Científica avaliará os trabalhos, confirmando ou não sua aceitação, em caráter irrevogável, até dia 19 de outubro de 2016. Os trabalhos não serão devolvidos para correção;
  • Será entregue apenas um certificado por trabalho apresentado, constando o nome de todos os autores que estão incluídos no resumo;
  • Os resumos submetidos deverão ser originais e apresentar resultados de projetos acadêmicos ou científicos, ou relatos de experiência ou ainda revisão de literatura;
  • Os resumos submetidos devem refletir um dos eixos temáticos, e sempre que possível atenderem ao tema principal dos eventos.

 IMPORTANTE: Ao submeter o trabalho, os autores estarão autorizando automaticamente a publicação do mesmo nos anais do evento.

4.2 Instruções para a preparação dos resumos

 

5. FORMAS DE APRESENTAÇÃO

Os autores deverão indicar durante a submissão o tipo de apresentação que preferem realizar, podendo ser nos seguintes formatos:

  • Comunicação oral
  • Os trabalhos aceitos serão apresentados por um ou mais dos autores em até 15 minutos;
  • As apresentações ocorrerão em salas que dispõem de projetor multimídia e computador, conforme programação que será disponibilizada no site do evento;
  • A elaboração da apresentação é de responsabilidade do (s) autor (es) e deve ser realizada em Power Point versão 1997 a 2003 (superior a 24, cor preta);
  • A apresentação deverá respeitar os tópicos constantes no resumo expandido e seguir o modelo do template, enviado pela Comissão Científica junto com a resposta do aceite do trabalho;
  • O título deverá ser o mesmo utilizado no resumo enviado para submissão. As apresentações poderão conter, além do texto, figuras, gráficos, quadros e tabelas devidamente identificados.
  • Pôster

A confecção do pôster é de responsabilidade dos autores, seguindo as recomendações descritas a seguir:

  • Os trabalhos apresentados na forma de pôster deverão ter as dimensões: 0,90 metros de largura x 1,20 metros de altura, impressão de alta qualidade em papel ou lona, e seguir o modelo do template, enviado pela Comissão Científica junto com a resposta do aceite do trabalho;
  • O texto deve ser sucinto, claro e objetivo; e deverá conter as mesmas informações do resumo expandido incluindo as principais referências;
  • Recomenda-se utilizar figuras (fotografias, gráficos, tabelas, quadros, mapas e outros);
  • O apresentador, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público nos horários estabelecidos para apresentação dos trabalhos, conforme escala previamente fixada pela organização do evento e disponibilizada com antecedência. O horário programado pela organização do evento para a apresentação do pôster/banner não poderá ser alterado pelo autor.
  • É vetada a apresentação do pôster/banner:
  1. Por terceiros (não autores);
  2. Somente oral ou performática (sem o pôster);
  3. Trabalhos impressos fora do modelo estabelecido;
  4. Com retroprojetor, computador, microfone e outros equipamentos elétricos e eletrônicos específicos apenas para apresentação oral;
  5. Com aparelhos e instrumentos sonoros que interfiram na comunicação dos autores da sessão.

 

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

  • Relevância teórica e conceitual;
  • Abordagem contemporânea;
  • Cumprimento das regras de submissão e apresentação;
  • Adequação metodológica;
  • Enquadramento nos eixos temáticos do evento;
  • Integração ao tema central e aos eixos temáticos do evento.

 

7. DÚVIDAS SOBRE O PROCESSO DE SUBMISSÃO OU EVENTOS

Enviar e-mail com assunto “DÚVIDA SUBMISSÃO” para: turismoegastronomia2016@gmail.com

 

8. ARQUIVOS IMPORTANTES PARA DOWNLOAD:

FICHA DE CADASTRO

MODELO DE RESUMO

COMISSÃO ORGANIZADORA DO EVENTO

NORMAS DE SUBMISSÃO COMPLETAS