Skip to content
Abaporu-256x300

Comunicações aprovadas nos STs

Comunicações aprovadas nos STs published on

LISTAGEM DOS TRABALHOS APROVADOS NOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS

ST 01: Linguagens e a escrita da História

Coordenadores/as: Ana Lívia Lourenço Ferreira e Átila Fernandes dos Santos

19/05

Nome Título da comunicação
Caíque Aiuê Esteves Gomes Oliveira HOMENS E MULHERES EM STAR WARS: A REPRESENTAÇÃO DO HERÓI, DA HEROÍNA E SUAS RECEPÇÕES (1977 – 2019).
Joaquim Henrique da Silveira O CINEMA COMO PROPAGANDA NAZISTA E A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS DE VANGUARDA [MEMBROS E SIMPATIZANTES] PARA A ASCENSÃO DO NSDAP
Ana Lívia Lourenço Ferreira A RELAÇÃO DO AUTO DA COMPADECIDA (2000) E DA PICARESCA ESPANHOLA: DA LITERATURA À TRANSCRIAÇÃO NA TELA DO CINEMA
Natália Gomes da Silva Machado O PENSAMENTO NOSTÁLGICO NA LITERATURA ROMÂNTICA
Michelle Lira Rodrigues Santos WALTER BENJAMIM E JACQUES RANCIÈRE APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
Átila Fernandes dos Santos REVISIONISMO/NEGACIONISMO NO BRASIL E SEU MODO DE OPERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REVISÃO EDITORA

ST 02: Ensinar, aprender e pesquisar sobre a Idade Média

Coordenadores/as: André Costa Aciole da Silva e Mariana Amorim Romero

20/05

Nome Título da comunicação
Natália Antunes Muniz Os cuidados com a gravidez e o ofício das parteiras na obra médica Lilio da Medicina de Bernardo de Gordônio (século XIV)
Bianca Mendonça Soares A importância da alimentação no tratado medicinal Sevillana Medicina de Juan de Aviñon (Sevilha, século XIV).
Karoliny Raquel Alves da Silveira As doenças e os preceitos terapêuticos no tratado farmacológico medieval: Livro de Medicamentos Simples (Século XII).
Andressa Rocha Lima De ornatu mulierum: o tratado de cosmética atribuído a Trotula de Salerno destinado as mulheres medievais (Salerno – sécs. XI-XII).
Vinicius Marques Ferreira Conteúdos problemáticos: o noticiário do passado
André Costa Aciole da Silva A Idade Média vista pelos estudantes do Ensino Médio
Ailton Lima de Araújo Junior

Dianina Raquel Silva Rabelo

O Catarismo e a constituição de novas formas de religiosidade no reino francês (séculos XII-XIII).

 

ST 04: Insurgindo a história nacional: gênero, sexualidades e outras dissidências

Coordenadoras/es: Flávia Pereira Machado e Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto

17/05

Nome Título da comunicação
Ana Beatriz Bernardes A (des)legitimação da mulher profissional: análise das representações visuais de Georgina de Albuquerque e d. Maria Leopoldina

 

André Paulo Rios de Souza Brito Está aberto o período de caça aos “Tibiras”: da chegada a demonização das práticas sodomíticas entre os indígenas pelo olhar da Inquisição na colônia portuguesa- Séc. XVII.  

 

Flávia Pereira Machado A luta das mulheres no Brasil rural: uma incursão histórica a partir da perspectiva feminista e decolonial

 

Katharine Kethlyn Silvério Uma reflexão sobre casos de laqueadura sem consentimento em mulheres de origem latino americanas com intuito de um controle populacional

 

Leonardo Tavares Alencar  

A masculinidade Hegemônica e a colonialidade no fazer museal

 

Lucas Vieira de Amorim Participação dos povos indígenas no projeto de nação brasileira

 

Naelma Mendes do Nascimento

 

O crime é não ter profissão: A experiência do meretrício na Cidade de Goyaz 1882
Wesley Vieira de Souza Guetos homossexuais na Ditadura Civil Militar: análise do relatório da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”

 

 

ST 05: O Ensino na Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos, saberes e práticas da educação popular

Coordenadores: Josué Vidal Pereira e Sebastião Cláudio Barbosa

20/05

 

Nome Título da comunicação
Dianina Raquel Silva Rabelo e Daybson Martoni Rodrigues Junior Políticas de Educação de Jovens e Adultos: a remição de pena pelo estudo e leitura no Brasil.

 

Lorena Teixeira Dias O Ensino na Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos, saberes e práticas da educação popular.

 

Josué Vidal Pereira Desafios da docência na EJA no Ensino Remoto Emergencial.
Sebastião Cláudio Barbosa Formação Integrada e EJA: entre a moral e a ética

 

ST 06: História da África e da Cultura Afro-Brasileira

Coordenadoras/es: Janira Sodré Miranda e Yangley Adriano Marinho

17/05

 

Nome Título da comunicação
Cássio de Oliveira Carvalho A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) NO ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRICANA EM SALA DE AULA.
Joaquim Henrique da Silveira A ÁFRICA FABRICADA PELA DISNEY – O CASO “O REI LEÃO”.
Yangley Adriano Marinho RELATO DE EXPERIÊNCIA: O DEBATE SOBRE O RACISMO NO BRASIL A PARTIR DO TRABALHO COM A SÉRIE DE TV “CIDADE DOS HOMENS”, EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO.
José Eduardo Ferreira Faria Santos A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA O TORNE-SE SUJEITO NEGRO/A.
Márcia Santos Severino REFLEXÕES DA REDE DE HISTORIADORAS E HISTORIADORES NEGROS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA. O NEGRO NÃO É OBJETO, MAS SUJEITO DA HISTORIOGRAFIA.

 

18/05

Nome Título da comunicação
Letícia Garcia de Andrade MEMÓRIA E NARRATIVA DO QUILOMBO DE PAPUÃ: POR ANTES, POR AGORA E POR DEPOIS.
Ana Paula Oliveira Lima ASSOCIATIVISMO NEGRO E LUTAS ABOLICIONISTAS NA PROVÍNCIA DE GOIÁS OITOCENTISTA 1877-1889.
Janira Sodré Miranda INTELECTUAL NEGRA NA HISTÓRIA ATLÂNTICA: O PROJETO HISTORIOGRÁFICO DE BEATRIZ NASCIMENTO.
Wilton Jonh dos Santos Silva MANIFESTAÇÕES AFRO-DIASPÓRICO NA MÚSICA CHORO: SINCOPA, RITMOS E IDENTIDADE NEGRA.
Dianina Raquel Silva Rabelo, Hiam Ribeiro de Abreu, Marcos Pinheiro de Ataíde Filho

 

KABENGELE MUNANGA: MESTIÇAGEM E IDENTIDADE NO BRASIL.

 

 

ST 07: O Antigo Regime e os impérios pluricontinentais: dimensões políticas, culturais e econômicas

Coordenadores: Paulo Miguel Moreira da Fonseca e José Alves de Oliveira Júnior 

17/05

Nome Título da comunicação
José Jorge de Oliveira Sobrinho

 

Entre a virtude e o fracasso: Administração colonial nas minas de ouro a partir da “Instrução para o governo da capitania de Minas Gerais” de José João Teixeira Coelho (1720-1777)

 

Adriano Santos da Costa Alves

 

Os cirurgiões nas Minas das Gerais no século XVIII: Saberes, práticas e hierarquia social.

 

Lêda Cristina Borges Pereira

 

A amizade e as relações de poder no Antigo Regime.

 

José Alves de Oliveira Júnior

 

O decoro retórico e a representação do povo nas narrativas historiográficas do século XVII e XVIII.

 

Paulo Miguel Moreira da Fonseca

 

Adeus e até breve: a carta despedida do guarda livros Vicente Vieira da Mota e a arquitetura das relações de negócio e amizade nos últimos anos do século XVIII.

 

 

ST 08: Articulações entre a Ciência Histórica e a Teoria Psicanalítica

Coordenador: Diego A. Moraes Carvalho

19/05

Nome Título da comunicação
Izadora Carvalho Vilas Boas e Matheus Alves de Oliveira Uma [psic]análise dos discursos presentistas expressos nos editoriais do acervo do site do Clube Militar: sobre a memória do período ditatorial militar [2016-2021]
Diego Avelino de Moraes Carvalho Luto e Melancolia nas sociedades de controle: um diálogo entre a filosofia foucaultiana e a clínica psicanalítica face aos processos de adoecimento psíquico no ambiente escolar virtual
Iara Oliveira. A temática da violência no Webtoon Dark Heaven: um estudo sob os olhos da análise do discurso crítica.
Joaquim Henrique da Silveira A des[informação] e o subliminar: O que nos molda enquanto não compreendemos a realidade?
Rafael Gonçalves Borges O inconsciente histórico latino-americano: a decolonialidade como atitude

 

 

ST 09: Educação Patrimonial: possibilidades e desafios

Coordenadoras/es: Dianina Raquel Silva Rabelo, Maria Dailza da Conceição Fagundes, Neemias Oliveira da Silva

17/05/2022

Nome Título da comunicação
Larissa Filgueira da Silva

Maria Dailza da Conceição Fagundes

A festa de Nossa Senhora D´Abadia enquanto patrimônio cultural imaterial de Itaberaí-GO.
Artani Grangeiro da Silva Pedrosa

Neemias Oliveira da Silva

Ações educativas na preservação do patrimônio cultural: atuação do Catetinho com estudantes do EJA.
Azenaide Lopes Pereira Garcia Memória e Patrimônio Cultural do Mercado Central de Goiânia: o estudo sobre os saberes a partir de ações de Educação Patrimonial.

 

Isabel Brasil de Brito

 

A Cartografia Cultural do Crato-CE como instrumento para a promoção de uma Educação Patrimonial decolonial.

 

Maiara Silva dos Santos

Maria Dailza da Conceição Fagundes

A Associação Afoxé Pilão de Prata e a preservação das Referências Culturais afro-vilaboenses (2009 – 2021).
Jaqueline Moraes Fernandes

Neemias Oliveira da Silva

Educação Patrimonial em Bibliotecas: Ação e Valorização de Referências Culturais na Biblioteca Seccional Campus Goiás – Cajuí/UFG.
Thamires da Costa Silva

Neemias Oliveira da Silva

A Pequena África do Rio de Janeiro e as possibilidades de Educação Patrimonial na Escola Fundação Darcy Vargas.
 

Monyk Ferreira de Araujo

Dianina Raquel Silva Rabelo

 

Educação Patrimonial e Ensino de História: a cultura do saber-fazer crochê pelas memórias das crocheteiras goianas.

 

18/05/2022

Rodrigo Lúcio de Almeida O Museu Casa da Cultura de Itaberaí-GO enquanto espaço de ações de Educação Patrimonial
Wllisses Cavalcante Santos Entre Memórias e Identidades: a importância da Educação Patrimonial no mapeamento do patrimônio cultural firminopolense.
Maria Dailza da Conceição Fagundes Novos olhares sobre o Parque Estadual da Terra Ronca em Goiás: a Educação Patrimonial e a preservação do patrimônio natural.
Kenia Aparecida de Morais

Neemias Oliveira da Silva

Patrimônio Cultural e acessibilidade das pessoas com deficiência no Museu das Bandeiras (MUBAN) – Cidade de Goiás.
Lorena Cristina Brito Morais

Neemias Oliveira da Silva

Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a Educação Patrimonial como proposta de ensino no curso de edificações do Instituto Federal de Goiás – IFG.
Marcelo Enéas de Melo Soares

Neemias Oliveira da Silva

Patrimônios (In) Visíveis e Inventários Participativos da Fundação Museu Couros de Formosa – GO: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Experiências Narrativas.
Eliézer Cândido Nascimento

Dianina Raquel Silva Rabelo

Entre Sonoridades: A Sala são Paulo como Lugar de Memória, História e Patrimônio.
Daybson Martoni Rodrigues Junior

Dianina Raquel Silva Rabelo

 

Patrimônio Cultural Marítimo: Art Déco e Teatro Goiânia – um exercício de reflexão e possibilidades.

 

 

ST 10: O historiador e as fontes: pesquisas sob novos olhares e abordagens

Coordenadoras/es: Dianina Raquel Silva Rabelo, Cleusa Teixeira de Sousa, Maicon da Silva Camargo

18/05/2022

Nome Título da comunicação
Kálita Souza Ramos Kálita

Maria Dailza da Conceição Fagundes

Inferno em Sobibor: a narrativa de Stanislaw Szmajzner enquanto fonte histórica sobre o holocausto.
Alessa Nara Fortunato Pena

Gilberto Cezar de Noronha

Fontes sobre a escravidão em Minas Gerais segundo as teses e dissertações em História defendidas no Brasil.
Diéssika Costa Silva

Gilberto Cézar de Noronha

 

A cobertura da imprensa sobre os (des)usos dos símbolos  nacionais pelo Governo Bolsonaro.
Luciano Rodrigues Santos O uso de jornais/periódicos como fonte e/ou objeto de pesquisa histórica: Uma análise teórico-metodológica nas páginas do Regeneración.
Moisés de Oliveira Melo

Rita Castorina Gonçalves Gundim Lemes

As mostras teatrais em meados da década de 1980 em Anaṕolis: um olhar a partir dos periódicos jornalísticos.
Aline de Souza Dias Uso dos relatos de viagem (século XIX) como documento histórico.

19/05/2022

Vanessa Gouveia Javarini

Maria Dailza da Conceição Fagundes

A importância do livro Do caminho do longo estudo de Christine de Pizan como fonte histórica para os estudos autobiográficos.
Wilton Jonh dos Santos Silva Manifestações Afro-diaspórico na música choro: sincopa, ritmos e identidade negra.
Cleidiane Gonçalves França

Eduardo Kolody Bay

 

Rita Lee e Os Mutantes como fonte para o ensino de História: educação e transgressão.

Hiam Ribeiro De Abreu

Dianina Raquel Silva Rabelo

 

Representações dos piratas e da pirataria inglesa dos séculos XVII e XVIII na historiografia, na literatura, no cinema e nos jogos digitais.
Marcos Pinheiro de Ataide Filho

Dianina Raquel Silva Rabelo

Rodrigo Díaz de Vivar: a cavalaria como instrumento de dominação no reino de Castela (século XI a XIII),  a partir do estudo do Cid literário e histórico.
Thaynara Mariana do Nascimento

Dianina Raquel Silva Rabelo

Entre heresias e o sagrado: estudo das disputas de poderes temporais e espirituais na Alta Idade Média a partir das fontes eclesiásticas.

 

Primary Sidebar