LISTAGEM DOS TRABALHOS APROVADOS NOS SIMPÓSIOS TEMÁTICOS
ST 01: Linguagens e a escrita da História
Coordenadores/as: Ana Lívia Lourenço Ferreira e Átila Fernandes dos Santos
19/05
Nome | Título da comunicação |
Caíque Aiuê Esteves Gomes Oliveira | HOMENS E MULHERES EM STAR WARS: A REPRESENTAÇÃO DO HERÓI, DA HEROÍNA E SUAS RECEPÇÕES (1977 – 2019). |
Joaquim Henrique da Silveira | O CINEMA COMO PROPAGANDA NAZISTA E A IMPORTÂNCIA DOS MOVIMENTOS DE VANGUARDA [MEMBROS E SIMPATIZANTES] PARA A ASCENSÃO DO NSDAP |
Ana Lívia Lourenço Ferreira | A RELAÇÃO DO AUTO DA COMPADECIDA (2000) E DA PICARESCA ESPANHOLA: DA LITERATURA À TRANSCRIAÇÃO NA TELA DO CINEMA |
Natália Gomes da Silva Machado | O PENSAMENTO NOSTÁLGICO NA LITERATURA ROMÂNTICA |
Michelle Lira Rodrigues Santos | WALTER BENJAMIM E JACQUES RANCIÈRE APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS |
Átila Fernandes dos Santos | REVISIONISMO/NEGACIONISMO NO BRASIL E SEU MODO DE OPERAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DA REVISÃO EDITORA |
ST 02: Ensinar, aprender e pesquisar sobre a Idade Média
Coordenadores/as: André Costa Aciole da Silva e Mariana Amorim Romero
20/05
Nome | Título da comunicação |
Natália Antunes Muniz | Os cuidados com a gravidez e o ofício das parteiras na obra médica Lilio da Medicina de Bernardo de Gordônio (século XIV) |
Bianca Mendonça Soares | A importância da alimentação no tratado medicinal Sevillana Medicina de Juan de Aviñon (Sevilha, século XIV). |
Karoliny Raquel Alves da Silveira | As doenças e os preceitos terapêuticos no tratado farmacológico medieval: Livro de Medicamentos Simples (Século XII). |
Andressa Rocha Lima | De ornatu mulierum: o tratado de cosmética atribuído a Trotula de Salerno destinado as mulheres medievais (Salerno – sécs. XI-XII). |
Vinicius Marques Ferreira | Conteúdos problemáticos: o noticiário do passado |
André Costa Aciole da Silva | A Idade Média vista pelos estudantes do Ensino Médio |
Ailton Lima de Araújo Junior
Dianina Raquel Silva Rabelo |
O Catarismo e a constituição de novas formas de religiosidade no reino francês (séculos XII-XIII). |
ST 04: Insurgindo a história nacional: gênero, sexualidades e outras dissidências
Coordenadoras/es: Flávia Pereira Machado e Rhanielly Pereira do Nascimento Pinto
17/05
Nome | Título da comunicação |
Ana Beatriz Bernardes | A (des)legitimação da mulher profissional: análise das representações visuais de Georgina de Albuquerque e d. Maria Leopoldina
|
André Paulo Rios de Souza Brito | Está aberto o período de caça aos “Tibiras”: da chegada a demonização das práticas sodomíticas entre os indígenas pelo olhar da Inquisição na colônia portuguesa- Séc. XVII.
|
Flávia Pereira Machado | A luta das mulheres no Brasil rural: uma incursão histórica a partir da perspectiva feminista e decolonial
|
Katharine Kethlyn Silvério | Uma reflexão sobre casos de laqueadura sem consentimento em mulheres de origem latino americanas com intuito de um controle populacional
|
Leonardo Tavares Alencar |
A masculinidade Hegemônica e a colonialidade no fazer museal
|
Lucas Vieira de Amorim | Participação dos povos indígenas no projeto de nação brasileira
|
Naelma Mendes do Nascimento
|
O crime é não ter profissão: A experiência do meretrício na Cidade de Goyaz 1882 |
Wesley Vieira de Souza | Guetos homossexuais na Ditadura Civil Militar: análise do relatório da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”
|
ST 05: O Ensino na Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos, saberes e práticas da educação popular
Coordenadores: Josué Vidal Pereira e Sebastião Cláudio Barbosa
20/05
Nome | Título da comunicação |
Dianina Raquel Silva Rabelo e Daybson Martoni Rodrigues Junior | Políticas de Educação de Jovens e Adultos: a remição de pena pelo estudo e leitura no Brasil.
|
Lorena Teixeira Dias | O Ensino na Educação de Jovens e Adultos: docência, sujeitos, saberes e práticas da educação popular.
|
Josué Vidal Pereira | Desafios da docência na EJA no Ensino Remoto Emergencial. |
Sebastião Cláudio Barbosa | Formação Integrada e EJA: entre a moral e a ética |
ST 06: História da África e da Cultura Afro-Brasileira
Coordenadoras/es: Janira Sodré Miranda e Yangley Adriano Marinho
17/05
Nome | Título da comunicação |
Cássio de Oliveira Carvalho | A IMPORTÂNCIA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQS) NO ENSINO DA HISTÓRIA E DA CULTURA AFRICANA EM SALA DE AULA. |
Joaquim Henrique da Silveira | A ÁFRICA FABRICADA PELA DISNEY – O CASO “O REI LEÃO”. |
Yangley Adriano Marinho | RELATO DE EXPERIÊNCIA: O DEBATE SOBRE O RACISMO NO BRASIL A PARTIR DO TRABALHO COM A SÉRIE DE TV “CIDADE DOS HOMENS”, EM TURMAS DE ENSINO MÉDIO. |
José Eduardo Ferreira Faria Santos | A IMPORTÂNCIA DO AUTOCONHECIMENTO PARA O TORNE-SE SUJEITO NEGRO/A. |
Márcia Santos Severino | REFLEXÕES DA REDE DE HISTORIADORAS E HISTORIADORES NEGROS SOBRE O ENSINO DE HISTÓRIA. O NEGRO NÃO É OBJETO, MAS SUJEITO DA HISTORIOGRAFIA. |
18/05
Nome | Título da comunicação |
Letícia Garcia de Andrade | MEMÓRIA E NARRATIVA DO QUILOMBO DE PAPUÃ: POR ANTES, POR AGORA E POR DEPOIS. |
Ana Paula Oliveira Lima | ASSOCIATIVISMO NEGRO E LUTAS ABOLICIONISTAS NA PROVÍNCIA DE GOIÁS OITOCENTISTA 1877-1889. |
Janira Sodré Miranda | INTELECTUAL NEGRA NA HISTÓRIA ATLÂNTICA: O PROJETO HISTORIOGRÁFICO DE BEATRIZ NASCIMENTO. |
Wilton Jonh dos Santos Silva | MANIFESTAÇÕES AFRO-DIASPÓRICO NA MÚSICA CHORO: SINCOPA, RITMOS E IDENTIDADE NEGRA. |
Dianina Raquel Silva Rabelo, Hiam Ribeiro de Abreu, Marcos Pinheiro de Ataíde Filho
|
KABENGELE MUNANGA: MESTIÇAGEM E IDENTIDADE NO BRASIL. |
ST 07: O Antigo Regime e os impérios pluricontinentais: dimensões políticas, culturais e econômicas
Coordenadores: Paulo Miguel Moreira da Fonseca e José Alves de Oliveira Júnior
17/05
Nome | Título da comunicação |
José Jorge de Oliveira Sobrinho
|
Entre a virtude e o fracasso: Administração colonial nas minas de ouro a partir da “Instrução para o governo da capitania de Minas Gerais” de José João Teixeira Coelho (1720-1777)
|
Adriano Santos da Costa Alves
|
Os cirurgiões nas Minas das Gerais no século XVIII: Saberes, práticas e hierarquia social.
|
Lêda Cristina Borges Pereira
|
A amizade e as relações de poder no Antigo Regime.
|
José Alves de Oliveira Júnior
|
O decoro retórico e a representação do povo nas narrativas historiográficas do século XVII e XVIII.
|
Paulo Miguel Moreira da Fonseca
|
Adeus e até breve: a carta despedida do guarda livros Vicente Vieira da Mota e a arquitetura das relações de negócio e amizade nos últimos anos do século XVIII.
|
ST 08: Articulações entre a Ciência Histórica e a Teoria Psicanalítica
Coordenador: Diego A. Moraes Carvalho
19/05
Nome | Título da comunicação |
Izadora Carvalho Vilas Boas e Matheus Alves de Oliveira | Uma [psic]análise dos discursos presentistas expressos nos editoriais do acervo do site do Clube Militar: sobre a memória do período ditatorial militar [2016-2021] |
Diego Avelino de Moraes Carvalho | Luto e Melancolia nas sociedades de controle: um diálogo entre a filosofia foucaultiana e a clínica psicanalítica face aos processos de adoecimento psíquico no ambiente escolar virtual |
Iara Oliveira. | A temática da violência no Webtoon Dark Heaven: um estudo sob os olhos da análise do discurso crítica. |
Joaquim Henrique da Silveira | A des[informação] e o subliminar: O que nos molda enquanto não compreendemos a realidade? |
Rafael Gonçalves Borges | O inconsciente histórico latino-americano: a decolonialidade como atitude |
ST 09: Educação Patrimonial: possibilidades e desafios
Coordenadoras/es: Dianina Raquel Silva Rabelo, Maria Dailza da Conceição Fagundes, Neemias Oliveira da Silva
17/05/2022
Nome | Título da comunicação |
Larissa Filgueira da Silva
Maria Dailza da Conceição Fagundes |
A festa de Nossa Senhora D´Abadia enquanto patrimônio cultural imaterial de Itaberaí-GO. |
Artani Grangeiro da Silva Pedrosa
Neemias Oliveira da Silva |
Ações educativas na preservação do patrimônio cultural: atuação do Catetinho com estudantes do EJA. |
Azenaide Lopes Pereira Garcia | Memória e Patrimônio Cultural do Mercado Central de Goiânia: o estudo sobre os saberes a partir de ações de Educação Patrimonial.
|
Isabel Brasil de Brito
|
A Cartografia Cultural do Crato-CE como instrumento para a promoção de uma Educação Patrimonial decolonial.
|
Maiara Silva dos Santos
Maria Dailza da Conceição Fagundes |
A Associação Afoxé Pilão de Prata e a preservação das Referências Culturais afro-vilaboenses (2009 – 2021). |
Jaqueline Moraes Fernandes
Neemias Oliveira da Silva |
Educação Patrimonial em Bibliotecas: Ação e Valorização de Referências Culturais na Biblioteca Seccional Campus Goiás – Cajuí/UFG. |
Thamires da Costa Silva
Neemias Oliveira da Silva |
A Pequena África do Rio de Janeiro e as possibilidades de Educação Patrimonial na Escola Fundação Darcy Vargas. |
Monyk Ferreira de Araujo Dianina Raquel Silva Rabelo
|
Educação Patrimonial e Ensino de História: a cultura do saber-fazer crochê pelas memórias das crocheteiras goianas. |
18/05/2022
Rodrigo Lúcio de Almeida | O Museu Casa da Cultura de Itaberaí-GO enquanto espaço de ações de Educação Patrimonial |
Wllisses Cavalcante Santos | Entre Memórias e Identidades: a importância da Educação Patrimonial no mapeamento do patrimônio cultural firminopolense. |
Maria Dailza da Conceição Fagundes | Novos olhares sobre o Parque Estadual da Terra Ronca em Goiás: a Educação Patrimonial e a preservação do patrimônio natural. |
Kenia Aparecida de Morais
Neemias Oliveira da Silva |
Patrimônio Cultural e acessibilidade das pessoas com deficiência no Museu das Bandeiras (MUBAN) – Cidade de Goiás. |
Lorena Cristina Brito Morais
Neemias Oliveira da Silva |
Territórios dos saberes e fazeres na Cidade de Goiás: a Educação Patrimonial como proposta de ensino no curso de edificações do Instituto Federal de Goiás – IFG. |
Marcelo Enéas de Melo Soares
Neemias Oliveira da Silva |
Patrimônios (In) Visíveis e Inventários Participativos da Fundação Museu Couros de Formosa – GO: Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial e Experiências Narrativas. |
Eliézer Cândido Nascimento
Dianina Raquel Silva Rabelo |
Entre Sonoridades: A Sala são Paulo como Lugar de Memória, História e Patrimônio. |
Daybson Martoni Rodrigues Junior
Dianina Raquel Silva Rabelo
|
Patrimônio Cultural Marítimo: Art Déco e Teatro Goiânia – um exercício de reflexão e possibilidades.
|
ST 10: O historiador e as fontes: pesquisas sob novos olhares e abordagens
Coordenadoras/es: Dianina Raquel Silva Rabelo, Cleusa Teixeira de Sousa, Maicon da Silva Camargo
18/05/2022
Nome | Título da comunicação |
Kálita Souza Ramos Kálita
Maria Dailza da Conceição Fagundes |
Inferno em Sobibor: a narrativa de Stanislaw Szmajzner enquanto fonte histórica sobre o holocausto. |
Alessa Nara Fortunato Pena
Gilberto Cezar de Noronha |
Fontes sobre a escravidão em Minas Gerais segundo as teses e dissertações em História defendidas no Brasil. |
Diéssika Costa Silva
Gilberto Cézar de Noronha
|
A cobertura da imprensa sobre os (des)usos dos símbolos nacionais pelo Governo Bolsonaro. |
Luciano Rodrigues Santos | O uso de jornais/periódicos como fonte e/ou objeto de pesquisa histórica: Uma análise teórico-metodológica nas páginas do Regeneración. |
Moisés de Oliveira Melo
Rita Castorina Gonçalves Gundim Lemes |
As mostras teatrais em meados da década de 1980 em Anaṕolis: um olhar a partir dos periódicos jornalísticos. |
Aline de Souza Dias | Uso dos relatos de viagem (século XIX) como documento histórico. |
19/05/2022
Vanessa Gouveia Javarini
Maria Dailza da Conceição Fagundes |
A importância do livro Do caminho do longo estudo de Christine de Pizan como fonte histórica para os estudos autobiográficos. |
Wilton Jonh dos Santos Silva | Manifestações Afro-diaspórico na música choro: sincopa, ritmos e identidade negra. |
Cleidiane Gonçalves França
Eduardo Kolody Bay |
Rita Lee e Os Mutantes como fonte para o ensino de História: educação e transgressão. |
Hiam Ribeiro De Abreu
Dianina Raquel Silva Rabelo
|
Representações dos piratas e da pirataria inglesa dos séculos XVII e XVIII na historiografia, na literatura, no cinema e nos jogos digitais. |
Marcos Pinheiro de Ataide Filho
Dianina Raquel Silva Rabelo |
Rodrigo Díaz de Vivar: a cavalaria como instrumento de dominação no reino de Castela (século XI a XIII), a partir do estudo do Cid literário e histórico. |
Thaynara Mariana do Nascimento
Dianina Raquel Silva Rabelo |
Entre heresias e o sagrado: estudo das disputas de poderes temporais e espirituais na Alta Idade Média a partir das fontes eclesiásticas. |