Notícias

Seleção para alunos voluntários
Clique aqui para responder o formulário e se inscrever:

Relação de Avaliações dos Trabalhos Submetidos
Clique aqui para visualizar a Relação de Avaliações dos Trabalhos Submetidos

Observação: a Comissão Organizadora da SEMAF enviou um e-mail individual a cada autor responsável contendo o parecer detalhado. Cada autor responsável deve encaminhar a versão final do trabalho até 15/10/2025 para o e-mail semaf@ifg.edu.br.

Segue abaixo a lista dos trabalhos que serão apresentados na SEMAF, juntamente com os nomes dos respectivos apresentadores.

Comunicações Orais

Dia 21/10 – 13h30 às 14h30

S403A – Física/Ensino de Física

Responsável: Prof. Dr. Lucas Bernardes Borges (IFG)

13h30 às 13h50 – Material didático em Braille para inclusão de alunos com deficiência visual nas aulas de eletrostática – Marília Mari Souza de Oliveira, Rogério Ferreira da Costa, Lucas Bernardes Borges.

13h50 às 14h10 – Análise dos principais conceitos das teorias de Ausubel e Moreira em diálogo com a Física: convergência na aprendizagem significativa – George Fontenelle Costa, Denis Rezende de Jesus, Adriano José de Oliveira, Mário Jonas da Silva Santos, Luan de Souza Bezerra.

14h10 às 14h30 – Resfriamento atômico com laser abaixo do limite Doppler – Carlos Henrique de Alencar Bezerra, Rodrigo Alves de Lima.

S401B – Matemática/Educação Matemática

Responsável: Prof. Dr. Naamã Galdino da Silva Neris (IFG)

13h30 às 13h45 – Uma análise da Criptografia sob a perspectiva das Transformações Lineares e suas aplicações práticas – Naamã Galdino da Silva Neris, Silvia Cristina Belo e Silva Segatti.

13h45 às 14h – Análise da precipitação na cidade de Maceió-AL utilizando a transformada de Hilbert-Huang – Marluce Roberta Camargo Barbosa, Uender Barbosa de Souza.

14h às 14h15 – A arte geométrica na arquitetura de Oscar Niemeyer – Elaine Altino Freire Leite, Ediclécio Junior Trindade Nobre, Márcia do Socorro Borges de Araújo Cardoso.

14h15 às 14h30 – Aplicação do Cálculo Diferencial na Engenharia Civil através da formulação e implementação da equação da linha elástica – Arthur Moreira Melo, Marcos Alves da Silva, Naamã Galdino da Silva Neris.

Dia 22/10 – 13h30 às 14h30

S403B – Matemática/Educação Matemática

Responsável: Prof. Dr. Naamã Galdino da Silva Neris (IFG)

13h30 às 13h50 – Entre o Homem e a Matemática: Ergonomia e Proporção Áurea como fundamentos do espaço e da forma – Lohany Filgueiras Nogueira, Thiago Sousa Mendes, Carolina Gabriela Oliveira, Naamã Galdino da Silva Neris.

13h50 às 14h10 – Um estudo das propriedades geométricas na aplicação prática da Engenharia Civil utilizando o cálculo integral – Bruno Aranda Oshiro, Gabriel Henrique Lourenço Dias, Marcos Alves da Silva, Naamã Galdino da Silva Neris.

14h10 às 14h30 – Modelagem exponencial do decaimento do Césio-137: Um mapeamento bibliométrico – Ludmilla Pinto Guiotti Cintra Abreu, Naamã Galdino da Silva Neris.

S404 – Matemática/Educação Matemática

Responsável: Prof. Ms Douglas Nascimento Ribeiro (IFG)

13h30 às 13h50 – Aplicação da transformada de Hilbert-Huang á análise da radiação solar no estado de Goiás – Marluce Roberta Camargo Barbosa, Lamartines Francisco Rodrigues, Letícia Costa Possatto Neves, Uender Barbosa de Souza.

13h50 às 14h10 – Cônicas e quádricas na Engenharia Civil: Geometria aplicada a projetos e estruturas – Maria Eduarda Alves Carvalho, Anna Karolina Moura Tereza, Elaine Altino Freire Leite, Márcia do Socorro Borges de Araújo Cardoso, Aline Mota de Mesquita Assis.

14h10 às 14h30 – Análise estatística descritiva e inferencial dos homicídios de transgêneros no Brasil – Yuri Avelino Costa, Rogério Ferreira da Costa.

Sessão de Pôsteres

Dia 23/10 – Em frente à Cinemateca

Física/Ensino de Física

  1. RELATO DE EXPERIÊNCIA DA REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO DE CIRCUITO ELÉTRICO. Paullyene Alves Ribeiro, Caio Rodrigues de Oliveira, Felipe, Thaís Teles da Silva, Caiam Olimpio.

2. Resfriamento atômico com laser abaixo do limite Doppler. Carlos Henrique de Alencar Bezerra, Rodrigo Alves de Lima.

3. MOTORES ELÉTRICOS DE BAIXO CUSTO NO ENSINO DE ELETROMAGNETISMO: COMPREENSÃO CONCEITUAL. Eluiz Carlos de Moura Filho, Mateus Júnior Machado, Vinícius Correia de Alencar, Khelbes Roberto da Silva

4. EXPLORANDO A ELETRODINÂMICA COM CIRCUITOS: UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL SIGNIFICATIVA NO ENSINO MÉDIO. Pablo Da Silva Fraga, Bruno Henrique Dos Reis, Kaique Tavares Barbosa

5. DO SOL PARA A TOMADA: A FÍSICA DA ENERGIA SOLAR NO COTIDIANO. Lueny Evangelista Araujo, Khelbes Roberto da Silva.

6. A Mini Gangorra e o torque.  Daniel Martins de Souza, Khelbes Roberto da Silva.

7. Construindo o conceito de pressão por meio da experimentação no Ensino de Física. Éris Magalhães Gomes, Lorena da Silva Ribeiro, Marília Mari Souza de Oliveira, Yuri de Oliveira Andrade, Khelbes Roberto da Silva.

8. EXPERIMENTO BALANÇA DE TORQUE. Daniel Martins de Souza.

9. MUDANÇA DO ESTADO FÍSICO DA ÁGUA POR VARIAÇÃO DA PRESSÃO. Amanda Vitória Miranda da Silva, Erick Henrique Clementino Santos, Maurício Nunes Pinheiro Junior.

10. INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA: EXPERIMENTO COM ÍMÃ E BOBINA. Eluiz Carlos de Moura Filho.

11. GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA EM CALORIMETRIA. Sophia Maria Loureiro Gaspar, Carlos Henrique de Alencar Bezerra, Arthur Garcia Silva, Simone Souza Ramalho.

12. A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. Sophia Maria Loureiro Gaspar, Willian Ferreira de Sousa.

13. GENERALIZAÇÃO DO MÉTODO DE REDUÇÃO DIMENSIONAL PARA CONDENSADOS DE BOSE-EINSTEIN EM FORMATO DE CHARUTO. Andréia Meirelles Basso.

14. AS POTENCIALIDADES DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA: A TECNOLOGIA QUE PODE MUDAR O MUNDO ATUAL. Paulo Alves da Silva Filho.

15. A LEI DE FARADAY PELO SIMULADOR PHET: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA HISTÓRICO- CRÍTICA. Gabriel Tuktuaro de Oliveira Semani Tukano, Manoel do Carmo Aguiar Meireles, Lucimar Moreira Faria, Simone Sousa Ramalho.

    Matemática/Educação Matemática

    1. DESENVOLVIMENTO DE GUIA DIDÁTICO PARA A TRANSFORMADA DE HILBERT-HUANG. Letícia Costa Possatto Neves, Marluce Roberta Camargo Barbosa, Lamartines Francisco Rodrigues, Uender Barbosa de Souza.

    2. RELATO DE EXPERIÊNCIA PIBID: OFICINA “INVESTIGANDO CIDADES”. Vinícius Alcântara de Araújo, Sara Gabriele Lino Basilio.

    3. CORRIDA DOS NÚMEROS INTEIROS: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM O 8 (oitavo)ANO DO CEPI JOSÉ HONORATO. Jamille Monteiro de Paula, Vinicius de Souza Gaspio da Silva, Dirce Marivone Janczeski Barbosa.

    4. AVALIAÇÃO DO IMPACTO DE MÉTODOS DE INTERPOLAÇÃO NO PROCESSO DE PENEIRAMENTO DA EMPIRICAL MODE DECOMPOSITION. Lamartines Francisco Rodrigues, Letícia Costa Possatto Neves, Marluce Roberta Camargo Barbosa, Uender Barbosa de Souza.

    5. Jogos e truques matemáticos: desmistificando a matemática em sala de aula. Pedro Henrique de Oliveira Spíndola, Lais Porto Rabelo, Sandra Regina Augusta da Silva

    6. ARQUIMEDES E A RELAÇÃO ENTRE A PIRÂMIDE E O CUBO: UMA EXPERIÊNCIA NO 9 (nono) DO CEPI JOSÉ HONORATO. Daniel da Silva Borges, Márcia Lúcia Pereira Braga, Vinicius de Souza Gaspio da Silva.

    7. APRENDENDO GEOMETRIA: RESUMO DE OFICINA PRÁTICA MONTANDO POLIEDROS COM MASSINHA E PALITOS NO PIBID. Lamartines Francisco Rodrigues, Milena de Souza e Silva.

    8. O JOGO DA VELHA DE POTÊNCIAS: UMA METODOLOGIA LÚDICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Ithalo Leonardo Oliveira Sousa, André Bueno de Castro, Henrique de Mendonça Silva, Alessandro Pires de Carvalho.

    9. MODELAGEM MATEMÁTICA: FUNÇÕES DE UMA VARIÁVEL REAL USANDO SOFTWARE GEOGEBRA. Sara Gabriele Lino Basilio, Amanda Lúcio Rodrigues da Silva, Regina Célia Bueno da Fonseca.

    10. A CONTRIBUIÇÃO DA OBRA O HOMEM QUE CALCULAVA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. Carlos Eduardo dos Santos Silva, Ronaldo Alves Coutinho Filho.

    11. CAÇA AOS NÚMEROS: UMA REVISÃO SOBRE EQUAÇÕES DE PRIMEIRO E SEGUNDO GRAU. João Victor Souza Paniago, Eduardo Augusto Fernandes

    12. AÇÕES MENTAIS MATEMÁTICAS, MEMÓRIA E ATENÇÃO NA RESOLUÇÃO DE INEQUAÇÕES POLINOMIAIS: UM ESTUDO À LUZ DAS NEUROCIÊNCIAS.  Dhiego Pereira Gonçalves, Karly Barbosa Alvarenga.

    13. DA TEORIA À PRÁTICA: MODELAGEM MATEMÁTICA NA ORGANIZAÇÃO DE UMA FESTA DE FORMATURA NO COLÉGIO ESTADUAL MURILO BRAGA. Cristina Fraga Andrade da Costa, Henrique De Mendonça Silva, Kaique Pereira Guimarães

    14. BINGO MATEMÁTICO COMO RECURSO LÚDICO PARA ODESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE ESCUTA ATIVA E CÁLCULO MENTAL. Paula de Souza Rodrigues.