Espetáculo dança-teatro (interativo): “PLAY – DESEJA JOGAR?”, com Diego Gonçalves, no XV Festival de Artes de Goiás

Play_foto 2

ASSISTA NESTE LINK:

(Canal IFG Comunidade)

Carrossel-19-5--2

“Play – Deseja Jogar?” é um espetáculo interativo com livre adaptação do texto ”Ato sem Palavras, uma pantomima para um ator” de Samuel Beckett, realizada por Diego Gonçalves. Sua construção procura questionar e expor nossas relações com as redes sociais e todos os meios da tecnologia, que por vezes são tão agradáveis, mas por outras tão brutais.

Quem controlamos? Por quem somos controlados? Temos o real controle sobre nossas vidas?

Elementos dramatúrgicos fundamentais do espetáculo são escolhidos pelas pessoas da plateia. Em sua obra, Beckett coloca um personagem nomeado apenas como “The Man”, o qual não tem uma história ou um passado evidente, sendo lançado no deserto sem a possibilidade de escapar daquele espaço. O ambiente em que o personagem está inserido é um controlador sagaz e sarcástico tornando o homem em uma mera cobaia de experimentos e o privando de seu livre arbítrio. Suas necessidades básicas, como se proteger do sol ou alcançar e beber um jarro d’água se tornam atos impossíveis. A árvore que se fecha como um guarda-chuva, o jarro que fica pendurado a muitos metros de altura balançando ou qualquer outra ação possível de se realizar acontece somente após um apito sinalizador, tornando o homem uma máquina fadada a falha, mesmo o ato de se matar lhe é privado evidenciando a sua impotência enquanto ser humano.

A obra surge da necessidade da experimentação dessa solidão imposta por esse deserto virtual e em como as redes sociais nos dominam com software de controle. O espetáculo traz à tona as relações humanas com as plataformas digitais e suas consequências, passando por simulações de jogos online, conversas com assistentes virtuais, relações e cancelamentos, facebook e Instagram, em como podemos ter o sistema corrompido por um vírus, evidenciando sua fragilidade e a falta de controle sobre nossas escolhas.