Edital InspirArte 2021 – Resultado Final

O Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), divulgou nesta sexta-feira, 7, o resultado final da seleção de conteúdos artísticos promovida pelo edital InspirArte. O edital teve como objetivo apoiar com recursos financeiros artistas residentes no estado de Goiás, dentro das ações do XV Festival de Artes de Goiás – O Risco (Parte II), que será realizado de modo virtual, no período de 18 a 20 de maio.

Os trabalhos aprovados e sem apoio financeiro integram uma lista de espera e apenas serão contemplados com recursos caso haja impossibilidade de contratação de alguma proposta aprovada e contemplada com recurso, por falta de documentação ou outros problemas em relação às certidões e ao CNPJ do proponente.

Foram inscritas propostas com diferentes linguagens artísticas como artes visuais, circo, dança, teatro, cinema e audiovisual, música e interartes (mais de uma linguagem). Mais da metade das inscrições vieram de Goiânia (146), seguida por São Domingos (22), Aparecida de Goiânia (16), Itumbiara (12), Goiás (10), Anápolis (7), Senador Canedo (4), Trindade, Pirenópolis e Alto Paraíso (com 3 propostas inscritas), Inhumas e Matrinchã (ambas com 2 propostas). Houve também inscrições de trabalhos de Santo Antônio de Goiás, Goianira, Cavalcante, Cidade Ocidental, Rialma e Jussara. Houve apenas uma inscrição de outro estado, que foi desclassificada conforme regras do edital.

Aberto a ações inéditas e não inéditas, a seleção pública do InspirArte previu a remuneração em cinco modalidades diferentes, com valores de apoio que vão de R$ 400 a R$ 4.000,00, totalizando R$ 98.600,00. A avaliação das propostas foi realizada por um conjunto de 14 docentes do IFG, todos professores qualificados nas linguagens artísticas envolvidas, com participação de representantes da maioria dos campus.

A Proex informa que, de acordo com previsto no item 3.6 do edital, a exibição das obras selecionadas poderão ocorrer em período posterior à realização do festival. Informa também que os trabalhos selecionados serão veiculados no Canal IFG Comunidade, posteriormente ao festival, entre os meses de junho e julho, desde que os proponentes contemplados com recursos complementem o envio da documentação requerida.

Segundo a Proex, o edital InspirArte foi lançado pelo segundo ano consecutivo para valorizar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por servidores, estudantes e comunidade externa. Também buscou contribuir com a minimização do impacto da pandemia sobre a atividade econômica do setor cultural em Goiás, somando-se aos esforços do poder público com a mesma finalidade.

Confira o resultado final do edital InspirArte: http://www.ifg.edu.br/component/content/article/17-ifg/ultimas-noticias/23545-inspirarte-resultado-final-propostas-aprovadas-com-apoio-financeiro-no-edital-inspirarte

Mais informações sobre o InspirArte na página da Pró-reitoria de Extensão relacionada aos editais: http://www.ifg.edu.br/editais-extensao