Programação Completa (18 a 20 de Maio de 2021)

Está chegando um dos mais importantes acontecimentos culturais de Goiás: o XV Festival de Artes de Goiás: Risco (Fase 2) – uma realização do IFG, será realizado entre 18 a 20 de Maio no canal do YouTube IFG Comunidade. As inscrições estão abertas e o resultado do edital InspirArte já está publicado. O evento conta com shows (Chico César), peças de teatro (A Frasqueira de Jacy, com a Cia Teatro Carmin de Natal-RN), espetáculos de dança (“Play – Quer Jogar?” de Diego Gonçalves), concerto de música clássica (tenor e pianista), além de uma rica programação de mesas-de-debate, conferências, oficinas. Dezenas de obras artísticas realizadas pelos agentes culturais goianos, selecionadas através dos editais InspirArte e Arrisque-se, também recheiam a programação em 7 sessões de exibição. Confiram a programação completa e apreciem o festival na próxima semana! É gratuito e aberto à toda a comunidade.

Data de inscrição: 11 a 20/05/2021. Link para inscrição. Público-alvo: Servidores, professores e estudantes dos Institutos Federais e comunidade externa em geral. Objetivos: realizar um ciclo de formação, difusão de experiências e de práticas artísticas e pedagógicas, a fim de promover uma reflexão crítica sobre temas contemporâneos a partir da expressão da cultura e da arte.

https://youtu.be/cx1whwqgJA4

PROGRAMAÇÃO

DATA: TERÇA, 18/05/2021

9h – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão1)

10h às 11h20 – Mesa de debate: Edital InspirArte

  • Pró Reitor de Extensão do IFG – Prof. Daniel Silva Barbosa
  • Alguns proponentes contemplados no Edital InspirArte
  • Mediador: Prof. Constantino Isidoro Filho (IFG – Câmpus Goiânia Oeste)

11h30 – Encontro dos Professores de Arte do IFG (atividade restrita aos Professores de Artes do IFG)

14h às 16h – Oficinas com professores da Rede IF

  1. Catando e Contando Histórias – Oficina de contação de histórias. O objetivo é proporcionar ao participante a leitura e interpretação de histórias e poesias. Conhecer textos poéticos em contextos diversos para interpretação e criação de histórias através de personagens presentes na literatura e na oralidade de nossas culturas; criar novas histórias e poesias para transmissão criativa de nossa cultura. Proponente: Prof.: Gleuter Alves Guimarães (Instituto Federal do Tocantins, Câmpus Avançado Formoso do Araguaia).
  2. Mobgrafia – um olhar pelo celular – A proposta desta oficina é fazer uma breve introdução das técnicas básicas de fotografia com celular, como: foco, composição, iluminação, enquadramento e edição. Proponente: Profa.: Rafaela Chivalski de Oliveira (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul)
  3. Territórios compartilhados – Os participantes serão provocados a buscar imagens a partir de um dispositivo (fotografia e vídeos curtos do território onde estão vivendo) Serão realizados exercícios imagéticos simbólicos de cada território apresentado pelos participantes e compartilhados via compartilhamento de tela. Por fim faremos uma performance coletiva para encerrar. Proponente: Profa.: Katyuscia Sosnowsk (Instituto Federal do Paraná, Câmpus Coronel Vivida).
  4. A tradição popular nas músicas de abertura das telenovelas: caminhos para análises – A oficina propõe um momento em que os participantes possam discutir e refletir sobre a forma como as identidades são apresentadas nas mídias. Focamos nos aspectos identitários que estão fora dos centros políticos e econômicos do país. Buscamos apresentar formas e caminhos para fazer análises de vinhetas de forma que possa extrair de uma produção televisivas informações que nos mostre até que ponto o produto final traz uma criação poética e até que ponto ela apresenta o que é reflexo de uma realidade vivida. Teremos o estudo de dois casos permeados por debate e a própria prática dos participantes em relação a análise. Proponente: Prof.: Paulo Sérgio Sousa Costa (Instituto Federal Mato Grosso, Câmpus Avançado Sinop).

16h25 – “Boas-vindas” – Pró Reitor de Extensão do IFG – Prof. Daniel Silva Barbosa

16h30 às 17h30 – Conferência: ” Cândido Portinari: um homem, um tempo, uma nação”

  • Professor e escritor João Candido Portinari
  • Mediadora: Profa. Elza Gabriela Godinho Miranda (IFG – Câmpus Anápolis)

19h – Solenidade de Abertura

  • Relações publica IFG (mestre de cerimônia) – Brisa Sousa Almeida Naves
  • Reitor – Prof. Jeronimo Rodrigues da Silva
  • Pró-Reitor de Extensão – Prof. Daniel Silva Barbosa
  • Representante da Comissão Organizadora Executiva do Festival de Artes – Prof. Abílio de Jesus Carrascal

19h30 – Apresentação Artístico Cultural – Tenor Hudson Ayres e o Pianista Fábio Leite

21h – Apresentação Artístico Cultural ao vivo – Chico César
Mediador: Prof. Júlio Cesar dos Santos (Júlio Van) – IFG

https://youtu.be/dDoxKcosJeghttps://youtu.be/JqtWINpnQwM

https://youtu.be/6Dn46B54kf4

DATA: QUARTA, 19/05/2021

8h30 – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão2)

9h às 11h – Mesa de debate: Arte – Decolonialidade, Gênero e Ativismo

  • Líder indígena e ambientalista – Ailton Krenak
  • Jornalista – Profa. Rosane da Silva Borges
  • Mediadora: Profa. Luciana Bigolin Martini (IFG – Câmpus Jataí)

14h às 16h – Oficinas com professores da Rede IF

  1. Audiodrama: a radionovela na era do podcast – No passado, as narrativas seriadas no rádio, chamadas de radionovelas, marcaram época. Atualmente, a dramaturgia em áudio, ou audiodrama, tem ganhado espaço nas plataformas digitais. Esta oficina tem por objetivo introduzir a linguagem do audiodrama, apresentando princípios da atuação (ou leitura) radiofônica, criação de personagens, análise dramatúrgica, narração e introdução de efeitos e trilha sonora. Proponente: Prof.: Eduardo Machado (Instituto Federal …
  2. Botando óleo nas engrenagens. Bora fazer Teatro virtual! – A oficina busca retomar a atividade teatral dos estudantes com jogos, improvisações e apresentação de cenas. Para isso utilizaremos diversas plataformas online para buscar formas de movimentar o corpo, criar relações entre os participantes da oficina, ensaiar e apresentar cenas de improvisação, colocando óleo na ferrugem criada pelo corpo parado durante a pandemia e refletir sobre as possibilidades de fazer teatro de online. Proponente: Prof.: Jefferson Araújo Moraes (Instituto Federal do Paraná, Câmpus Pinhais)
  3. Cuidados com a voz – Objetivo é conhecer o que é voz, fala e suas diferenças. Aprender como a fala é produzida, sua importância no trabalho, os sintomas e as consequências de seu mau uso e, em especial, os cuidados necessários para a prevenção da saúde vocal. Proponente: Prof.: Yuri Ogaya de Assumpção (Instituto Federal de Cuiabá, Câmpus Bela Vista).
  4. Improvisações: Dança e Música – A oficina propõe um estudo sobre improvisação em dança explorando as relações entre dança e música, a partir do método didático Estruturas Sonoras de Rolf Gelewski. A oficina abordará alguns conteúdos como pulsação, frases musicais, estrutura musical, movimentos parciais, totais, isolados e sequenciados. Esta oficina já foi ministrada em Festivais de Arte e como professora convidada da graduação e pós-graduação na Unicamp. Proponente: Profa.: Juliana Cunha Passos (Instituto Federal de Brasília, Câmpus Brasília).
  5. Técnica Vocal – Esta oficina é direcionada a cantores que tem como objetivo adquirir noções básicas de técnicas e estilos de canto popular e erudito, mais especificamente, MPB, Rock, Sertanejo, Ópera, Música de Câmara e Goespel. Proponente: Profa.: Rita de Cássia Mendonça (Instituto Federal de Brasília).

19h às 20h30 – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão3)

21h – Apresentação Artístico/Cultural – Dança ao vivo

Dança-teatro “Play – Deseja jogar?” de Diego Gonçalves Cordeiro


https://youtu.be/d1WW6rJhDH8

https://youtu.be/H1zNWRQ7qmI

DATA: QUINTA, 20/05/2021

8h30 – Mostra Inspirar-te + Arrisque-se (Sessão 4)

9h às 11h – Mesa de debate: Arte – Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Pesquisa: Profa. Maria de Lourdes Macena de Souza (IFCE)
  • Ensino: Profa. Luciana Gomes Ribeiro (IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia)
  • Extensão: Profa. Cláudia Schreiner (IFRS)
  • Mediadora: Profa. Monica Mitchell de Morais Braga (Reitoria)

11h15 – Plenária – Carta das Artes no IFG (atividade restrita aos Professores de Artes e estudantes do IFG)

  • Mediador: Prof. Constantino Isidoro Filho (IFG – Câmpus Goiânia Oeste)

14h às 17h- Mostra do Edital InspirArte e do Edital Arrisque-se ( Sessões 5 e 6)

19h às 20h30 – Mostra do Edital InspirArte e do Edital Arrisque-se (Sessão 7)

21h – Apresentação Artístico/Cultural – Teatro ao vivo. Teatro Carmin do RN – espetáculo: A Frasqueira de Jacy.

SITE OFICIAL (em construção): https://eventos.ifg.edu.br/festival2021/


RELEMBRE:

“PÔ!ÉTICA” – Um documentário de Eduardo Carli de Moraes (Itumbiara, Goiás, 2017, 93 min)

https://www.youtube.com/watch?v=taIMgqYONUAhttps://www.youtube.com/watch?v=KYRmimmm-7Ahttps://www.youtube.com/watch?v=-q5arswE5SEhttps://www.youtube.com/watch?v=ER8uftb0BFk

VÍDEO-REPORTAGEM SOBRE A XIII EDIÇÃO (Cidade de Goiás, 2015)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *