A cidade de Itumbiara recebe a décima quarta edição do Festival

Vista_da_Beira_Rio

Itumbiara é um município brasileiro localizado no sul do estado de Goiás, na divisa com o estado de Minas Gerais. Pertencente à Mesorregião do Sul Goiano e Microrregião do Meia Ponte, situa-se ao sul da capital do estado, Goiânia, distando desta cerca de 204 quilômetros, e 411 quilômetros da capital federal, Brasília.[7] Ocupa uma área de 2 461 km², representando 0,7237 % do estado de Goiás, 0,1538 % da Região Centro-Oeste e 0,029 % de todo o território brasileiro.[8] Desse total 19,3424 km² estão em perímetro urbano.[9] Sua população, segundo estimativas de 2016 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 101 544 habitantes[10], sendo assim o município mais populoso de sua microrregião e o décimo primeiro mais populoso de Goiás. A área urbana do município forma uma conurbação com o município mineiro de Araporã.

O município de Itumbiara é considerado o portal de entrada do estado de Goiás.[11] Também é um dos maiores exportadores do estado, devido à sua localização próxima a Minas Gerais e São Paulo, garantindo o escoamento da produção agrícola do sudoeste goiano através das regiões Sul e Sudeste.[12]

A história de Itumbiara remonta ao início da década de 1820, quando ocorreu a construção de uma estrada passando sobre o rio Paranaíba, visando interligar Uberaba ao centro de Goiás. Com a grande concentração de habitantes no local, atraídos principalmente pela construção da estrada, uma resolução provincial criou um distrito, denominado Santa Rita do Paranaíba, em 1852. Com a Proclamação da República do Brasil, a instalação do município se efetivou, em 1909, ainda com o nome de Santa Rita do Paranaíba. O nome “Itumbiara” tem origem tupi-guarani e foi uma sugestão do engenheiro Inácio Pais Leme, mentor da construção da estrada.

Seus principais pontos turísticos são o Rio Paranaíba, a Cachoeira do Salitre, o Farol da Beira Rio e a Ponte Affonso Penna, sendo esta última responsável por interligar os estados de Goiás e Minas Gerais. A práticas de esportes aquáticos na cidade também é explorada.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Itumbiara

Acesse aqui o site da cidade: Prefeitura de Itumbiara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *