O mundo em cores

Não podemos negar que as cores são muito importantes para nós em todos os ambientes e situações que vivemos. Mas você já se questionou de que forma conseguimos diferenciar as cores? Conseguimos responder essa pergunta observando mais de perto a estrutura dos olhos. Neles, existem vários sistemas de grande relevância para que possamos enxergar de forma coerente com o que ocorre a nossa frente. Dentre esses componentes presentes nos olhos estão os Bastonetes e o Leia mais…

Sensores de animais: ecolocalização

Os animais possuem alguns sensores em seu corpo. Por exemplo, nós humanos possuímos os 5 sentidos: olfato, tato, visão, paladar e audição. Então nós somos capazes de sentir cheiros, sentir texturas, ver e definir coisas, sentir gostos e ouvir sons, são os nossos sensores humanos.   Quanto aos sons, nossos ouvidos só conseguem ouvir uma certa faixa de frequências, que varia de 20 Hz (sons mais graves) até 20.000 Hz (sons mais agudos), e conforme Leia mais…

Sensores de animais: Antenas

As antenas são órgãos sensoriais exercem importante função sensitiva nos insetos, podendo servir para identificar odores, sabores, sons e auxiliar no equilíbrio. Elas possuem células especiais, adaptadas para perceber e identificar substancias químicas. As diferentes formas de antena advêm da necessidade do inseto, como por exemplo antenas longas e finas tem finalidade tátil, para que o inseto perceba seu ambiente. 1. As diferentes funções das Antenas  A seguir vamos ver alguns exemplos de diferentes funções das antenas Leia mais…

Meu primeiro robô – EV3

Olá meninas cientistas, como vão vocês? Hoje vamos começar a conhecer o nosso primeiro robôzinho, o EV3. Primeiro de tudo… Você sabe o que é um robô? De acordo com o Wikipédia, um robô é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Em outras palavras: um robô é um monte de componentes elétricos e mecânicos que realizam trabalhos sozinhos ou que obedecem comandos. Existem diversos tipos de Leia mais…

Música: arte e matemática

Será que existe alguma relação entre Matemática e Música? Se respondermos rápido provavelmente a nossa resposta será ” Não tem nada a ver “. Mas vamos ver hoje que a música e  a matemática tem muito em comum. 1. A história entre música e a matemática. Tenho certeza que na sua aula de matemática você ouviu falar sobre o teorema de Pitágoras. Que foi desenvolvido por um matemático com o mesmo nome. Mas algo que provavelmente Leia mais…

Mulheres STEAM

Será que você conhece essas mulheres STEAM? Faça o quiz e descubra. Lembre-se:                      ➡ Esse quiz NÃO vale pontos                      ➡ Algumas questões tem mais de uma opção verdadeira                      ➡ O quiz é apenas para brincar Mulheres STEAM Nesse quiz foi apresentados alguns fatos sobre as mulheres no Leia mais…

Oficina 1 – Brincando com LEDs e sensores

Olá aluna cientista, nossa primeira oficina irá utilizar uma plaquinha bem colorida e divertida: o micro:bit. Sumário Apresentação ao micro:bit Usando o micro:bit no Open Roberta Lab Conhecendo as possibilidades Escrevendo seu nome no micro:bit Usando sensores Oficina 1 – Brincando com LEDs 1. Apresentação ao micro:bit Afinal, o que é isso? O micro:bit é como se fosse um computador bem pequeno e com bem menos funções. Ele é um retângulo com dois botões (A Leia mais…

Como utilizar o Open Roberta Mobile

Olá, nesse post ensinaremos como utilizar o Open Roberta Mobile (o aplicativo para celular no Open Roberta Lab, o simulador que utilizaremos para as oficinas). O tutorial está dividido em 5 partes: Como instalar o Open Roberta Mobile em seu celular Como criar uma conta no Open Roberta Mobile Como escolher seu robô Como programar seu robô Como fazer a simulação do robô Playlist com os tutoriais   1. Como instalar Os passos são simples: • Leia mais…

Quem Somos

Vídeo de apresentação ao STEAM4Girls Somos o STEAM4Girls, um projeto de robótica para meninas do IFG Goiânia para as escolas públicas da região. Nossa história O projeto surgiu da iniciativa do professor Carlos Silveira ao notar que, em 2018, durante a realização de um projeto de Robótica Educacional direcionado a escolas públicas, dos grupos formados para as oficinas, as meninas tinham receio de participar e não assumiram protagonismo. Com isso, foi pensado em um projeto de Leia mais…