APRESENTAÇÃO

semanapedagogiatopotemplate

O Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) realizará do dia 09 a 11 de junho de 2021 a  V Semana da Licenciatura em Pedagogia/I Encontro Anual de Egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia.

O tema escolhido para o evento este ano é “100 anos de Paulo Freire (Re)descobrindo o pensar sobre a educação brasileira”.

O evento será transmitido de forma online no canal do Câmpus Goiânia Oeste no Youtube (IFG – Goiânia Oeste).

As inscrições e a participação no evento são GRATUITAS.

As inscrições do evento poderão ser realizadas do dia 04 de junho ao dia 11 de junho no link: 

https://sugep.ifg.edu.br/eventos//#/publico/eventos/d0f778fa-0fc4-41d1-91d3-5211de38d9ae/inscricao

Confira aqui a programação completa do evento.

Leia aqui a 1ª Circular do evento com a chamada para submissão de trabalhos e também para o envio de propostas de oficinas, de minicursos e de atividades culturais para a programação.

Para mais informações e/ou sugestões enviar mensagem para o e-mail da comissão organizadora:

semanapedagogiaoes@ifg.edu.br

SOBRE A SEMANA

A Semana da Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é um evento científico e pedagógico que objetiva congregar professoras/es, pesquisadoras/es, acadêmicas/os do curso de Licenciatura em Pedagogia e de outras licenciaturas vinculadas/os ao IFG ou a outras instituições de ensino superior, assim como as redes de ensino, e (para) a comunidade em geral.

No ano de 2021 realiza-se a V Semana da Licenciatura em Pedagogia celebrando o centenário de Paulo Freire e o I Encontro Anual de Egressos do curso de Pedagogia com o tema “100 anos de Paulo Freire: (Re)descobrindo o pensar sobre a educação brasileira” consagrando-se, nesta edição, como um evento anual autônomo dedicado à licenciatura, à educação, à produção do conhecimento e à interlocução ampliada entre discentes, docentes, egressas/os e à comunidade em geral.

O encontro anual de egressas/os do curso de Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG era uma aspiração antiga e que agora se institui como integrante indissociado da Semana da Pedagogia, o que confere a esta o caráter plural, dialógico, de compartilhamento e de construção de saberes entre acadêmicas/os, graduadas/os, pesquisadoras/es, profissionais da educação e com a comunidade externa ao IFG.

Pela primeira vez, e em razão das medidas sanitárias de contenção do contágio pelo vírus SarsCov-2 (Covid-19) e da pandemia dela decorrente, ele será realizado de modo remoto pelas plataformas digitais do Google Meet, pelo Canal do IFG – Goiânia Oeste no Youtube e pelo Zoom.

Apesar da trágica situação de saúde pública que estamos enfrentando e de suas consequências para outros importantes âmbitos da vida, em destaque a educação humana, a realização deste evento de modo remoto reafirma o compromisso do IFG em manter a realização de suas atividades institucionais aliando compromisso com respeito à vida de todas as/os participantes.   

Este evento desde a sua primeira edição teve formatos distintos tendo sido, em alguns anos, realizado integrado com outros eventos institucionais.

Em 2015 a primeira edição do evento aconteceu a partir da realização da I SECITEC do Câmpus Goiânia Oeste, a qual integrou dois outros eventos na programação: I Semana dos Cursos e o I Conhecendo o IFG.

Em 2016 não ocorreu o evento em decorrência de um ano letivo constituído por um período de greve nacional dos trabalhadores da educação.

Em 2017, nos dias 12, 13 e 14 de junho, realizou-se a II Semana da Licenciatura em Pedagogia com o tema Pedagogia a FORMAÇÃO em debate, com o objetivo impulsionar os debates sobre os desafios da formação docente na contemporaneidade e seus desdobramentos teórico-práticos e as discussões do campo ético, político e pedagógico, tendo a pesquisa como princípio educativo.

Em 2018 ela foi realizada como “Semana Integrada Saúde e Educação em Debate”.

Em 2019 realizou-se a IV Semana da Licenciatura em Pedagogia com o tema “Resistência à educação ou Educação para a resistência?”.

Em 2020, ano em que a pandemia do Coronavírus se iniciou no Brasil, a sua realização não foi possível. A expertise para a realização de um evento de modo remoto demandaria mais tempo para a sua construção do que o que tínhamos a partir das bruscas mudanças vivenciadas desde o mês de março daquele ano.

Por fim, reitera-se a importância da realização periódica deste evento que tem a finalidade de proporcionar conhecimentos, debates, reflexões permanentes sobre o curso, as licenciaturas e a educação pública brasileira.