Ética e Poética de Resistência é o tema do II Encontro de Professores

20164259147812enaeif_4

Professores de Arte dos Institutos Federais e das demais instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica poderão inscrever seus trabalhos para o II Encontro de Professores de Arte da Rede Federal, que será realizado dentro do XIV Festival de Artes de Goiás e será organizado pelo Instituto Federal de Goiás (IFG).

A submissão dos trabalhos dos docentes de Arte pode ser feita até dia 9 de outubro.

O evento contará com uma mesa de abertura no dia 8, pela manhã, e grupos temáticos (GTs) no dia 9, pela manhã (dentro do festival). No dia 10 acontecerão três simpósios (Ensino, Pesquisa e Extensão) pela manhã e uma plenária pela tarde, na qual será construído um documento que dê visualidade às questões levantadas, discutidas e encaminhadas pelos participantes.

Os docentes poderão inscrever trabalhos acadêmicos referentes às temáticas dos simpósios: Ética e Poética de Resistência: o Ensino de Arte na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica; Ética e Poética de Resistência: a Pesquisa em Arte na Rede Federal de Educação Profissional e Ética e Poética de Resistência: a Extensão em Arte na Rede Federal de Educação Profissional.

Não haverá apresentação dos artigos do simpósio, apenas sua publicação em anais. As discussões políticas dos simpósios serão conduzidas por coordenadores específicos que integram a comissão organizadora e científica do II Encontro. Os coordenadores dos simpósios irão explanar sobre os trabalhos apresentados e encaminhar as discussões para serem levadas na plenária final.

Os docentes de Arte, além de se inscreverem para o encontro, poderão também fazer a inscrição e participar dos GTs e oficinas (período da tarde).

A primeira edição do Encontro de Professores de Arte dos Institutos Federais foi realizada em 2016, por iniciativa do Instituto Federal de São Paulo e reuniu 82 docentes de 20 estados do país. Foram apresentados 46 trabalhos. Para essa segunda edição, além de recursos do IFG, o evento conta também com a parceira do Ministério da Cultura (MinC).

OBS: As normas para publicação dos simpósios são as mesmas dos Grupos de Trabalhos (GTs) do Festival, que também estão com inscrições abertas.

Simpósio 1Ética e Poética de Resistência: o ensino de Arte na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica;

Tendo como premissa os desafios e dificuldades existentes para se garantir a inserção e implantação de cursos e disciplinas de Arte na Educação Profissional, Científica e Tecnológica e compreendendo o currículo como território de disputa, o objetivo deste simpósio é debater o ensino e a presença significativa da Arte nas diversas modalidades de ensino da Rede Federal de Educação Profissional. Para tanto, busca-se, dentre outras, responder às seguintes questões: Como a área de conhecimento da Arte está inserida e vem sendo desenvolvida na Rede Federal? Quais os conteúdos e caminhos percorridos pela disciplina Arte nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, subsequente, PROEJA, Ensino Superior e Pós-Graduação? Quais licenciaturas, bacharelados e cursos de pós-graduação vinculados ao campo da Arte e/ou que mobilizem conhecimentos relacionados às diversas modalidades artísticas são ofertados pela Rede?

Simpósio 2: Ética e Poética de Resistência: a pesquisa em Arte na Rede Federal de Educação Profissional

Esse simpósio objetiva abordar as atividades de pesquisa em Arte realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica de cunho investigativo, artístico e social. Desta forma, o interesse desse simpósio se direciona às concepções, temáticas, abordagens teóricas, metodologias, desdobramentos inter e transdisciplinares, formas de fomento, atuação de grupos de pesquisa e realização de parcerias públicas e/ou público-privadas relacionadas à pesquisa em Arte na Rede Federal, visando compreender, ampliar a mesma, bem como incentivar o envolvimento de professores de Arte para esse fim. Pretende também discutir pesquisas que promovam a dignidade humana, a igualdade de gênero, o respeito entre os povos indígenas e grupos raciais, étnicos, religiosos, educação especial.

Simpósio 3: Ética e Poética de Resistência: a extensão em Arte na Rede Federal de Educação Profissional; 

 Esse simpósio objetiva abordar as atividades de extensão em Arte realizadas no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A proposta deste espaço de escuta e debate será tratar das potencialidades e desafios dos projetos de extensão em arte. Além disso, visa contribuir na formação de recursos humanos em Arte, provocando os professores a envolverem os estudantes e comunidade local em atividades científicas e artístico culturais, discutindo as possibilidades de ampliar o processo educativo, científico e cultural. Quais resistências artísticas, culturais e poéticas podem ser construídas que envolvam a comunidade interna e externa da rede federal? O espaço será de troca de saberes e relatos que tratem dos temas citados com vistas a promover o respeito, a consciência cidadã democrática, aberta ao contraditório, que reduza as violências e auxilie na construção de uma cultura de paz.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA E CIENTÍFICA

Simpósio Ensino:

Andrezza Campos Moretti – IFSP
Edson Rodrigo Borges – UFG
Jefferson Araújo Moraes – IFPR
Kênia Faria Brant – IFMG
Rita de Cássia Mendonça – IFB
Luciana Gomes Ribeiro – IFG

 

Simpósio Pesquisa:

Alexandre José Guimarães – IFG
Artur Fabiano Araújo de Albuquerque – IFRN
Jupter Martins de Abreu Junior – IFRJ
Luciana Lima Batista – IFSP
Cristiane Herres Terraza – IFB
Eurípedes Norberta da Silva – IFMT
Everton Ribeiro – IFPR

 

Simpósio Extensão:

Maria José Oliveira – IFAL
Katyúscia Sosnowski – IFPR
Luis Antonio Braga Vieira Junior – IFPA
Eduardo Machado dos Santos – IFMT
Mônica Mitchell de Morais Braga – IFG

Clique aqui para acessar o sistema para envio de trabalhos e inscrições:

Confira aqui os anais do II Encontro de Professores de Arte da Rede Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *