O II Encontro de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de junho de 2018 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Câmpus Itumbiara. O evento será promovido pelo Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais – NuPEPE. Neste segundo encontro o tema que norteará os estudos e reflexões será a “Alfabetização Científica: impactos no ensino, na pesquisa e na formação de professores”.
Reconhecendo a importância da alfabetização científica para processo ensino e aprendizagem e suas influências na pesquisa e na formação de professores, o II EPEPE tem o objetivo de promover um espaço de colaboração crítico-reflexiva para a divulgação de pesquisas e relatos de experiências que permitam aos professores em formação inicial ou continuada conhecer, refletir sobre os subsídios teóricos e práticos que embasam os recentes estudos científicos relativos ao tema em foco.
Todos os trabalhos aceitos e apresentados serão publicados nos anais do evento com ISSN 2526-0650. Os melhores trabalhos completos serão revisados para a composição de um e-book.
Objetivos:
- Incentivar, fortalecer e criar o intercâmbio científico e tecnológico entre os núcleos de pesquisa da região na reflexão e ação sobre alfabetização científica, criando redes de conhecimento interinstitucionais;
- Divulgar pesquisas e práticas desenvolvidas nas instituições de ensino superior e nas escolas de educação básica, direcionadas ao ensino de Ciências, bem como à formação de professores nas licenciaturas.
- Propiciar aos professores da Educação Básica uma oportunidade de formação e atualização sobre o Estado da Arte sobre o ensino de Ciências, visto que o encontro oferece atividades diversificadas que integram pesquisa, prática e extensão;
Formas de participação:
Poderão ser submetidos para apresentação resumos de trabalhos de qualquer área do conhecimento, na forma de Resumo simples ou Trabalho completo, das seguintes modalidades:
- Pesquisa Científica, desenvolvida por estudantes, professores, técnicos administrativos ou pesquisadores de quaisquer níveis, inclusive trabalhos desenvolvidos no âmbito dos programas de iniciação científica e de iniciação à docência, trabalhos de conclusão de curso, trabalhos desenvolvidos no âmbito de cursos de pós-graduação, dentre outros trabalhos investigativos.
- Estudo de caso, referente ao relato de casos ou experiências que explorem/descrevam/ discutam um método ou problema por meio do exemplo.
- Relato de Experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem.
EIXOS PARA INSCRIÇÕES DE TRABALHOS E RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
- Eixo Temático I: Educação científica, tecnológica e a abordagem CTSA
- Eixo Temático II: Políticas educacionais e formação de professores
- Eixo Temático III: Práticas pedagógicas, interações discursivas e o ensino por investigação;
- Eixo Temático IV: O processo de ensino e aprendizagem e a alfabetização científica.
ISSN 2526-0650