As inscrições de comunicações para os Simpósios Temáticos estão abertas do dia 03 de abril ao dia 18 de maio, conforme cronograma, e devem ser realizadas diretamente com os/as coordenadores/as do simpósio de interesse do comunicador, que procederão à análise dos trabalhos apresentados. Deve ser enviado em Word ou PDF a proposta com o nome do apresentador, título da apresentação, resumo em cerca de 150 palavras e link do currículo lattes. A lista com as comunicações aprovadas e a ordem de apresentação dos trabalhos será disponibilizada no dia 21 de maio.
Título: Os diálogos entre a História e arte . Novos horizontes e ferramentas para a pesquisa histórica Quinta (07/06) Sala T-105 Proponente(s): Prof. Ms. Luiz Eduardo Fleury (IFGoiano – Trindade / UFRRJ) e Prof. Ms. Victor Creti Bruzadelli (UFG) Email: luiz.fleury@ifgoiano.edu.br Resumo O simpósio temático “Os diálogos entre história e arte: novos horizontes e ferramentas para a pesquisa histórica” tem como objetivo trazer para a discussão pesquisadores, nas diversas áreas constituidoras das Ciências Humanas, que trabalhem com variadas formas de manifestação da arte (música, literatura, artes plásticas, teatro, cinema, performance, entre outros) como instrumento ou uma ferramenta de auxílio do processo da investigação histórica. Além disso, podemos pensar a arte como um campo de desafios aos historiadores que, ao compreender este fenômeno complexo, podem construir novas narrativas que extrapolem o campo da arte para a cultura, a política, as sociabilidades, o imaginário etc. Deste modo, o que se possibilita é uma compreensão transversal da história, apontando para novos problemas e novos métodos. O que este Simpósio Temático se propõe é criar um espaço de diálogo entre os pesquisadores, apontando caminhos que permitam uma interpretação mais complexa das obras de arte. |
Título: O tradicional e os “novos” formatos de ação coletiva: movimentos sociais no Brasil e América Latina no século XX e XXI Quarta (06/06) Sala T-105 Proponente(s): Prof. Ms. Flávia Pereira Machado e Prof. Dr. José Elias Domingos Costa Marques Email: jedomingos27@yahoo.com.br Resumo Este Simpósio Temático tem como objetivo incentivar o debate em torno da temática sobre os movimentos sociais no Brasil e América Latina (a partir dos anos 1960), dentro de sua inserção analítica em perspectiva histórica, como também nas suas diversas expressões nas relações entre a institucionalização e contestação política, ante a conformação de novos atores e novas formas de ação coletiva. Os conflitos contemporâneos, que extrapolam as definições clássicas de movimentos sociais, demanda da atual conjuntura de pesquisa ferramentas analíticas que amparem a observação crítica sobre como os movimentos são constituídos, como podemos trabalhá-lo em comparação com outros formatos de movimentos representativos atuantes no passado recente, quais suas facetas de atuação e articulação/confrontação com o Estado e qual o papel dos movimentos temáticos e culturais com ênfase na formação de laços de solidariedade e identidade. Ao redor destas pontuações, e assentado no pressuposto da crítica a visão unidimensional dos movimentos sociais, este ST acolherá pesquisas dedicadas a debater Política e Movimentos Sociais, contemplando discussões em torno dos diferentes sujeitos e sujeitas destes movimentos, suas estratégias de luta, formatos de resistência e natureza das mobilizações e organização. |
Título: Ética, Educação e Existência: Reflexões entre a História e a Filosofia Quarta (06/06) Sala S-209 Proponente(s): Prof. Dr. Sandro Henrique Ribeiro e Prof. Dr. Maria Eliane Rosa de Souza Email: prof.sandrohr@gmail.com Resumo O Simpósio Temático “Ética, Educação e Existência: Reflexões entre a História e a Filosofia” objetiva discutir – à luz da história e da filosofia – questões relacionadas à existência, à educação e ao ethos como objetos fecundos de análises e compreensões no fluxo da temporalidade histórica, que não necessariamente pode ser decifrada por um cogito ordenador, mas que demanda atenção aos relatos marginais, compostos no campo de disputa da materialidade histórica e da existência humana em seus diversos níveis de complexidade. Trata-se de compreender como os direitos, as “verdades” e as narrativas vão se compondo em espaços diversos de acontecimentos, colocando em relevo os traços característicos de uma determinada força dominante que procurou e procurará se perpetuar vigorosa nas tessituras da existência. Disputas que se desenvolveram no fluxo histórico da produção, da educação, da vida econômica, do mundo dos valores e tantos outros espaços, são capazes também de possibilitar compreensões críticas em profundidade, minimizando os riscos de análises que tenderiam a pensar a verdade como algo em desconexão com a realidade histórica, e não como a força de uma operacionalidade discursiva predominante. Assim, espera-se que os trabalhos apresentados permitam o agrupamento de substanciosos elementos geradores de compreensões aprofundadas, promovendo reflexões acerca da Ética, da Educação e da Existência humana em diversas correlações. Vale ressaltar que quando focados na análise de um autor, os trabalhos não precisam necessariamente voltar-se a autores contemporâneos, mas devem atentar-se, sobretudo, ao imperativo de propor um diálogo com o nosso tempo e questões que o entrecortam. |
Título: Regime de verdade e escritas da História: narrativas, memória e temporalidades. Quarta (06/06), Quinta (07/06) Sala S-212 Proponente(s): Prof. Ms. Bruno Abnner Lourenzatto Silveira e Prof. Ms.Patrícia Emanuelle Nascimento Email: patemanuelle@gmail.com Resumo Este Simpósio temático busca promover um espaço de debate no âmbito dos trabalhos e pesquisas sobre Teoria da História e Historiografia. Procura reunir trabalhos cujas temáticas se alinhem com a discussão de tempo, que pensem a questão da narrativa em História e/ou que discutam a perspectiva da Memória. Uma das suas propostas é pensar a questão da constituição do discurso histórico e do seu papel em relação ao contexto social para o qual se dirige. A narrativa e a memória como campo de lutas, embates e poder. Inspirados na reflexão de Jacques Rancière (2011) acerca das temporalidades em História e, portanto, sobre as prerrogativas das principais categorias de análise dentro da historiografia para o ofício do historiador, como, por exemplo, a questão do tempo e da verdade, a proposta do presente ST é reunir trabalhos que discutam as mais variadas temáticas no campo da diversa reflexão sobre a escrita da História. |
Título: Cidades, Saúde e Doenças em Perspectiva Interdisciplinar. Quarta (06/06) Sala T-106 Proponente(s): Prof. Dr. Éder Mendes de Paula e Prof. Ms. Maxilene Soares Corrêa Email: falecomoprofessoreder@gmail.com Resumo O simpósio temático tem como objetivo principal reunir trabalhos acadêmicos que tenham como foco discutir os conceitos de saúde e doença relacionados com as dinâmicas urbanas, através da interdisciplinaridade almeja-se que as pesquisas de diferentes abordagens possam ser discutidas e debatidas no mesmo espaço. É interessante possibilitar que enfoques diferenciados possam dialogar de forma acadêmica, garantindo que a multiplicidade de olhares para os objetos busquem que os conceitos de saúde e doença tenham abordagens variadas enriquecendo os debates, possibilitando o conhecimento de diversos autores e teóricos. As pesquisas podem ou não ser interdisciplinares, o interessante é constituir espaço para que trabalhos de outras áreas possam ser apresentados construindo uma ponte entre as diversas ciências auxiliando em uma comunicação cada vez mais exigida e, evitando o isolamento. |
Título: História e movimentos sociais: estratégias de transformação social e as narrativas do passado. Quarta (06/06), Quinta (07/06) Auditório Demartin Bezerra Proponente(s): Prof. Dr. Mariana Affonso Penna (IFG) e Prof. Ms. Marcus Vinicius Costa (IF Goiano) Email: mariana.penna@ifg.edu.br Resumo Maria da Glória Gohn define os movimentos sociais como “expressões de poder na sociedade civil (…) construídas por atores sociais coletivos”. Estas “expressões de poder” se manifestam em ações coletivas voltadas para determinados pleitos e podem ainda buscar projetos de sociedade específicos (GOHN, 2008:251). Este Simpósio Temático tem por objetivo abarcar produções que contemplem estudos na área de história dos movimentos sociais – definidos conforme esta conceituação bastante abrangente. Desta maneira, movimentos populares de caráter messiânico, movimentos sindicais, movimentos de mulheres, movimentos negros, lutas LGBTs, movimentos estudantis, dentre outras ações coletivas organizadas, podem servir de objeto dos trabalhos apresentados. Em relação ao recorte cronológico e geográfico não há restrições. Além da prática efetiva, este simpósio temático contemplará estudos sobre as narrativas do passado elaboradas por estes sujeitos históricos e como estas servem de instrumentos estratégicos para pensar/construir seu futuro. As comunicações podem consistir tanto em estudos de caso como em reflexões teóricas, propostas metodológicas e balanços bibliográficos sobre o tema. No contexto específico da conjuntura histórica crítica que vivenciamos, o debate sobre os movimentos sociais tem relevância fundamental para se pensar as mudanças pelas quais a sociedade vem passando nos últimos tempos. |
Título: Escritas da História, Linguagens e Ensino de História: desafios na produção e na divulgação do conhecimento Quarta (06/06), Quinta (07/06) Auditório Djalma Maia Proponente(s): Prof. Dr. Rafael Gonçalves Borges (IFG) e Prof. Dra. Maria Abadia Cardoso (IFG) E-mail: maria.cardoso@ifg.edu.br Resumo O presente simpósio tem por objetivo articular as reflexões relativas à produção/divulgação do conhecimento histórico, considerando os desafios propostos pelo diálogo da História com o campo das Linguagens Artísticas em termos teóricos, metodológicos e temáticos, o que consequentemente traz à tona os debates entre História/Estética e Arte/ Política. De maneira geral visa congregar pesquisas sobre a Escrita da História e as Linguagens Artísticas (dentre outras, Cinema, Literatura, Teatro e Música), bem como pesquisas sobre o Ensino de História e as possibilidades temáticas, estéticas e proposições didático-pedagógicas das Linguagens na produção e na divulgação do conhecimento histórico escolar. |
Título: História da Educação: métodos, objetos e fontes de pesquisa das culturas, das políticas e das práticas pedagógicas escolares e não escolares. Quinta (07/06) Sala T-106 Proponente(s): Prof. Ms. Suzana Lopes de Albuquerque e Prof. Ms. Dorian Erich Castro Email: suialopes@hotmail.com Resumo O Simpósio Temático pretende reunir pesquisas que abordam a história da escola e de suas disciplinas escolares, bem como investigar as culturas escolares com um dos referentes para redimensionar políticas educacionais de implantação de currículos, de adoção de práticas e materiais didáticos como estratégias de intervenção nessas instituições. Tomando como referente o conceito de cultura escolar, objetiva-se abordar os contextos sociais, culturais, econômicos e políticos que dão sentido e significam as práticas pedagógicas escolares e não escolares e propiciam a demarcação dos objetos, dos métodos e das fontes de investigação. Dessa forma, ao adentrar no campo da História da Educação, ensino de História, cultura escolar e prática docente, pretende-se a avançar em direção à compreensão do que acontece para além dos currículos e materiais propostos para o ensino de história e que constitui, efetivamente, a história ensinada. |
Título: Idade Média Ocidental: ensino e pesquisa Quarta (06/06) Sala S-208, Quinta (07/06) Salas S-208 e S-209 Proponente(s): Prof. Dr. André Costa Aciole da Silva e Prof. Ms. Dianina Raquel Silva Rabelo Email: andreelarissa@yahoo.com.br Resumo A Idade Média já não é a “Idade das Trevas” ou os “1000 anos de escuridão” que os renascentistas pintaram. Também não é aquela “Idade dourada” que povoava a imaginação dos escritores da segunda metade do século XIX. As pesquisas sobre o medievo, muito influenciadas pelos Annales, tem lançado luzes sobre inúmeros aspectos da vida na Idade Média. No Brasil e no exterior tem ocorrido um esforço para compreender as mulheres, a religiosidade, o amor, o Estado, a fé, a vida nas cidades, os saberes, enfim a vida no medievo na sua complexidade e dentro do contexto de um recorte temporal tão vasto e que abarca 10 séculos (ou mais – afinal Le Goff afirmou que a Idade Média acaba em 1800) da História Ocidental. O objetivo deste simpósito temático é congregar pesquisadoras e pesquisadores (sejam eles graduandos, graduados ou pós-graduados) que tenham se dedicado ao estudo de temáticas relativas à Idade Média. Ao mesmo tempo pretendemos congregar professoras e professores que, com afinco, tem desenvolvido e experimentado formas de abordagem de temas do medievo nas salas de aula do Ensino fundamental e médio. |
Título: Marxismo, História e Política Quarta (06/06) Auditório Julieta Passos Proponente(s): Prof. Ms. Paulo Winícius Teixeira de Paula (IFG) e Prof. Dr. David Maciel (FH-UFG) Email: macieldavid275@gmail.com Resumo O Simpósio propõe um espaço de intercâmbio crítico entre pesquisadores cujas investigações incorporam e desenvolvem questões teórico-metodológicas formuladas a partir da perspectiva marxista ou em diálogo com ela. Nestes duzentos anos de nascimento de Karl Marx é necessário pensar a obra de Marx e seu legado a partir de uma perspectiva ampla e diversificada, mas ligada necessariamente a compreensão da realidade social como uma totalidade que deve ser entendida e modificada. Propomos reunir experiências de pesquisa envolvendo estudiosos de fenômenos diversos. São esperadas comunicações de pesquisas relacionadas às temáticas: Marxismo e História; Ditadura e Democracia; Neoliberalismo e Hegemonia; Mundos do Trabalho’; Crise do Capital; Conjuntura Brasileira e Mundial; Direita, Conservadorismo e Mobilização Social, bem como reflexões teóricas relacionadas às temáticas clássicas do marxismo e da historiografia marxista. |