BIOECONOMIA: DIVERSIDADE E RIQUEZA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Palestrantes

Palestrantes e sua área de atuação no evento
Imagem carregada

Dr. Fernando de Sá

Energia limpa e gratuita: a ciência a serviço da sociedade.
Graduado em Física pelo Instituto de Física – UFG, mestrado em Física pelo Instituto de Física – UFG e doutorado em Química pelo Instituto de Química – UFG.
Imagem carregada

Dra. Darlene Ana de Paula Vieira

Oficinas voltadas para a agricultura familiar
Doutora em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, na área de Produção Vegetal e Subárea de Pós-colheita. Possui mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2006).
Imagem carregada

Dr attico chassar

Para formar jardineiros para cuidar do Planeta.
Professor desde março de 1961, é licenciado em Química (UFRGS, 1965), mestre Educação (UFRGS, 1976) e doutor em Ciências Humanas (UFRGS, 1994) e tem pós-doutoramento na Universidade Complutense de Madrid (2002).
Imagem carregada

Dra. Sônia Júlia Sousa

Perfil químico e sazonalidade do óleo essencial de manacá.
Graduada em Licenciatura em Química e bacharelado em Química (2001 e 2002), e mestrado em Química (2005), todos no Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás.
Imagem carregada

FILIPE VIEGAS DE ARRUDA

Sustentabilidade na sociedade do consumo
Atualmente doutorando em Recursos Naturais do Cerrado. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Goiás (2007) e mestrado em Ecologia de Ecótonos pela Universidade Federal do Tocantins (2012).
Imagem carregada

Dr. Miguel San-Miguel

Química e Computação: tecnologias… e o Planeta?
Professor Doutor I, MS 3. Bacharel em Química (Univ. Sevilla – Espanha, 1991), doutor em Ciências Químicas (Univ. Sevilla, 1998), Pós Doutorado (Univ. Warwick – UK, 1999/2002), Professor Doutor (Univ. Sevilla, 1998/2014).
Imagem carregada

Dr. Juscelino Polonial

Preparação de projeto de pesquisa e conhecimento científico
Graduação em Ciências Sociais pela Associação Educativa Evangélica (1989),com mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutorado em Sociologia (UFG).
Imagem carregada

Ms. Paulo Francisco da Conceição

Introdução à biblioteca Pygame
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Rio Verde (2003), especialização em Administração de Redes Linux pela Universidade Federal de Lavras(2006), Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFG.
Imagem carregada

Riquelma de Sousa de Jesus

Produção técnico-científica da EMBRAPA
Chefia Adjunta: Transferência de Tecnologia Setor: Setor de Gestão da Prospecção e Avaliação de Tecnologias
Imagem carregada

Dra. Renata Luiza da Costa

Moodle: Gestão da informação em salas de aula presencial e a distância.
Doutora em Edudação pela PUC-Goiás (2015). Doutorado-sanduíche na Universidade de Sherbrooke, Canadá. Possui mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFG(2005) e graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Salgado de Oliveira (2000).
Imagem carregada

Dr. Giovanni Comerlatto

Mostra de Filosofia Moderna e Contemporânea
Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1991), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000).
Imagem carregada

Dra. Danielle Bandeira Lopes

Ética em Pesquisa: Submissão de projetos ao CEP via plataforma Brasil.
Imagem carregada

Doutorando Alessandro Ribeiro de Sousa

Tratamento de resíduos sólidos: Coleta seletiva, sustentabilidade e economia.
Imagem carregada

Rafael Batista Ferreira

Alternativas bioeconômicas contra o impacto causado pelo modelo agrícola brasileiro.
Graduado (2011) e mestrado (2013) em Engenharia Agrícola e atualmente sou doutorando no programa de pós graduação RENAC (Recursos Naturais do Cerrado) sendo todos na Universidade Estadual de Goiás.
Imagem carregada

Profa. Dra. Mônica Mitchell

Levantamento e produção pelos alunos dos cursos técnicos.
Doutora em Arte pela UnB. Mestre em Cultura Visual pela UFG. Licenciada em Artes Plásticas pela UFG. Especialista em Formação de Professores pela UCG (PUC-GO)
Imagem carregada

Tiago Moreira de Lacerda

A Química em combustíveis sustentáveis
Possui bacharelado em química pela Universidade Federal de Goiás (2010). Mestre em Tecnologia de Processos Sustentáveis pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2016)
Imagem carregada

Dr. Rogério Antonio Mauro

Agricultura, sustentabilidade e projetos e disputa.
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2000), Especialista em Estudos Latino Americanos pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (2005).

O evento

A VIII SECITEC do câmpus Inhumas será um evento técnico-científico e cultural, com atividades no câmpus e nas escolas e comunidades parceiras, que objetiva trabalhar, com a comunidade externa e a interna do câmpus, os temas de sustentabilidade e bioeconomia de maneira inter e multidisciplinar com questões sociais brasileiras.
Atribuída a perspectiva crítica em abordagens individuais e comportamentalistas

Espera-se oferecer formação crítica a respeito dos temas principais, Bioeconomia e Sustentabilidade, bem como dos seus correlatos, a partir de atividades que envolvam análise e reflexão de tais temas dentro da totalidade socioeconômica e política em que o Brasil está, e em confronto com as regionalidades. Também espera-se contribuir com a formação técnica daqueles que se inscreverem em atividades específicas de formação tangente aos temas como, por exemplo, os minicursos e palestras específicos da Química, Gestão Ambiental, Tecnologias, desenvolvimento de pesquisa científica, etc. Compreendendo os temas ligados à sustentabilidade devem estar fundamentados numa perspectiva de Educação Ambiental que considere uma educação política, voltada para análises global e local, dos modelos econômicos, da dominação dos países ricos sobre os países pobres, das conferências mundiais sobre o meio ambiente...

Galeria

Fotos registradas do evento