Mulheres STEAM

Published by Múria on

Será que você conhece essas mulheres STEAM? Faça o quiz e descubra.

Lembre-se:

                     ➡ Esse quiz NÃO vale pontos

                      Algumas questões tem mais de uma opção verdadeira

                      O quiz é apenas para brincar



Mulheres STEAM

Nesse quiz foi apresentados alguns fatos sobre as mulheres no STEAM, sigla que significa: Ciência (Science), Tecnologia (Technology), Engenharia (Engineering), Artes (Art) e Matemática (Mathematics).

Em dados de 2019, apenas 35% dos alunos das áreas STEM nas universidades eram mulheres. Nas áreas de engenharia e tecnologia, apenas 28%. Ou seja, o público feminino ainda é pequeno em cursos denominados “masculinos”, e a culpa disso seria as questões sociais, que impulsionam as mulheres a não seguir áreas com mais homens, como o caso da engenharia. Entretanto, isso não impede nós mulheres de estudarmos essas áreas e mostrar nosso potencial.

O quiz mostrou algumas mulheres que fizeram coisas incríveis pelo mundo, e agora nós contaremos um pouco de sua história. Prontas para conhece-las?

 

img2

Imagem de Marie Curie

Marie Curie (*1867  ✞1934)

Marie Sklodowska-Curie foi uma física e química polonesa, naturalizada francesa. Ela foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel, e a primeira e única pessoa a ganhar dois Prêmios Nobel em áreas diferentes (Nobel de Física e Nobel de Química).

O que ela fez? Marie Curie e seu marido, Pierre Curie, descobriram a radioatividade, que é a energia que alguns átomos liberam sozinhos, e descobriu dois novos elementos químicos (o polônio e o rádio, ambos radioativos).

Além disso, descobriram que o rádio consegue matar células doentes (que causam tumores) mais rápido do que células saudáveis. Isso foi o início do estudo para a radioterapia, um dos tratamentos para evitar o crescimento de tumores.

E porque a radioatividade é importante? Nós a utilizamos na medicina para tratamentos de doenças (como o câncer) e também para conseguir tirar fotos internas do corpo (o raio-x).

Elementos radioativos também são importantes para geração de energia por usinas nucleares, e foram utilizados na guerra para bombas nucleares.

Na época dos Curie, ainda não era conhecido os efeitos prejudiciais que a radiação tinha no corpo, então Marie desenvolveu anemia aplástica (o corpo dela não produzia sangue suficiente) por conta da exposição aos elementos.

 

img malala

Malala Yousafzai (*1997)

Malala é uma ativista paquistanesa. Ela é a pessoa mais nova a receber um prêmio Nobel, com apenas 17 anos recebeu o Nobel da Paz pela sua luta para que crianças e jovens tenham acesso à educação.

Ela ficou conhecida pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal, no nordeste do Paquistão, dominada por um grupo extremista, o talibã, o qual proibiu meninas de frequentar escolas.

Ainda assim, ela frequentava a escola, e um dia um homem armado disparou três tiros contra Malala, e acertou sua testa e desceu até o ombro. Ela ficou em estado grave e o grupo extremista reforçou a intenção de matar Malala. Isso gerou grande abalo mundial, com vários movimentos de apoio, o que impulsionou o desenvolvimento da primeira lei de direito à educação no Paquistão.

Após melhorar, Malala discursou na sede da Organização das Nações Unidas pedindo acesso universal à educação, além de receber diversos prêmios pela sua luta para escola para todos.

 

Ada Lovelace

Pintura de Ada Lovelace

Ada Lovelace (*1815  ✞1852)

Augusta Ada Byron King, Condessa de Lovelace, conhecida atualmente como Ada Lovelace foi uma matemática e escritora inglesa, reconhecida por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado em uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

O algoritmo que Ada Lovelace desenvolveu foi para computar uma sequencia matemática: a sequencia de Bernoulli. Foi o primeiro algoritmo feito para realmente ser implementado em um computador (a máquina analítica). Ela fez diversos estudos sobre a máquina e foi a primeira pessoa programadora de toda história.

Ada foi incentivada a estudar desde criança, sua mãe sempre apoiou seu estudo em matemática para que ela não desenvolvesse insanidade herdada de seu pai, Lord Byron. Com isso, desde pequena ela gostava muito de estudar, e conforme cresceu, suas habilidades com matemática começaram a vir a tona.

 

4000

Katherine Johnson (*1918  ✞2020)

Katherine Johnson foi uma matemática que trabalhou na NASA como uma “calculadora humana”. Ela entrou em projetos que só havia homens por conta de seus conhecimentos matemáticos e de geometria analítica. Ainda que houvesse preconceitos raciais e de gênero por ela ser uma mulher negra, ela sempre se posicionou e exigia estar nas reuniões pois era seu trabalho.

Seu trabalho foi essencial para que o homem pudesse pisar na lua. Ela foi responsável pelos cálculos e planejamento da trajetória do voo que levou o homem ao espaço pela primeira vez, e mais futuramente calculou a trajetória de voo da missão Apollo 11, a missão que levou o homem à lua pela primeira vez.

 

Jaqueline de JesuEster Sabino

Elas são duas pesquisadoras brasileiras da USP que foram capazes de sequenciar o coronavírus em apenas 48 horas. A técnica utilizada por elas e a equipe foi a professora Ester Sabino que trouxe para o Brasil anos atrás durante a epidemia do vírus Zika.

Mas o que elas sequenciaram do vírus? Seu código genético, ou seja, todas as informações que o vírus tem. Funciona como na programação de um robô, o código manda o que tem que fazer e o robô obedece. No caso do vírus, seu código está no RNA, que tem todas suas informações definidas pelas letras U, C, A e G (chamados nucleotídeos). A combinação dessas letras formam os comandos que serão obedecidos.

Se quiser conhecer mais sobre elas, assista o vídeo na reportagem da Globo.

img6

Na foto, Ester Sabido (direita) e Jaqueline de Jesus (esquerda)

Margaret Hamilton 2

Foto de Margaret Hamilton

 

Margaret Hamilton (*1936)

Nascida nos Estados Unidos, Margaret Hamilton foi uma cientista da computação e engenheira de softwares que desenvolveu o programa de voo usado na missão Apollo 11, primeira missão que levou o homem à lua.

Na NASA ela esteve na linha de frente de criação do software, com as orientações necessárias para que o foguete usado na missão, o Saturn V, pudesse navegar e pousar na lua. Seu código evitou que o pouso da nave fosse abortado, pois quando o foguete apresentou problemas, ela sabia como resolver.

Atualmente ela é Diretora Executiva de sua própria empresa, a Hamilton Technologies.

 

img8

Imagem de Maria Baderna

Maria Baderna (*1828  ✞1892)

Maria Baderna foi uma bailaria italiana que morou no Brasil em 1849. Suas apresentações de dança ficaram bem famosas no Rio de Janeiro e seu sobrenome, Baderna, virou sinônimo de confusão.

Isso ocorreu porque a alta sociedade carioca se escandalizou com seus passos, que Maria Baderna aprendeu com danças como o lundu e a umbigada, presentes nas festas dos negros da cidade. O público esperava “alta cultura” por parte de Maria, e não que ela se inspirasse na cultura negra no Brasil.

Ainda assim, suas danças popularizaram o balé e o teatro para o povo Brasileiro, saindo do foco da elite. Suas apresentações lotavam e ganhou diversos fãs, Os Baderneiros. Entretanto, houve oposição e os teatros a boicotavam.

Anos após sua morte, o seu sobrenome “Baderna” parou no dicionário como sinônimo de confusão, desordem e bagunça. Ainda que tenha um significado pejorativo, Maria Baderna foi essencial para tornar uma cultura tão elitista, como o teatro e balé, em algo popular.

 

Amelia Earhart (*1897  desaparecida em 1937)

Amelia Earhart foi uma criança aventureira. Junto com sua irmã, descobriam coisas no quintal de sua casa e tinham uma coleção de minhocas, borboletas e gafanhotos que encontravam em suas aventuras. Chegou a construir uma montanha-russa com a ajuda de seu tio, que descia o telhado da cabana de ferramentas, e assim fez seu primeiro voo, que terminou com seu lábio sangrando e dizendo “é como se eu estivesse voando!”.

Amelia ficava encantada com os aviões, sempre indo para exposições, decidiu um dia ter aulas de voo. Trabalho e juntou dinheiro para fazer as aulas, e aí começou sua carreira com a aviação.

Ela foi a primeira pessoa a voar sozinha pelo atlântico duas vezes e a voar sozinha pelo pacífico (entre Honolulu, Hawaii e Oakland), possui diversos outros recordes. Em seu último vou, o objetivo era voar ao redor do mundo, planejado como o voo mais longo, com 47 000 km, em que ela buscava recolher material para seu livro.

Ela e Fred Noonan, seu copiloto, partiram na missão do voo em volta do mundo. Pela experiência de Noonan com voo, ele iria navegar do Hawaii até a Ilha Howland, uma das partes mais difíceis do trajeto. Infelizmente, a comunicação possuía muito atraso, e ao chegar perto das Ilhas Howland houve problemas com as transmissões das mensagens. Após isso, não teve mais sinal e Amelia e Noonan no rádio.

Não se sabe ao certo o que aconteceu, mas há duas teorias principais quanto ao acidente que são aceitas e tem comprovações. Pela fama de Amelia, gerou também teorias conspiratórias sobre o acidente, mas sem nenhuma comprovação.

Amelia deixou um legado na aviação. Foi internacionalmente conhecida durante sua vida por sua coragem e independência. E é até hoje um exemplo, especialmente para mulheres.

amelia aviao

Foto de Amelia Earhart

Referências

Marie Curie | Malala Yousafzai | Ada Lovelace | Katherine Johnson | Ester Sabino e Jaqueline de Jesus | Margaret Hamilton | Maria Baderna | Amelia Earhart


Gostou de conhecer essas mulheres STEAM? Esperamos que sim!

Nos conte aqui nos comentários sobre mulheres STEAM que são inspirações para vocês, para que possamos conhecer e valorizar cada vez mais o trabalho delas!

science

minibio muria

Categories: Curiosidades

1 Comment

editor de video · 7 de maio de 2021 at 14:12

excelente materia,sem duvida agora sim tirou minha duvida
segue https://editordevideo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *