16 de maio de 2023

Evento

O evento ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de maio e excepcionalmente no dia 01 de junho de 2023 no Câmpus Goiânai do IFG, nos três turnos.

A divulgação das apresentações e palestras está na Aba Apresentações.

A apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica e Tecnológica ocorrerá nas turmas de Ensino Superior e Ensino Médio do Câmpus Goiânia ao qual o pesquisador orientador possui vínculo ou em forma de colaboração com outros Cursos e Departamentos de Áreas do Câmpus apresentando as pesquisas em turmas diversas das que possui vínculo, até que todos os pesquisadores apresentem os resultados de suas pesquisas.
Dessa forma, o pesquisador/a orientador/ poderá apresentar com sua equipe (coautores e discentes orientandos) os resultados das pesquisas da seguinte forma:

1 – Em turma/s dos Cursos de Ensino Médio e/ou Superior em que leciona;
2 – Em turma/s dos Cursos de Ensino Médio e/ou Superior de outros Cursos e Departamentos de forma colaborativa com outros docentes e pesquisadores;
3- No auditório reservado pela organização do evento em que uma ou mais turmas, bem como interessados no tema poderão participar da apresentação

Esta dinâmica de apresentação visa oportunizar que as pesquisas do PIBICTI sejam divulgadas nos diferentes níveis de ensino e para os estudantes do Câmpus Goiânia.

O evento contará ainda com 03 oficinas de projetos de pesquisa, em que na oficina do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP): trocas de experiências, do Prof. Dr. Aldo Muro Júnior serão abordados temas relevantes para o protocolo de projetos de ensino, pesquisa e extensão que abordem pesquisas com seres humanos esclarecendo sobre os principais pontos éticos da pesquisa e em que estejam previstas, por exemplo, aplicação de questionários, entrevistas, gravações, uso de imagem, uso de insumos e amostras alimentares, cosméticas e medicinais e outros experimentos científicos e tecnológicos com pessoas, além de outros pontos essenciais para que as pesquisas tramitem e recebam o parecer consubstanciado do CEP/CONEP, que oficializam as pesquisas perante as instituições.

Já nas oficinas de Oportunidades de editais de empresas privadas: Edital da Cargill ministrada pela prof.ª Dra. Gisélia Lima Carvalho e Prof.ª Dra. Rebeca Elster Rubim e Conhecendo oportunidades com os editais da SETEC/MEC ministrada pelo prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira Júnior, serão abordados os principais pontos dos editais de oportunidades para conquista de bolsas, serviços e prospecção de incentivos financeiros para realização de projetos de pesquisa, extensão, inovação e eventos, sendo uma oportunidade relevante de maior aprendizado para os pesquisadores ampliarem as oportunidades e incentivos financeiros nos projetos.

O XI SLICT 2023 contará com a apresentação de 69 projetos de pesquisa científica e tecnológica desenvolvidas no Câmpus Goiânia do IFG no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica e Inovação (PIBICTI) do IFG no Ensino Superior e Ensino Médio Integrado.