16 de maio de 2023

Orientações aos Apresentadores

A seguir, apresentamos algumas orientações para melhor organização da Sessão Oral de apresentação dos resultados parciais do projeto de pesquisa:

1. Antes da sessão iniciar:

1.1 A Comissão Organizadora do Evento acompanhará a realização das Sessões Orais e estará disponível em caso de dúvidas na Sala CPI/GEPPEX do Câmpus Goiânia. Na referida sala ou auditório, o/a Orientador ou aluno/a orientando/a da Sessão deverá retirar a partir do dia 26/05/2023 a pasta do apoio de sala contendo crachá, bloco, programação, caneta, listas de frequência dos apresentadores e dos participantes. Nos auditórios, na medida do possível, contaremos com o apoio de um/a monitor/a.

1.2 Na entrada da sala/auditório será afixada a programação do dia para que os ouvintes possam se orientar em relação às sessões e apresentações.

1.3 O modelo de apresentação em slide foi encaminhado por e-mail ao orientador e está disponível no site do SUGEP/IFG. A programação do evento na íntegra está disponível em:
https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/77b3ef3e-2c04-4682-a89c-68806209c477/inscricao

1.4 As apresentações orais estarão sob a responsabilidade dos orientadores(as) dos projetos de Iniciação Científica e Tecnológica, conforme as datas e horários indicados para as apresentações no formulário enviado para a Coordenação de Pesquisa e Inovação (CPI).

1.5 A CPI/GEPPEX disponibilizará nos dias 26, 29 e 30 de maio de 2023 o kit de sala para o(a) orientador(a) utilizar na apresentação do trabalho contendo as listas de presença dos participantes do projeto e a lista de frequência dos ouvintes, que deverão ser retiradas por um dos integrantes do projeto com antecedência de 24 horas da apresentação, no horário das 7h às 19h, na sala da S1- 605 D da CPI/Gepex do Câmpus Goiânia.

1.6 O(a) orientador(a) e o estudante bolsista e/ou voluntário responsável pelo projeto de Iniciação Científica deverá realizar a apresentação oral do projeto preferencialmente acompanhado do uso de recursos audiovisuais e digitais (slide e outros) ou outro meio de apresentação (resumo impresso e outros) para os ouvintes.

1.7 A reserva dos recursos audiovisuais (data show, microfone, caixa de som, pen drive) será de responsabilidade do(a) orientador(a) responsável pela apresentação.

2. Na abertura da sessão é importante:

2.1 Destacar a importância do evento e apresentação dos projetos de Iniciação Científica em andamento, relatando a relevância acadêmica para os alunos participantes de projetos;

2.2 Tranquilizar os alunos bolsistas e voluntários que farão a apresentação de que não haverá uma banca de avaliação e que o evento foi organizado especialmente para que tenham uma vivência de participação em evento científico e apresentarem os resultados parciais alcançados até o momento de desenvolvimento da pesquisa;

2.3 Enfatizar a necessidade de seguir os protocolos de biosegurança com o uso de máscaras e álcool gel pelos participantes durante as sessões, caso apresentem sintomas de gripe;

2.4 O(s) autor(es) de cada trabalho terão no máximo 15 (quinze) minutos para apresentação do trabalho e 05 (cinco) minutos para perguntas e esclarecimentos ao público. Ao término da apresentação haverá o tempo de 5 minutos para perguntas relacionadas à apresentação;

2.5 Estimular os participantes a realizarem perguntas sobre o projeto;

2.6 Informar que a lista de presença será passada apenas no final da sessão. E solicitar que os alunos respeitem a apresentação mantendo-se em silêncio e que, se precisarem sair, que não saiam da sala durante a apresentação;

2.7 Solicitar que os presentes coloquem os celulares no silencioso.

3. Durante as apresentação:

3.1 Iniciar a apresentação conforme a ordem estipulada. Ao término da apresentação e perguntas, coletar a assinatura do bolsista e orientador na ficha de presença de apresentadores, que deverá ser devolvida para a CPI/GEPPEX.

3.2 A orientação é que a apresentação seja feita pelo estudante bolsista com a presença do professor orientador na sala.

4. Ao término da sessão:

4.1 Passar a lista de presença de ouvintes;

4.2 Conferir se todos os bolsistas e orientadores assinaram a folha de presença de apresentadores;

4.3 Avisar a todos os presentes que os certificados de apresentação do trabalho de ICT e dos ouvintes estarão disponíveis na Plataforma SUGEP (https://sugep.ifg.edu.br/), após 14 (quatorze) dias da realização do evento;

4.3 Anotar observações sobre a sessão, no caso de alguma apresentação ter sido feita pelo orientador, apresentação online, dentre outros fatos que ocorrerem, que necessitem ser comunicados a CPI/GEPPEX;

4.4 Após a apresentação oral do trabalho o(a) orientador(a) responsável deverá entregar as listas de presença da equipe do projeto de pesquisa e dos ouvintes até o dia 05 de junho de 2023, das 7h às 19h, na sala da CPI/Gepex do Câmpus Goiânia.

4.5 Após a apresentação oral dos projetos de pesquisa, os orientadores pesquisadores terão até o dia 16 de junho de 2023 para entregar o Relato de Apresentação, com até 2.000 caracteres e fotos, em formato pdf. e ser anexado ao projeto inscrito pelo orientador(a) no endereço eletrônico de inscrição do trabalho no SUGEP/IFG (https://sugep.ifg.edu.br/eventos) , na Aba “atividades planejadas”.

4.6 As demais orientações e informações sobre a apresentação de trabalhos no XI SLICT 2023 serão enviados aos e-mails institucionais dos orientadores e estarão disponíveis no endereço eletrônico do evento (http://eventos.ifg.edu.br/slict2023/).

Lembrando que o link do site do evento é:
http://eventos.ifg.edu.br/slict2023/

E o link para a programação de apresentações está na aba Programação e pode ser acessada pelo link:

https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/77b3ef3e-2c04-4682-a89c-68806209c477/inscricao