SOBRE A SEMANA

banner

A Semana da Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) é um evento científico e pedagógico que objetiva congregar professoras/es, pesquisadoras/es, acadêmicas/os do curso de Licenciatura em Pedagogia e de outras licenciaturas vinculadas/os ao IFG ou a outras instituições de ensino superior, assim como as redes de ensino, e (para) a comunidade em geral.

No ano de 2022 realiza-se a VI Semana da Licenciatura em Pedagogia contemplando a reflexão sobre a Educação no período de retorno às atividades educativas presenciais em um momento marcado pela transição entre o retorno presencial, com base na flexibilidade das medidas restritivas da pandemia dada pelo Covid-19, e a volta às atividades presenciais. O II Encontro Anual de Egressos do curso de Pedagogia, consolidado pela realização da edição anterior também terá continuidade. Assim, nesta edição, o II Encontro Anual de egressas/os do curso de Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG possibilita ampliar junto à comunidade o caráter plural, dialógico, e o compartilhamento na construção de saberes entre acadêmicas/os, graduadas/os, pesquisadoras/es, profissionais da educação e com a comunidade externa ao IFG.

Em vista do aumento de casos de Covid-19 no município de Goiânia nas últimas semanas, a Comissão Organizadora da VI Semana da Licenciatura em Pedagogia e do II Encontro Anual de Egressos do curso de Pedagogia decidiu alterar o evento para o formato online em 100% das suas atividades, pelas plataformas digitais do Google Meet, pelo Canal do IFG – Goiânia Oeste no Youtube e pelo Zoom.

Este evento desde a sua primeira edição teve formatos distintos tendo sido, em alguns anos, realizado integrado com outros eventos institucionais.

Em 2015 a primeira edição do evento aconteceu a partir da realização da I SECITEC do Câmpus Goiânia Oeste, a qual integrou dois outros eventos na programação: I Semana dos Cursos e o I Conhecendo o IFG.

Em 2016 não ocorreu o evento em decorrência de um ano letivo constituído por um período de greve nacional dos trabalhadores da educação.

Em 2017, nos dias 12, 13 e 14 de junho, realizou-se a II Semana da Licenciatura em Pedagogia com o tema Pedagogia a FORMAÇÃO em debate, com o objetivo impulsionar os debates sobre os desafios da formação docente na contemporaneidade e seus desdobramentos teórico-práticos e as discussões do campo ético, político e pedagógico, tendo a pesquisa como princípio educativo.

Em 2018 ela foi realizada como “Semana Integrada Saúde e Educação em Debate”.

Em 2019 realizou-se a IV Semana da Licenciatura em Pedagogia com o tema “Resistência à educação ou Educação para a resistência?”.

Em 2020, ano em que a pandemia do Coronavírus se iniciou no Brasil, a sua realização não foi possível. A expertise para a realização de um evento de modo remoto demandaria mais tempo para a sua construção do que o que tínhamos a partir das bruscas mudanças vivenciadas desde o mês de março daquele ano.

Em 2021, em homenagem a um dos maiores nomes da Educação Mundial e por meio de uma estrutura toda remota, foi realizado a IV Semana da Licenciatura em Pedagogia com o tema: “100 anos de Paulo Freire: (Re) Descobrindo o pensar sobre a educação brasileira”. A inovação deste evento foi a de agregar o I Encontro de Egressos do Curso de Pedagogia que puderam relatar as experiências e as ações que o curso promoveu para a formação profissional e a inserção na carreira.

Confira aqui todas as informações a V Semana da Licenciatura em Pedagogia I Encontro Anual de Egressos do curso de Licenciatura em Pedagogia do Câmpus Goiânia Oeste do IFG (Edição 2021)

Por fim, reitera-se a importância da realização periódica deste evento que tem a finalidade de proporcionar conhecimentos, debates, reflexões permanentes sobre o curso, as licenciaturas e a educação pública brasileira.