Datas importantes

Submissão de resumos: 12/06/2017 a 09/07/2017 16/07/2017 (prorrogado);

Notificação dos autores: 30/07/2017;

Envio da versão final: 11/08/2017;

Apresentações (poster) de resumos: 14, 15 e 16/08/2017;

Disponibilização dos anais: 16/08/2017.

 

Formato de Submissões e Processo de Avaliação

As submissões ao SCDI são por meio de artigos resumidos, que devem ser submetidos em formato exclusivamente digital (arquivo PDF), através do email diadainformatica2017@gmail.com. Todas as submissões devem obrigatoriamente seguir o modelo para publicação de artigos da SBC http://goo.gl/Q9yglP

Aspectos adicionais a serem observados:

• Os resumos devem ter de 2 (duas) a 4 (quatro) páginas incluindo tabelas, figuras e referências, correspondendo a trabalhos em andamento, com resultados preliminares, ou propostas de pesquisa.

• É importante que os trabalhos descrevam a motivação (justificativa), fundamentação teórica (trabalhos relacionados), metodologia empregada e os resultados obtidos ou esperados, ressaltando suas contribuições. Relatos de experiência, oriundos da prática, também são bem-vindos.

• Com relação ao idioma, os trabalhos devem estar em Português.

• No arquivo da submissão, não deve constar nenhum tipo de identificação dos autores. Caso o resumo seja aceito, os autores devem incluir na versão final seus dados (nomes, filiações e e-mails).

• A seleção dos trabalhos é realizada pela revisão por membros do Comitê Científico do SCDI. O processo de revisão é conduzido de forma anônima (blind review) por pelo menos dois revisores, com a arbitragem de um terceiro revisor em caso de necessidade. As submissões são revisadas de acordo com os seguintes critérios: adequação ao escopo do evento, revisão bibliográfica, metodologia, contribuições, originalidade e clareza.

• Os resumos que forem aprovados serão publicados nos anais do SCDI, em formato digital. Para tal, ao menos um autor de cada trabalho aprovado deve efetuar sua apresentação no evento.

• No decorrer do evento, os artigos resumidos serão apresentados em formato de pôster no tamanho A1.

• As submissões ao SCDI implicam por parte dos autores na aceitação das normas contidas nesta chamada, bem como na observação das normas sobre direitos autorais. No caso de autoria conjunta, o responsável pela submissão deve ter autorização dos demais coautores.

• Outras informações podem ser obtidas via e-mail para ernane.martins@ifg.edu.br.

 

Tópicos de Interesse

Os principais tópicos que norteiam as submissões ao SCDI estão sintetizados da seguinte forma, não se restringindo a eles:

• Algoritmos e Otimização;
• Arquitetura de Computadores;
• Avaliação de Desempenho;
• Banco de Dados;
• Bioinformática;
• Computação Aplicada à Saúde;
• Computação Gráfica e Processamento de Imagens;
• Computação Ubíqua e Pervasiva;
• Engenharia de Software;
• Geoprocessamento;
• Gestão do Conhecimento;
• Governança e Empreendedorismo;
• Informática na Educação;
• Inteligência Computacional;
• Interação Humano-Computador;
• Jogos e Entretenimento Digital;
• Linguagens de Programação;
• Matemática e Física Computacional;
• Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos;
• Redes Sociais;
• Robótica e Sistemas Digitais;
• Segurança da Informação;
• Sistemas de Informação;
• Sistemas Embarcados e Móveis;
• Sistemas Multimídia e Web;
• Telecomunicações.

 

Instruções para elaboração do pôster

Para a elaboração do pôster a ser apresentado no Seminário Comemorativo ao Dia da Informática do IFG Câmpus Luziânia, sugerimos que os autores sigam as instruções abaixo:

  1. Dimensões: 90 cm de largura por 1,20 m de altura

  2. Deverá constar no pôster:

    • Título idêntico ao do resumo aceito;

    • Nomes e instituições dos autores;

    • Introdução com os objetivos; Metodologia; Resultados e discussão, Conclusão e Referências;

    • Informar a instituição de fomento, se houver;

    • Identificar “Trabalho de Iniciação Científica” ou “Pesquisa monográfica” (se for o caso);

    • Utilize tamanho de fonte 72 como mínimo para título e fonte 28 como mínimo para conteúdo;

    • Figuras e tabelas deverão cobrir ao máximo um 50% do pôster, informando a fonte destes dados, indicar a fonte das tabelas e das figuras;

    • Apresente informações concisas e claras.

Lembramos que a impressão e fixação do pôster são de inteira responsabilidade dos autores. O autor responsável pela apresentação do trabalho deverá ficar atento à data e horário previamente estabelecidos pela Comissão Organizadora. No momento das apresentações em forma de pôster, deverá permanecer junto ao mesmo, durante o tempo da sessão, para explicar os resultados de seu estudo ao público participante do Evento.