Título: Os diálogos entre a História e arte . Novos horizontes e ferramentas para a pesquisa histórica Sala T-105 Proponente(s): Prof. Ms. Luiz Eduardo Fleury (IFGoiano – Trindade / UFRRJ) e Prof. Ms. Victor Creti Bruzadelli (UFG) |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
07/06/2018 |
||
1 |
Maik Hilário Romualdo Faleiro |
A Performance de Resistência de Raul Seixas em ‘’Krig-ha, bandolo!’’ |
2 | Bianca Cristina Barreto Casanova | Urbs Urbis, obras de G. Fogaça: representação simbólica da metrópole pós-moderna |
3 | Maria Eduarda Ribeiro da Silva | Anonimato, pseudônimo e gênero no século XIX |
4 | Clara Luisa Nogueira Gregorim | As representações de gênero no filme Histórias que nosso cinema (não) contava (2017), Fernanda Pessoa. |
5 | Luiz Eduardo de J. Fleury |
A Literatura como ferramenta de interpretação do labirinto latino americano. |
INTERVALO |
||
6 |
Ruan Lucas Marciano |
Octo Marques: suas expressões sócias na Cidade de Goiás |
7 | Renilda Martins Ferraz Lima | A beleza da Cidade de Goiás e suas margens: como esconder o não-histórico? |
8 | Victor Creti Bruzadelli | Procissão: a suspensão do sentido em duas gravações de uma mesma canção por Gilberto Gil |
9 | Fernando da Rocha Rodrigues | O Regionalismo na Literatura Latino-Americana, o problema identitário dos povos latinos. |
10 | Caroline Pinheiro dos Santos Souza |
Educação Patrimonial na Cidade de Goiás: “Fogareuzinho”, um projeto de experiências na Escola Letras de Alfenim (1999-2016) |
Título: História e movimentos sociais: estratégias de transformação social e as narrativas do passado. Auditório Demartin Bezerra Proponente(s): Prof. Dra. Mariana Affonso Penna (IFG) e Prof. Ms. Marcus Vinicius Costa (IF Goiano) |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 |
||
1 |
Ricardo Lenard |
Rousseau, crítica da cultura e movimento social: uma análise dos dois discursos |
2 | Mariana Affonso Penna | Movimentos Sociais, ucronias e utopias: reflexões para uma análise histórica de projetos e ações coletivas |
3 | André de Melo Santos | Ideologia e Movimentos Sociais |
4 | Dayane Mendes Soares Dias de Jesus | Os trabalhadores rurais de Itauçu e as histórias que a História não conta |
5 | Orlandino Gonçalves Neto | A justiça social na comunidade católica: Dom Fernando e o impacto do Concílio Vaticano II |
6 | Lucius Fabius Ben Jah Jacob Gomes | História urbana da ocupação habitacional do Jardim Nova Esperança em Goiânia (1979-1982): o estudo de caso da imprensa comunitária e corporativa. |
7 | Eduardo Vilhena Pereira
Vanessa Gomes dos Santos Silva |
A construção de um “Sonho Real”. |
8 | Carolina Assunción Oliveira Arce,
Nathalia Narciso Guida |
Mujeres Libres: o papel da mulher em um contexto revolucionário |
9 | Aryadne Rodrigues Moreira
Leticia Caroline Ordones Ferraz Fonseca |
Mulher e Educação: uma análise dos ingressos no IFG de 2008 a 2018 |
07/06/2018 |
||
10 |
Joaquim Henrique da Silveira |
CÂMERA COMO ARMA: a Cinemateca e os Cineastas da Nouvelle Vague francesa no Maio de 1968 |
11 | Gabriel Teles | Movimento Estudantil e cultura revolucionária no Maio de 68 francês |
12 | Marcus Vinicius Costa | As tendências estudantis durante o Maio de 1968 |
13 | Bianka Rodrigues de Oliveira | Maio de 1968 – a revolução estudantil e a sua importância nos dias atuais. |
14 | Amanda Porto Ribeiro | Imigração estrangeira no Maranhão: as políticas de imigração, as problemáticas acerca da transição do regime de trabalho, e a tentativa de construção de uma sociedade eugênica em meados do XIX. |
15 | Jefferson Roberto Nascimento Acevedo,
Lucas Vieira de Amorim |
Da Democracia Racial ao Quilombismo |
16 | Gabrielle Andrade da Silva
Izabelle Andrade da Silva |
Jornais alternativos como repertório de luta do MNU |
17 | Marcos Rafael Andrade de Melo | Slam Resistência: Um grito de resistência através das poesias marginais. |
18 | Matheus Gomes Batista
Euzébio Fernandes de Carvalho |
A Transexualidade: o que a história ensinada tem a ver com isso? |
Título: Idade Média Ocidental: ensino e pesquisa
Quarta (06/06) Sala S-208, Quinta (07/06) Salas S-208 e S-209 Proponente(s): Prof. Dr. André Costa Aciole da Silva e Prof. Ms. Dianina Raquel Silva Rabelo |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 |
||
1 |
Elby Aguiar Marinho |
O Esmeraldo de Situ Orbis de Duarte Pacheco Pereira: a África na escrita de um navegador português na passagem do século XV para o XVI. |
2 | Larissa Lacé Sousa | As enfermidades e o ambiente de vivência das crianças no Tratado de los Niños de Bernardo de Gordônio (Montpellier – século XIV) |
3 | Mirja Myrcea Dennisse Churquina Corro | Maria de Molina e as alianças políticas entre os reinos de Castela, Aragão e Portugal (Séculos XIII – XIV) |
4 | Samuel Tolentino da Silva | As virtudes atribuídas ao sultão Saladino na obra “A rara e excelente história de saladino” de Ibn Shaddãd (séc. XIII) |
5 | Raimundo Carvalho Moura Filho |
O ideal de santidade na Vida de São Godric no contexto do monaquismo reformado na Inglaterra no século XII. |
07/06/2018 – Coordenação Profº Dianina Raquel Rabelo Sala S-208 |
||
1 | Ricardo Augusto Almeida Medeiros | A Lepra no Lilio da Medicina de Bernardo de Gordonio: definição, causas e sintomas (Montpellir, século XIV) |
2 | Junior Cesar dos Santos Alves | As normas para a organização de um torneio: análise do Tratado da forma e orçamento de um torneio do rei René d’ Anjou (Século XV) |
3 | Andressa Rocha Lima | De Ornatu Mulierum: saúde e cuidados com a aparência feminina(século XII) |
4 | Ricardo Nunes Ferreira | Relatos de um jovem mercador florentino na crônica de Buonaccorso Pitti (Século XV). |
5 | Rayanne Cristynne Rosa Lima | O casamento e as representações femininas nos escritos de Giovanni Boccaccio (Século XIV) |
6 | Maryna de Lima Pereira | A caça ao porco montês no Livro de Montaria de El-Rei D. João I de Portugal (Século XV)
|
7 | Karoliny Raquel Alves da Silveira | A medicina terapêutica árabe e a concepção de medicamentos simples (Século XII)
|
07/06/2018 – Coordenação Profº André Costa Aciole da Silva Sala S-209 |
||
1 | Laís Ferreira Santos | Modelos de conduta e educação feminina na obra El Jardín de las nobles doncellas de frei Martin de Córdoba (Século XV) |
2 | Ana Cristina Alves da Silva | Entre a história e o imaginário: a narrativa acerca da Papisa Joana na obra Chronica Universalis Mettensis(século XIII) |
3 | Poliana Alves da Silva | Maleus Malleficarum (martelo das Feiticeras) e as acusações de bruxaria na França |
4 | Wérica Pires dos Santos | A Regra de Conduta Social: A etiqueta dentro dos aspectos alimentares dietéticos da Sociedade Moderna |
5 | Kesia Lorrany Trindade Barbo | A personagem Lucrécia e sua relação com a Igreja em “A Mandrágora” de Nicolau Maquiavel |
6 | André Costa Aciole da Silva | O uso da sangria nos hospitais régios portugueses do final da Idade Média |
7 | Guilherme Luiz de Souza Silva | As enfermidades do rei Luís IX na crônica História de São Luís e no receituário médico Tesouro dos Pobres (séculos XIII – XIV) |
Título: O tradicional e os “novos” formatos de ação coletiva: movimentos sociais no Brasil e América Latina no século XX e XXI
Sala T-105 Proponente(s): Prof. Ms. Flávia Pereira Machado e Prof. Dr. José Elias Domingos Costa Marques |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 | ||
1 | Jiordana Branquinho Silva | Guerrilheiras do Araguaia e a representação de mulheres militantes na Imprensa (1970-1985) |
2 | Letícia Caroline Ordones Ferraz Fonseca | Empoderar mulheres para promover a equidade de gênero |
3 | Leidiana Marinho Souza Oliveira | EZLN: uma experiência de luta social no México contemporâneo e o papel intelectual do subcomandante Marcos |
INTERVALO | ||
4 | Karinna Adad de Miranda | Os movimentos sociais e a topofilia: motivos para resistir em Vargem Grande/RJ |
5 | Reynaldo Zorzi Neto | Políticas Públicas em educação superior: marchas e contramarchas do governo Lula |
6 | Lays Bárbara Vieira Morais | As aporias do lugar de fala |
7 | Maiara Raquel Campos Leal | Neo-ativismo: um novo tipo de mobilização social? |
Título: História da Educação: métodos, objetos e fontes de pesquisa das culturas, das políticas e das práticas pedagógicas escolares e não escolares. Sala T-106 Proponente(s): Prof. Ms. Suzana Lopes de Albuquerque e Prof. Ms. Dorian Erich Castro |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
07/06/2018 |
||
1 |
Vanessa Clemente Cardoso |
O Movimento Estudantil na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e o ensino de história. |
2 | Patricia da Silva Santos Marques & Euzébio Fernandes de Carvalho | Educação afro-brasileira: leis racistas e antirracistas referentes ao ensino. |
3 | Jayne Bueno dos Reis | Afrobrasileiros e indígenas, as narrativas não contadas dos sujeitos históricos do Brasil. |
4 | André Luiz dos Santos Vargas | A função pedagógica da I Exposição Colonial Portuguesa (1934). |
5 | Karla Rodrigues Mota & Suzana Lopes de Albuquerque |
O impresso SCIENCIA como corpus documental: um breve estudo sobre a Filosofia Panecástica no Brasil. |
INTERVALO |
||
6 |
Ana Caroline Alves Pereira & Dayanna Pereira dos Santos |
O olhar de um goiano sobre a instrução pública na corte brasileira no século XIX. |
7 | Elizangela Alves da Silva Moraes & Suzana Lopes de Albuquerque | A formação do pequeno trabalhador rural no Catecismo de Agricultura de Antonio de Castro Lopes (1869). |
8 | Helen de Souza Costa | A instrução Oitocentista na província de Goiás: a análise do “Íris Clássico” |
9 | Moisés de Oliveira Melo |
Diálogos entre História e Literatura e as relações com o tempo e a cultura na obra a cidade de Deus de santo Agostinho. |
Título: Cidades, Saúde e Doenças em Perspectiva Interdisciplinar.
Sala T-106 Proponente(s): Prof. Dr. Éder Mendes de Paula e Prof. Ms. Maxilene Soares Corrêa |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 |
||
1 | Éder Mendes de Paula e Maxilene Soares Corrêa | A luta Antimanicomial: Ditadura, Repressão e Loucura. |
2 | Geovanna Lima Andrade e Isabella Ohana Sousa
|
A dosimetria da pena e a (in)constitucionalidade dos critérios “personalidade do agente” e “conduta social” na fixação da pena base |
3 | Ildo Corrêa da Silva Neto | Modelos de exclusão e inclusão dos indivíduos e a cidade |
4 | Thais Teixeira do Nascimento | O que os jornais tentam nos mostrar: as denúncias e “curas” para a Malária na Primeira República. |
5 | Pedro de Oliveira Morais Neto e Victor Hugo da Cunha Morais | O controle social como objeto de segregação e criminalização da juventude negra |
INTERVALO |
||
6 | Fernanda Heloisa Macedo Soares | Análise da desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária |
7 | Murillo Oliveira Soares | O Discurso de Modernidade como Instrumento de Medicalização do Espaço Urbano de Anápolis (1930-1940) |
Título: Marxismo, História e Política
Auditório Julieta Passos Proponente(s): Prof. Ms. Paulo Winícius Teixeira de Paula (IFG) e Prof. Dr. David Maciel (FH-UFG) |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 |
||
1 | Alexandre de Paula Meirelles | Intelectuais das revoluções alemãs: a importância das análises históricas e políticas de Engels e Marx nos processos revolucionários de 1848 e 1918 na Alemanha. |
2 | Camila de Jesus Silva | A ação popular enquanto partido político e as jornadas de junho: o passado elucida o presente |
3 | Gustavo Louis Henrique Pinto | Regime militar e economia política: a crítica de Celso Furtado ao “modelo” brasileiro |
4 | Luan Frederico Paiva da Silva | A revolução que não aconteceu: o socialismo indo-americano de Mariátegui |
5 | Kamylla Pereira Borges | A relação entre trabalho alienado e a educação profissional e tecnológica na Lei 13415/2017 |
INTERVALO |
||
6 | Josias José Freire Junior | Materialismo Antropológico: A Presença de Marx na Obra Tardia de Walter Benjamin |
7 | Roger dos Anjos de Sá | A Cultura da mídia e a trilogia Rambo: cinema e o conservadorismo norte-americano na década de 1980. |
8 | Sérgio Henrique Soares de Souza | A União Operário-Camponesa, as teses econômicas e as teorias de consolidação do socialismo soviético: Da pré-revolução a coletivização stalinista |
9 | Paulo Winícius Teixeira de Paula , Luís Eduardo da Rocha Maia Fernandes | O Referencial Teórico Marxista em Nelson Werneck Sodré e Caio Prado Júnior |
10 | Caroline Gomes Nunes | Ditadura Militar brasileira e a repressão política dentro da Universidade Federal de Goiás |
Título: Regime de verdade e escritas da História: narrativas, memória e temporalidades.
Sala S-212 Proponente(s): Prof. Ms. Bruno Abnner Lourenzatto Silveira e Prof. Ms.Patrícia Emanuelle Nascimento |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 |
||
1 | Douglas de Castro Carneiro | ENTRE AS MEMÓRIAS E AS NARRATIVAS NAS TROADES DE SÊNECA |
2 | Alleks Endriw Pereira Macedo | MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE ITAGUARI-GO (1946-1989) |
3 | Loudinéia dos Santos Silva | DITADURA E VIOLÊNCIA: OS TESTEMUNHOS COMO PORTADORES DA MEMÓRIA |
4 | Gabriel de Paula | A MEMÓRIA DO CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS (1962-1964): ENTRE O LEMBRAR E O ESQUECER |
INTERVALO |
||
5 | Ana Maria de Carvalho
|
CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO REAL DE PROPRIEDADE NO MEIO AGRÁRIO E O PENSAMENTO DE PAOLO GROSSI
|
6 | Gabriel Furtado Barbosa
Lêda Cristina Borges Pereira
|
O LUGAR SOCIAL E O SUJEITO HISTÓRICO A PARTIR DOS AUTORES EDWARD PALMER THOMPSON E MICHEL DE FOCAULT
|
7 | Bruno Abnner Lourenzatto Silveira
|
PENSANDO O SÉCULO XX: A CATÁSTROFE E A NOVA DIMENSÃO DO CONTEMPORÂNEO |
07/06/2018 |
||
8 | Sérgio Henrique Soares de Souza | O MASSACRE DOS GATOS E A HISTÓRIA CULTURAL: ROBERT DARNTON E O CASAMENTO COM A ANTROPOLOGIA |
9 | Moisés de Oliveira Melo | DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA E AS RELAÇÕES COM O TEMPO E A CULTURA NA OBRA A CIDADE DE DEUS DE SANTO AGOSTINHO. |
10 | Luciano dos Santos | APROXIMAÇÕES E CONEXÕES DA TEORIA DA HISTÓRIA COM A EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS |
11 | João Pedro Guelhardi Costa Ferreira | A “VERDADE DO HISTORIADOR”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ANNALES E A QUESTÃO DO ANACRONISMO |
INTERVALO |
||
12 | Krisley Aparecida de Oliveira | A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO HISTÓRICO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: A HISTORIOGRAFIA |
13 | Patrícia Emanuelle Nascimento | EXPERIÊNCIA E TEMPORALIDADES NOS “ATOS DE RECORDAÇÃO”: ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA |
14 | Lavínia Sousa | A COLONIZAÇÃO GEOGRÁFICA E IMAGINÁRIA DO “NOVO MUNDO”: EM BUSCA DE NOVAS EPISTEMOLOGIAS A PARTIR DA DECOLONIALIDADE |
Título: Escritas da História, Linguagens e Ensino de História: desafios na produção e na divulgação do conhecimento
Auditório Djalma Maia Proponente(s): Prof. Dr. Rafael Gonçalves Borges (IFG) e Prof. Dra. Maria Abadia Cardoso (IFG) |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 |
||
1 |
Lucas Rodrigues do Carmo – UFJ Francielly Pereira Menezes – UFJ |
Nem sempre foi dito que o preto não tem vez: emancipação negra em debate |
2 | Lavínia de Sousa Almeida Mendes | A publicidade da cerveja devassa: a mulher negra objetificada e produzida para o consumo |
3 | Roberta Ferreira Gonçalves | Livros e leitores infanto-juvenis na Primeira República: a formação da criança cidadã a partir da leitura de um impresso ilustrado |
4 | Miriam Bianca Amaral Ribeiro | Ensino de história e linguagens da arte: o caso da fotonovela |
5 | João Pedro Pereira Rocha |
A Literatura como ferramenta para problematizar a Escravidão em sala de aula |
INTERVALO |
||
6 |
Michelle Lira Rodrigues |
Walter benjamin e “A obra de arte”: História, Estética e Visualidade |
7 | Frederico Menezes Brandão | “Experimentum linguae: experiência da linguagem e abertura da história em Walter Benjamin” |
8 | Joaquim Henrique da Silveira | A Ascensão do Partido Nazista pela Propaganda Ideológica e o Cinema de Leni Riefenstahl |
9 | Átila Fernandes dos Santos |
A busca pela experiência entre é isto um homem? (1947) e Os afogados e os sobreviventes de Primo Levi (1986): A testemunha, o intelectual e o narrador. |
07/06/2018 |
||
10 | Moisés Jerônimo Costa Alves | As representações da tortura e a construção da memória em torno da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) a partir das narrativas fílmicas: Uma análise de Pra Frente, Brasil (1982) e Batismo de Sangue (2007) |
11 | Gabriel Henrique da Cruz Queiroz | EM CÂMARA LENTA: A construção do processo criativo, da forma e da memória na obra de Renato Tapajós |
12 | Ana Lívia Lourenço Ferreira | Getúlio (2014): O modelo da estrutura narrativa da Rede Globo e Globo Filmes |
13 | Bruno Hilton de Lima | O Cangaço no cinema: movimento cultural e identidade nacional a partir das obras “O cangaceiro” (1953) e ” Os últimos cangaceiros” (2011) |
14 | Samuel Paula de Andrade | Dois Robins no mesmo espaço-tempo: disputas pela representação do fora da lei medieval em duas obras cinematográficas |
INTERVALO |
||
15 |
Gabriel Furtado Barbosa |
O fim do Western, a construção de um projeto de nação estadunidense e a cultura visual em Red Dead Redemption: reflexões acerca de um projeto de conclusão de curso em andamento. |
16 | Caíque Aiuê Esteves Gomes Oliveira | O monomito na última trilogia de star Wars Rey na jornada da heroína |
17 | Natalia Gomes da S. Machado | As Horas: Uma análise do discurso feminino cinematográfico |
18 | Gustavo Ferreira do Nascimento |
A homossexualidade no Oscar: representações, identidades e ações sociais no cinema transmoderno dos Estados Unidos |
19 | Lara Gabriela de Siqueira Santos | O musical para além do espetáculo: diálogos na linguagem cinematográfica a partir de “La La Land: Cantando estações |
Título: Ética, Educação e Existência: Reflexões entre a História e a Filosofia Sala S-209 Proponente(s): Prof. Dr. Sandro Henrique Ribeiro e Prof. Dra. Maria Eliane Rosa de Souza |
||
NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) | TÍTULO DA COMUNICAÇÃO | |
06/06/2018 |
||
1 | Wellington Ribeiro da Silva | A “partilha do sensível” em Jacques Rancière ou da dimensão estética da política |
2 | Patrícia Costa e Silva | A impessoalidade do individualismo sob a égide da racionalidade técnica |
3 | Andressa Alves Menezes | Erotismo e transgressão nas obras de Anaïs Nin |
4 | Ildo Corrêa da Silva Neto | O Ethos do homem cordial em raízes do Brasil |
5 | Maria Eliane R. de Souza | Considerações sobre a sociedade tecnológica, a cultura e a educação |
INTERVALO |
||
6 | Fortunato Monge de Oliveira Neto | A atualidade do pensamento político de Rawls |