Regulação da IA e Demais Questões Legais no Mundo Digital (Dia 18/02)
Resumo: A Inteligência Artificial tem causado profundas transformações na sociedade. Ao mesmo tempo em que ela oferece novas oportunidades, ela trás consigo uma série de desafios. Como regulamentar a IA mitigando possíveis impactos negativos e garantindo um uso ético e responsável tem sido o grande debate em diversos países. Durante essa mesa redonda, especialistas de diferentes áreas discutirão as propostas de regulação legal e as implicações éticas e sociais da IA, promovendo uma reflexão aprofundada sobre o tema.
Moderador: Prof. Ariel Cardoso Mendes
É Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela UTFPR e especialista em Direito Digital pela FMP/RS. Possui mais de 30 anos de experiência de mercado na área de tecnologia durante os quais atuou em diversas áreas como comunicação de dados, suporte e desenvolvimento possuindo também uma larga experiência em vários níveis de gestão dentro da área de tecnologia. Atualmente é professor do colegiado de Informática do Departamento IV do IFG Campus Goiânia aonde ministra disciplinas como Governança de TI, Auditoria e Segurança de TI nas quais também aborda as questões legais afetas ao mundo da tecnologia e os seus impactos.
Palestrante e participante 1: Rafael Maciel
Advogado. Especializado em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas e com curso em Direito Eletrônico pela Florida Christian University. Cybersecurity Strategies for Executives (2020) pela Universidade de Chicago – US. Certificado em Privacy and Data Protection pela Exin. Membro da IAPP – International Association of Privacy Professionals. CIPP/E – Certified Information Privacy Professional – Europe. Autor do livro “Manual Prático sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais”
Participante 2: Prof. Eduardo Noronha
Formado em Ciência da Computação, especialista em Qualidade de Software, mestre em Engenharia Elétrica e de Computação e doutor em Ciência da Computação com período sanduíche na Georgia Tech (Atlanta-EUA), onde colaborou na startup Checkdroid (hoje www.moquality.com). Atuou como Gestor de Tecnologia da Informação na Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás. Desenvolveu também vários projetos de planejamento estratégico e análise de dados nos setores público e privado em diversas áreas: energia, saúde, educação, segurança, esportes, e política. Desde 2010, atua como professor e pesquisador no Instituto Federal de Goiás. É master coach certificado pela International Coaching Federation (ICF) pela Creative Results (New York – EUA), coordenou o Programa Células Empreendedoras IF no estado de Goiás para o desenvolvimento do ecossistema de startups. Atuou como Coordenador de Planejamento de Negócios no Polo de Inovação Embrapii IFG, e Coordenador da Pós Graduação em Inteligência Artificial Aplicada no IFG. Possui vasta experiência no desenvolvimento de soluções computacionais, principalmente nas seguintes áreas: Otimização e sistemas de suporte à decisão, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Pecuária 4.0, Gestão de Carreira e Empreendedorismo.
Participante 3: Prof. Cláudia Helena dos Santos Araújo
Pós-doutora em Estudos Culturais (PACC – UFRJ). Membra do Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação-KADJÓT e coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental – NUPEDEA.
Pesquisadora do Grupo Inteligência Artificial (IA) Responsável e Educação da Cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) e da Cátedra de Educação Básica Alfredo Bosi (IEA-USP). Docente e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Atuação no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFG) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado Acadêmico em Educação) do IFG. Pesquisas com ênfase em IA, tecnologias, trabalho didático-pedagógico e formação docente. Atua como professora do curso de Ciências da Computação do IFG Campus Anápolis com a disciplina “Ética, Computadores e Sociedade”.