15ª SEMAT ocorreu propondo inovações e discutindo os desafios no Ensino da Matemática

Entre os dias 26 e 28 de novembro de 2024, foi realizada a 15ª Semana da Licenciatura em Matemática (SEMAT), promovida pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), no campus Goiânia. O evento reuniu professores, estudantes e pesquisadores para debater temas relevantes na área de educação matemática, com destaque para os desafios e inovações no ensino da disciplina.

Na palestra de encerramento, o professor Me. Luís Cláudio Lopes de Araújo abordou os principais desafios enfrentados pelos professores de matemática nos últimos anos. Ele destacou a importância de uma análise crítica dos resultados de exames internacionais que avaliam a qualidade do ensino de matemática, ressaltando que tais resultados podem evidenciar lacunas nos métodos pedagógicos atualmente utilizados.

A coordenadora do evento, professora Mariana Bernardes, destacou que, neste ano, buscou-se trazer para a SEMAT palestras com temas atuais e relevantes para os profissionais da área de Matemática. Abordar a relação entre Matemática e Inteligência Artificial, discutir o Novo Ensino Médio no Brasil e refletir sobre desafios importantes relacionados ao ensino da Matemática foram os principais focos. Ela também observa que a participação de estudantes, professores e pesquisadores foi essencial para tornar os debates ainda mais enriquecedores. “Acredito que a SEMAT cumpriu seu papel ao contribuir para a formação dos alunos, estimulando a curiosidade e proporcionando reflexões valiosas sobre o papel do professor e do matemático nos dias atuais. Gostaria de expressar minha gratidão aos membros da Comissão Organizadora e aos monitores, que trabalharam incansavelmente para garantir o sucesso do evento”, ressaltou Mariana.

A presidente do comitê científico, Elaine Altino, avaliou o evento como uma experiência enriquecedora, marcada por momentos de aprendizado e troca de conhecimentos. Segundo ela, a SEMAT ofereceu atividades de grande relevância e contou com o envolvimento fundamental de todos os participantes. “A Semana de Matemática é uma oportunidade única de crescer, aprender e se conectar com outras pessoas que compartilham o interesse pela matemática”, afirmou Elaine, agradecendo ao comitê científico pela dedicação e contribuição.

A SEMAT é realizada anualmente pela área acadêmica de matemática do IFG, com o objetivo de promover o letramento científico, refletir sobre a prática docente e oferecer aos estudantes contato com temas extracurriculares que enriquecem sua formação. O evento conta com a organização dos docentes da área e o apoio dos estudantes, sendo um espaço que fortalece o ensino de matemática e fomenta o debate sobre os desafios do ensino contemporâneo.

A professora Karoline Victor, coordenadora da área acadêmica de matemática, destacou a importância do tema principal do evento: “As tecnologias como ferramentas pedagógicas”. Segundo ela, discutir o uso de tecnologias no ensino é essencial, especialmente no contexto atual. “As tecnologias enriquecem o processo educacional, tornando a aprendizagem mais envolvente e estimulante. Além disso, rompem barreiras espaciais e temporais, possibilitam adaptar o ensino às necessidades e ritmos de cada aluno e promovem a inclusão e acessibilidade”.

O coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, professor Uender Barbosa de Souza, enfatizou o papel da SEMAT na formação acadêmica e na integração da comunidade. Ele destacou que o evento não apenas reforça o compromisso com a excelência na formação de professores, mas também promove reflexões fundamentais sobre a prática docente. “A participação ativa de estudantes e docentes demonstra o potencial da Licenciatura em Matemática do IFG em promover ações que vão além da sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento da educação matemática na região”, afirmou Uender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *