Comunicações Aprovadas nos ST’s

Título: Os diálogos entre a História e arte . Novos horizontes e ferramentas para a pesquisa histórica

Sala T-105

Proponente(s): Prof. Ms. Luiz Eduardo Fleury (IFGoiano – Trindade / UFRRJ) e Prof. Ms. Victor Creti Bruzadelli (UFG)

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

07/06/2018

1

Maik Hilário Romualdo Faleiro

A Performance de Resistência de Raul Seixas em ‘’Krig-ha, bandolo!’’
2 Bianca Cristina Barreto Casanova Urbs Urbis, obras de G. Fogaça: representação simbólica da metrópole pós-moderna
3 Maria Eduarda Ribeiro da Silva Anonimato, pseudônimo e gênero no século XIX
4 Clara Luisa Nogueira Gregorim As representações de gênero no filme Histórias que nosso cinema (não) contava (2017), Fernanda Pessoa.
5 Luiz Eduardo de J. Fleury

A Literatura como ferramenta de interpretação do labirinto latino americano.

INTERVALO

6

Ruan Lucas Marciano

Octo Marques: suas expressões sócias na Cidade de Goiás
7 Renilda Martins Ferraz Lima A beleza da Cidade de Goiás e suas margens: como esconder o não-histórico?
8 Victor Creti Bruzadelli Procissão: a suspensão do sentido em duas gravações de uma mesma canção por Gilberto Gil
9 Fernando da Rocha Rodrigues O Regionalismo na Literatura Latino-Americana, o problema identitário dos povos latinos.
10 Caroline Pinheiro dos Santos Souza

Educação Patrimonial na Cidade de Goiás: “Fogareuzinho”, um projeto de experiências na Escola Letras de Alfenim (1999-2016)

 

Título: História e movimentos sociais: estratégias de transformação social e as narrativas do passado.

Auditório Demartin Bezerra

Proponente(s): Prof. Dra. Mariana Affonso Penna (IFG) e Prof. Ms. Marcus Vinicius Costa (IF Goiano)

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

06/06/2018

1

Ricardo Lenard

Rousseau, crítica da cultura e movimento social: uma análise dos dois discursos
2 Mariana Affonso Penna Movimentos Sociais, ucronias e utopias: reflexões para uma análise histórica de projetos e ações coletivas
3 André de Melo Santos Ideologia e Movimentos Sociais
4 Dayane Mendes Soares Dias de Jesus Os trabalhadores rurais de Itauçu e as histórias que a História não conta
5 Orlandino Gonçalves Neto A justiça social na comunidade católica: Dom Fernando e o impacto do Concílio Vaticano II
6 Lucius Fabius Ben Jah Jacob Gomes História urbana da ocupação habitacional do Jardim Nova Esperança em Goiânia (1979-1982): o estudo de caso da imprensa comunitária e corporativa.
7 Eduardo Vilhena Pereira

Vanessa Gomes dos Santos Silva

A construção de um “Sonho Real”.
8 Carolina Assunción Oliveira Arce,

Nathalia Narciso Guida

Mujeres Libres: o papel da mulher em um contexto revolucionário
9 Aryadne Rodrigues Moreira

Leticia Caroline Ordones Ferraz Fonseca

Mulher e Educação: uma análise dos ingressos no IFG de 2008 a 2018

07/06/2018

10

Joaquim Henrique da Silveira

CÂMERA COMO ARMA: a Cinemateca e os Cineastas da Nouvelle Vague francesa no Maio de 1968
11 Gabriel Teles Movimento Estudantil e cultura revolucionária no Maio de 68 francês
12 Marcus Vinicius Costa As tendências estudantis durante o Maio de 1968
13 Bianka Rodrigues de Oliveira Maio de 1968 – a revolução estudantil e a sua importância nos dias atuais.
14 Amanda Porto Ribeiro Imigração estrangeira no Maranhão: as políticas de imigração, as problemáticas acerca da transição do regime de trabalho, e a tentativa de construção de uma sociedade eugênica em meados do XIX.
15 Jefferson Roberto Nascimento Acevedo,

Lucas Vieira de Amorim

Da Democracia Racial ao Quilombismo
16 Gabrielle Andrade da Silva

Izabelle Andrade da Silva

Jornais alternativos como repertório de luta do MNU
17 Marcos Rafael Andrade de Melo Slam Resistência: Um grito de resistência através das poesias marginais.
18 Matheus Gomes Batista

Euzébio Fernandes de Carvalho

A Transexualidade: o que a história ensinada tem a ver com isso?

 

Título: Idade Média Ocidental: ensino e pesquisa

Quarta (06/06) Sala S-208,

Quinta (07/06) Salas S-208 e S-209

Proponente(s): Prof. Dr. André Costa Aciole da Silva e Prof. Ms. Dianina Raquel Silva Rabelo

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

06/06/2018

1

Elby Aguiar Marinho

O Esmeraldo de Situ Orbis de Duarte Pacheco Pereira: a África na escrita de um navegador português na passagem do século XV para o XVI.
2 Larissa Lacé Sousa As enfermidades e o ambiente de vivência das crianças no Tratado de los Niños de Bernardo de Gordônio (Montpellier – século XIV)
3 Mirja Myrcea Dennisse Churquina Corro Maria de Molina e as alianças políticas entre os reinos de Castela, Aragão e Portugal (Séculos XIII – XIV)
4 Samuel Tolentino da Silva As virtudes atribuídas ao sultão Saladino na obra “A rara e excelente história de saladino” de Ibn Shaddãd (séc. XIII)
5 Raimundo Carvalho Moura Filho

O ideal de santidade na Vida de São Godric no contexto do monaquismo reformado na Inglaterra no século XII.

07/06/2018 – Coordenação Profº  Dianina Raquel Rabelo

Sala S-208

1 Ricardo Augusto Almeida Medeiros A Lepra no Lilio da Medicina de Bernardo de Gordonio: definição, causas e sintomas (Montpellir, século XIV)
2 Junior Cesar dos Santos Alves As normas para a organização de um torneio: análise do Tratado da forma e orçamento de um torneio do rei René d’ Anjou (Século XV)
3 Andressa Rocha Lima De Ornatu Mulierum: saúde e cuidados com a aparência feminina(século XII)
4 Ricardo Nunes Ferreira Relatos de um jovem mercador florentino na crônica de Buonaccorso Pitti (Século XV).
5 Rayanne Cristynne Rosa Lima O casamento e as representações femininas nos escritos de Giovanni Boccaccio (Século XIV)
6 Maryna de Lima Pereira A caça ao porco montês no Livro de Montaria de El-Rei D. João I de Portugal (Século XV)

 

7 Karoliny Raquel Alves da Silveira A medicina terapêutica árabe e a concepção de medicamentos simples (Século XII)

 

07/06/2018 – Coordenação Profº André Costa Aciole da Silva

Sala S-209

1 Laís Ferreira Santos Modelos de conduta e educação feminina na obra El Jardín de las nobles doncellas de frei Martin de Córdoba (Século XV)
2 Ana Cristina Alves da Silva Entre a história e o imaginário: a narrativa acerca da Papisa Joana na obra Chronica Universalis Mettensis(século XIII)
3 Poliana Alves da Silva Maleus Malleficarum (martelo das Feiticeras) e as acusações de bruxaria na França
4 Wérica Pires dos Santos A Regra de Conduta Social: A etiqueta dentro dos aspectos alimentares dietéticos da Sociedade Moderna
5 Kesia Lorrany Trindade Barbo A personagem Lucrécia e sua relação com a Igreja em “A Mandrágora” de Nicolau Maquiavel
6 André Costa Aciole da Silva O uso da sangria nos hospitais régios portugueses do final da Idade Média
7 Guilherme Luiz de Souza Silva As enfermidades do rei Luís IX na crônica História de São Luís e no receituário médico Tesouro dos Pobres (séculos XIII – XIV)
Título: O tradicional e os “novos” formatos de ação coletiva: movimentos sociais no Brasil e América Latina no século XX e XXI

Sala T-105

Proponente(s): Prof. Ms. Flávia Pereira Machado e Prof. Dr. José Elias Domingos Costa Marques

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO
06/06/2018
1 Jiordana Branquinho Silva Guerrilheiras do Araguaia e a representação de mulheres militantes na Imprensa
(1970-1985)
2 Letícia Caroline Ordones Ferraz Fonseca Empoderar mulheres para promover a equidade de gênero
3 Leidiana Marinho Souza Oliveira EZLN: uma experiência de luta social no México contemporâneo e o papel intelectual do subcomandante Marcos
INTERVALO
4 Karinna Adad de Miranda Os movimentos sociais e a topofilia: motivos para resistir em Vargem Grande/RJ
5 Reynaldo Zorzi Neto Políticas Públicas em educação superior: marchas e contramarchas do governo Lula
6 Lays Bárbara Vieira Morais As aporias do lugar de fala
7 Maiara Raquel Campos Leal Neo-ativismo: um novo tipo de mobilização social?

 

Título: História da Educação: métodos, objetos e fontes de pesquisa das culturas, das políticas e das práticas pedagógicas escolares e não escolares.

Sala T-106

Proponente(s): Prof. Ms. Suzana Lopes de Albuquerque e Prof. Ms. Dorian Erich Castro

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

07/06/2018

1

Vanessa Clemente Cardoso

O Movimento Estudantil na Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e o ensino de história.
2 Patricia da Silva Santos Marques &  Euzébio Fernandes de Carvalho Educação afro-brasileira: leis racistas e antirracistas referentes ao ensino.
3 Jayne Bueno dos Reis Afrobrasileiros e indígenas, as narrativas não contadas dos sujeitos históricos do Brasil.
4 André Luiz dos Santos Vargas A função pedagógica da I Exposição Colonial Portuguesa (1934).
5 Karla Rodrigues Mota & Suzana Lopes de Albuquerque

O impresso SCIENCIA como corpus documental: um breve estudo sobre a Filosofia Panecástica no Brasil.

INTERVALO

6

Ana Caroline Alves Pereira & Dayanna Pereira dos Santos

O olhar de um goiano sobre a instrução pública na corte brasileira no século XIX.
7 Elizangela Alves da Silva Moraes & Suzana Lopes de Albuquerque A formação do pequeno trabalhador rural no Catecismo de Agricultura de Antonio de Castro Lopes (1869).
8 Helen de Souza Costa A instrução Oitocentista na província de Goiás: a análise do “Íris Clássico”
9 Moisés de Oliveira Melo

Diálogos entre História e Literatura e as relações com o tempo e a cultura na obra a cidade de Deus de santo Agostinho.

 

Título: Cidades, Saúde e Doenças em Perspectiva Interdisciplinar.

Sala T-106

Proponente(s): Prof. Dr. Éder Mendes de Paula e Prof. Ms. Maxilene Soares Corrêa

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

06/06/2018

1 Éder Mendes de Paula e Maxilene Soares Corrêa A luta Antimanicomial: Ditadura, Repressão e Loucura.
2 Geovanna Lima Andrade e Isabella Ohana Sousa

 

A dosimetria da pena e a (in)constitucionalidade dos critérios “personalidade do agente” e “conduta social” na fixação da pena base
3 Ildo Corrêa da Silva Neto Modelos de exclusão e inclusão dos indivíduos e a cidade
4 Thais Teixeira do Nascimento O que os jornais tentam nos mostrar: as denúncias e “curas” para a Malária na Primeira República.
5 Pedro de Oliveira Morais Neto e Victor Hugo da Cunha Morais O controle social como objeto de segregação e criminalização da juventude negra

INTERVALO

6 Fernanda Heloisa Macedo Soares Análise da desapropriação por interesse social para fins de reforma agrária
7 Murillo Oliveira Soares O Discurso de Modernidade como Instrumento de Medicalização do Espaço Urbano de Anápolis (1930-1940)

 

Título: Marxismo, História e Política

Auditório Julieta Passos

Proponente(s): Prof. Ms. Paulo Winícius Teixeira de Paula (IFG) e Prof. Dr. David Maciel (FH-UFG)

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

06/06/2018

1 Alexandre de Paula Meirelles Intelectuais das revoluções alemãs: a importância das análises históricas e políticas de Engels e Marx nos processos revolucionários de 1848 e 1918 na Alemanha.
2 Camila de Jesus Silva A ação popular enquanto partido político e as jornadas de junho: o passado elucida o presente
3  Gustavo Louis Henrique Pinto  Regime militar e economia política: a crítica de Celso Furtado ao “modelo” brasileiro
4 Luan Frederico Paiva da Silva A revolução que não aconteceu: o socialismo indo-americano de Mariátegui
5  Kamylla Pereira Borges  A relação entre trabalho alienado e a educação profissional e tecnológica na Lei 13415/2017

INTERVALO

6 Josias José Freire Junior Materialismo Antropológico: A Presença de Marx na Obra Tardia de Walter Benjamin
7 Roger dos Anjos de Sá A Cultura da mídia e a trilogia Rambo: cinema e o conservadorismo norte-americano na década de 1980.
8 Sérgio Henrique Soares de Souza A União Operário-Camponesa, as teses econômicas e as teorias de consolidação do socialismo soviético: Da pré-revolução a coletivização stalinista
9 Paulo Winícius Teixeira de Paula ,  Luís Eduardo da Rocha Maia Fernandes O Referencial Teórico Marxista em Nelson Werneck Sodré e Caio Prado Júnior
10 Caroline Gomes Nunes Ditadura Militar brasileira e a repressão política dentro da Universidade Federal de Goiás

 

Título: Regime de verdade e escritas da História: narrativas, memória e temporalidades.

Sala S-212

Proponente(s): Prof. Ms. Bruno Abnner Lourenzatto Silveira e Prof. Ms.Patrícia Emanuelle Nascimento

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

06/06/2018

1 Douglas de Castro Carneiro ENTRE AS MEMÓRIAS E AS NARRATIVAS NAS TROADES DE SÊNECA
2 Alleks Endriw Pereira Macedo MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE ITAGUARI-GO (1946-1989)
3 Loudinéia dos Santos Silva DITADURA E VIOLÊNCIA: OS TESTEMUNHOS COMO PORTADORES DA MEMÓRIA
4 Gabriel de Paula A MEMÓRIA DO CENTRO DE ESTUDOS BRASILEIROS (1962-1964): ENTRE O LEMBRAR E O ESQUECER

INTERVALO

5 Ana Maria de Carvalho

 

CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO DIREITO REAL DE PROPRIEDADE NO MEIO AGRÁRIO E O PENSAMENTO DE PAOLO GROSSI

 

6 Gabriel Furtado Barbosa

Lêda Cristina Borges Pereira

 

O LUGAR SOCIAL E O SUJEITO HISTÓRICO A PARTIR DOS AUTORES EDWARD PALMER THOMPSON E MICHEL DE FOCAULT

 

7 Bruno Abnner Lourenzatto Silveira

 

PENSANDO O SÉCULO XX: A CATÁSTROFE E A NOVA DIMENSÃO DO CONTEMPORÂNEO

07/06/2018

8 Sérgio Henrique Soares de Souza O MASSACRE DOS GATOS E A HISTÓRIA CULTURAL: ROBERT DARNTON E O CASAMENTO COM A ANTROPOLOGIA
9 Moisés de Oliveira Melo DIÁLOGOS ENTRE HISTÓRIA E LITERATURA E AS RELAÇÕES COM O TEMPO E A CULTURA NA OBRA A CIDADE DE DEUS DE SANTO AGOSTINHO.
10 Luciano dos Santos APROXIMAÇÕES E CONEXÕES DA TEORIA DA HISTÓRIA COM A EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS
11 João Pedro Guelhardi Costa Ferreira A “VERDADE DO HISTORIADOR”: UMA REFLEXÃO SOBRE OS ANNALES E A QUESTÃO DO ANACRONISMO

INTERVALO

12 Krisley Aparecida de Oliveira A CONSTRUÇÃO DO DISCURSO HISTÓRICO PARA A CONSTITUIÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: A HISTORIOGRAFIA
13 Patrícia Emanuelle Nascimento EXPERIÊNCIA E TEMPORALIDADES NOS “ATOS DE RECORDAÇÃO”: ESCRITA DA HISTÓRIA E MEMÓRIA
14 Lavínia Sousa A COLONIZAÇÃO GEOGRÁFICA E IMAGINÁRIA DO “NOVO MUNDO”: EM BUSCA DE NOVAS EPISTEMOLOGIAS A PARTIR DA DECOLONIALIDADE

 

Título: Escritas da História, Linguagens e Ensino de História: desafios na produção e na divulgação do conhecimento

Auditório Djalma Maia

Proponente(s): Prof. Dr. Rafael Gonçalves Borges (IFG) e Prof. Dra. Maria Abadia Cardoso (IFG)

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

06/06/2018

1

Lucas Rodrigues do Carmo – UFJ

Francielly Pereira Menezes – UFJ

Nem sempre foi dito que o preto não tem vez: emancipação negra em debate
2 Lavínia de Sousa Almeida Mendes A publicidade da cerveja devassa: a mulher negra objetificada e produzida para o consumo
3 Roberta Ferreira Gonçalves Livros e leitores infanto-juvenis na Primeira República: a formação da criança cidadã a partir da leitura de um impresso ilustrado
4 Miriam Bianca Amaral Ribeiro Ensino de história e linguagens da arte: o caso da fotonovela
5 João Pedro Pereira Rocha

A Literatura como ferramenta para problematizar a Escravidão em sala de aula

INTERVALO

6

Michelle Lira Rodrigues

Walter benjamin e “A obra de arte”: História, Estética e Visualidade
7 Frederico Menezes Brandão “Experimentum linguae: experiência da linguagem e abertura da história em Walter Benjamin”
8 Joaquim Henrique da Silveira A Ascensão do Partido Nazista pela Propaganda Ideológica e o Cinema de Leni Riefenstahl
9 Átila Fernandes dos Santos

A busca pela experiência entre é isto um homem? (1947) e Os afogados e os sobreviventes de Primo Levi (1986): A testemunha, o intelectual e o narrador.

07/06/2018

10 Moisés Jerônimo Costa Alves As representações da tortura e a construção da memória em torno da Ditadura Civil-Militar (1964-1985) a partir das narrativas fílmicas: Uma análise de Pra Frente, Brasil (1982) e Batismo de Sangue (2007)
11 Gabriel Henrique da Cruz Queiroz EM CÂMARA LENTA: A construção do processo criativo, da forma e da memória na obra de Renato Tapajós
12 Ana Lívia Lourenço Ferreira Getúlio (2014): O modelo da estrutura narrativa da Rede Globo e Globo Filmes
13 Bruno Hilton de Lima O Cangaço no cinema: movimento cultural e identidade nacional a partir das obras “O cangaceiro” (1953) e ” Os últimos cangaceiros” (2011)
14 Samuel Paula de Andrade Dois Robins no mesmo espaço-tempo: disputas pela representação do fora da lei medieval em duas obras cinematográficas

INTERVALO

15

Gabriel Furtado Barbosa

O fim do Western, a construção de um projeto de nação estadunidense e a cultura visual em Red Dead Redemption: reflexões acerca de um projeto de conclusão de curso em andamento.
16 Caíque Aiuê Esteves Gomes Oliveira O monomito na última trilogia de star Wars Rey na jornada da heroína
17 Natalia Gomes da S. Machado As Horas: Uma análise do discurso feminino cinematográfico
18 Gustavo Ferreira do Nascimento

A homossexualidade no Oscar: representações, identidades e ações sociais no cinema transmoderno dos Estados Unidos

19  Lara Gabriela de Siqueira Santos O musical para além do espetáculo: diálogos na linguagem cinematográfica a partir de “La La Land: Cantando estações

 

Título: Ética, Educação e Existência: Reflexões entre a História e a Filosofia

Sala S-209

Proponente(s): Prof. Dr. Sandro Henrique Ribeiro e Prof. Dra. Maria Eliane Rosa de Souza

NOME DO(S) COMUNICADOR(ES) TÍTULO DA COMUNICAÇÃO

06/06/2018

1 Wellington Ribeiro da Silva A “partilha do sensível” em Jacques Rancière ou da dimensão estética da política
2 Patrícia Costa e Silva A impessoalidade do individualismo sob a égide da racionalidade técnica
3 Andressa Alves Menezes Erotismo e transgressão nas obras de Anaïs Nin
4 Ildo Corrêa da Silva Neto O Ethos do homem cordial em raízes do Brasil
5 Maria Eliane R. de Souza Considerações sobre a sociedade tecnológica, a cultura e a educação

INTERVALO

6 Fortunato Monge de Oliveira Neto A atualidade do pensamento político de Rawls