O Evento

Sobre o evento

Considerando o cenário mundial, marcado pela pandemia do novo Coronavírus, a Comissão Organizadora Executiva do evento, seguindo os protocolos sanitários para a prevenção, controle e a mitigação do contágio da Covid-19, expedidos pelas autoridades em saúde e pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), decidiu realizar pela segunda vez em formato online uma nova edição do SIMPEEX, o V Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (V SIMPEEX), desta vez mantendo como tema central “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”.

Como parte integrante do V SIMPEEX & SECITEC, acontecerá o 14º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, com apresentação de trabalhos realizados pelos servidores e discentes que participam dos Programas Institucionais de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Serão realizadas ainda a I Mostra de Ensino e o I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação do Citelab com palestras, rodas de conversa, minicursos e oficinas, reuniões temáticas, apresentações artísticas e culturais e momentos de diálogo e discussão de políticas e ações institucionais relacionadas à Pesquisa, Ensino e Extensão, com o intuito de promover o amplo debate em torno dos desafios da atuação do IFG e construir propostas que visem fortalecer o compromisso social com a garantia de uma educação pública emancipadora.

Além de trabalhos vinculados aos programas institucionais, o evento conta com espaços para a socialização das demais atividades acadêmicas que integram o cotidiano educacional com o objetivo de promover e fortalecer nos planos didáticos e metodológicos a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão.

Desta forma, o V SIMPEEX em conjunto com as SECITECs pretendem ser um espaço dinâmico e profícuo para a troca de experiências e a construção do conhecimento dado em torno da produção científica e acadêmica institucionais. Acredita-se que a realização desse evento, reforça o comprometimento dessa instituição pública, gratuita, de qualidade, marcada por forte compromisso com a sociedade, em estabelecer o diálogo com a comunidade, tornado-se um importante espaço de interlocução entre os mais diversos saberes produzidos nas ações de extensão, pesquisa e ensino do IFG.

SIMPEEX

O Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão – SIMPEEX é dos principais eventos acadêmico-científico do Instituto Federal de Goiás (IFG) e tem como objetivo divulgar a produção acadêmico-científico-cultural, promovendo a troca de saberes produzidos entre estudantes, professores, técnico-administrativos e comunidade externa. Para acessar a programação geral do SIMPEEX & SECITEC, clique no link a seguir.
➔ Programação geral
(atualizada em 06-12-2021)

Links das transmissões (YouTube)


➔ Acessar documento

SECITECs

As Semanas de Educação, Ciência e Tecnologia dos câmpus do IFG (SECITECs) são os principais eventos realizados pelas unidades do IFG como parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) compostas por palestras, mesas redondas, oficinas temáticas, minicursos, apresentações artísticas e culturais, sessão de pôsteres e comunicação oral de trabalhos científicos, mostra de trabalhos técnicos, dentre outras.


Links das transmissões (YouTube)


➔ Acessar documento

14º SICT

O 14º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica é realizado por meio da apresentação de trabalhos realizados pelos servidores e discentes que participam dos Programas Institucionais de Pesquisa do IFG (PIBIC, PIBIC-Af e PIBIC- EM), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC). Para acessar a programação, clique no link a seguir:
➔ Programação
(atualizada em 06-12-2021)

I Mostra de Ensino

A I Mostra de Ensino do IFG tem como objetivo as apresentações e exposições dos projetos de ensino realizados por docentes, servidores técnicos-administrativos e estudantes, nos âmbitos dos câmpus. Os projetos são selecionados por meio de editais da Pró-Reitora de Ensino.
➔ Programação

I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação do CiteLab IFG

O I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação do CiteLab IFG tem como objetivo promover o diálogo com a comunidade do IFG, apresentando a linha do tempo da atuação do CiteLab IFG e buscando o fortalecimento da pesquisa, extensão, desenvolvimento e inovação no âmbito institucional com ampliação da participação de servidores e estudantes.

Informações gerais

Inscrições

Inscrições abertas

De 6 a 11 de dezembro, o Instituto Federal de Goiás (IFG) realizará o V Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex), a Semana de Educação, Ciência e Tecnologia (Secitec), o 14º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT), a I Mostra de Ensino e o I Encontro Anual de Pesquisa e Inovação do CiteLab.

As inscrições para os eventos foram abertas nesta sexta-feira, 26, e podem ser feitas pelo Sugep, link:

https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/eventos/534d38f5-add3-4f19-abc5-b59289ad0332/inscricao

Palestrantes

Agustina Echeverría
Agustina Echeverría
06/12/2021 19:30 às 21:00 – Conferência de abertura: Educação, ciência e tecnologia no contexto de mudanças políticas, econômicas, socioambientais
Licenciada, bacharel e mestre em Química pela Universidade da Amizade dos Povos de Moscou – Russia. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professora titular da Universidade Federal de Goiás – UFG, atuando no Instituto de Química.
➔ Acessar o Lattes
Renatha Cruz
Renatha Cruz
09/12/2021 8:00 as 9:45 – Conferência SICT: Por que fazer projeto para meninas e mulheres nas Ciências?
Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (2020), Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Goiás. Bacharela (2006), Licenciada (2007) e Mestra (2015) em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da UFG.
➔ Acessar o Lattes
Cristina Reis
Cristina Reis
10/12/2021 14:00 às 16:59 – Mesa de EPEX: Preservação da vida no planeta: ciência, tecnologia e inovação
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), pos-doutorado na International Post-Doc Initiative/ Marie Curie Actions na Universidade Tecnica de Berlim.
➔ Acessar o Lattes
Ricardo Cardozo
Ricardo Cardozo
10/12/2021 14:00 às 16:59 – Mesa de EPEX: Preservação da vida no planeta: ciência, tecnologia e inovação
Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros. Especialização em Metodologia Científica e Epistemologia da Pesquisa pela mesma instituição. Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília.
➔ Acessar o Lattes

Comissão Organizadora